Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Primeiras Impressões do Mandriva Linux 2010

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Tradução do DistroWatch Weekly desta semana, por Roberto Bech, acerca das novidades do Mandriva 2010:

“A Mandriva é veterana no Linux, e está em atividade há mais de dez anos. A empresa passou por muita coisa, incluindo períodos financeiros difíceis, uma fusão, alguns modelos diferentes de negócios e uma troca de nome. Mas apesar de suas provações, a Mandriva continua aqui, e nesta semana a equipe de desenvolvimento lançou a linha de produtos de 2010. Aproveitei a oportunidade para testar a versão mais recente. Por Jesse Smith”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 16/11/2009 às 10:18 am

    Aloha,

    O link contido nesse post está quebrado e incompleto.

    grato, vou editar.

    Denis (usuário não registrado) em 16/11/2009 às 10:45 am

    Em relação ao som, há um bug que incomoda bastante, se você está com o auto-login habilitado: https://qa.mandriva.com/show_bug.cgi?id=55010

    Achei o acabamento gráfico da versão Free bem fraquinho, uma cor meio roxa, cinza, não gostei.

    Também não gostei das fontes, para isso é possível instalar os repositórios plf, e adicionar o pacote libfreetype6, que possui o bytecode interpreter ativado, o que melhora substancialmente a qualidade das fontes, sem a necessidade de utilizar o anti-aliasing. Nesse ponto, dou a sugestão de se instalar, através das configurações do sistema do KDE, algumas fontes Windows (como a Arial, por exemplo). Visualmente fica bem melhor em comparação com o padrão.

    Tendo um pouco de paciência, é possível deixar essa versão com um aspecto bem agradável, com tudo o que se tem direito funcionando, sem a menor necessidade de usar o windows, por exemplo. O sistema está perfeitamente pronto para substituí-lo, exceto por esse defeito – um usuário leigo pode não ter o conhecimento ou paciência para ficar acertando algumas configurações, que obviamente e sem o menor esforço já poderiam vir por padrão.

    []s,

    Tilt (usuário não registrado) em 16/11/2009 às 12:39 pm

    “O sistema detectou e habilitou automaticamente minha conexão de rede e, no meu laptop, a placa de rede sem fio Intel”

    Esse tipo de coisa que me deixa triste com o Linux. Enquanto este ainda se preocupa e se vangloria por reconhecer a conexão de rede, placas e bla bla bla, o Windows está anos luz à frente. Reconhece qualquer coisa. O que ele precisa baixar, ele baixa e pronto.

    Acho que é mais do que obrigação reconhecer isso tudo. Não vejo mérito nisso.

    Acho que é mais do que obrigação reconhecer isso tudo. Não vejo mérito nisso.

    Eu vejo. É um “plus” do sistema operacional reconhecer a maioria do hardware existente no planeta. Não é a sua função. É pra isso que foi criado o conceito de “drivers” de dispositivo, para que cada fabricante faça o seu.

    Duvido que a Microsoft fabrique a maioria dos drivers existentes para Windows, como acontece com o mundo Linux.

    Tilt, ao fazer este comentário, você diminuiu o trabalho de milhares de pessoas em todo mundo que fazem com que você não tenha que se preocupar com o assunto (se é que você usa Linux).

    “Windows está anos luz à frente”
    Uai? Então eu instalar aqueles cd’s da placa mãe, video, rede wirelles é reconhecer automaticamente?
    Faça me o favor. Se você disser que o Windows 7 reconheceu automaticamente uma maquina com mais de dois anos de mercado, posso até aceitar. Mas falar que o Windows reconhece tudo automaticamente é uma tremenda besteira.

    viana (usuário não registrado) em 16/11/2009 às 6:01 pm

    Concordo com o Paulo Brito , aqui na empresa instalamos windows e linux diariamente e todos dois , se a máquina for muito recente , deixa alguns drives pra instalação manual, daí ou usamos o cd do fabricante ou buscamos no site do mesmo. Neste caso , o Windows leva vantagem pois nem todos os fabricantes criam drives pra Linux… mas nada que um repositório bem configurado não consiga resolver (na maioria das vezes).

    “Anos-luz à frente”?
    E quando falta um driver para um determinado dispositivo que só funciona na versão X do Windows?

    Chrys (usuário não registrado) em 17/11/2009 às 1:34 am

    Pena que ainda nem fiz o Mandriva funfar aqui no meu note Vostro 1000, alguém ai já conseguiu fazer o Mandriva rodar num note Dell Vostro 1000, pois aqui só trava justamente no meio do processo de boot.

    Até agora só consigo rodar Ubuntu nesta máquina, mas também quero ter o Mandriva, já que sou um fã do KDE 4.3.

Este post é antigo (2009-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.