Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: A inovação no X Window: bem-vindo ao novo Xorg

“Mais uma tradução, dessa vez da Free Software Magazine, sobre o novo Xorg:

Artigo: A inovação no X Window: bem-vindo ao novo Xorg

Ao longo dos anos, muitas pessoas têm reclamado do sistema X Window. O X Window (ou sua implementação mais popular no momento, o Xorg) é a camada que fica entre os aplicativos e a placa de vídeo. Ele tem recursos fantásticos (como a capacidade de executar aplicativos via rede), mas tem alguns probleminhas (como parecer ter sido construído de trás para a frente). Uma coisa é certa: ele evoluiu enormemente de um ano para cá, especialmente no que diz respeito aos gráficos 3D e à aceleração por hardware. Neste artigo, vou explicar como o X Window mudou, e o que podemos esperar dele no futuro. Várias coisas relevantes aconteceram, e uma depende da outra. Mas antes de mais nada, algumas explicações básicas. Por Mitch Meyran”

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lindrix (usuário não registrado) em 23/05/2009 às 8:33 pm

    Um artigo muito importante, pois esclarece o pessoal, evitando ideias contrárias ao que está acontecendo.

    Acho o X.org incrível, mas tem coisas nele que não consigo engolir :-)
    A principal delas é quando você quer ter janelas – acho que qualquer componente – não-quadradas, onde acho que se usa a extensão xshape. O primeiro problema disso é que só existem dois níveis: totalmente transparente (mostrando o que há atrás) ou totalmente opaco. Acho que isso é por usar o padrão rgb, que não tem canal alfa (argb). Não sei como funcionam internamente, mas no Windows XP (um sistema com quase dez anos!) é possível ter estas transparências sem aceleração gráfica (sem ‘composite’ ou mesmo usando um driver de vídeo genérico).

    No Windows XP façam um teste ao selecionar um ou vários ícones de pastas ou arquivos os movendo pela tela. Ou, por exemplo, o íconezinho do programa flashget ou algumas ‘splash screens’ que aparecem fazendo efeito de fade-in, tudo sem aceleração gráfica.

    Outro problema ao ver ver do X ainda relacionado à questão anterior, que não sei se tem muita relação com o X (talvez seja uma grande coincidência) ou com o programa utilizado.

    No mesmo Windows XP, selecione vários ícones e os arraste pela tela. Eles são bonitinhos e tudo mais, e este processo não consumirá muito processador.

    No Linux, faça algum destes testes com alguma janela ou componente que esteja utilizando a extensão xshape. Pegue uma imagem numa página renderizada pelo firefox 3 ou algum ícone – ou vários – da área de trabalho e o arraste pela tela. Vejam! Além do efeito ser feio pra caramba (aqui pelo menos é), o processo do X passa a consumir boa parte do processador (aqui fica o primeiro no top)! Pode até ser somente 1 ícone, imagem, ou janela sendo redimensionada ou movida; o processo do X usa boa parte do processador.

    Eu não sei se o que o cursor do X usa, mas há alguns temas de cursor que têm transparências e são capazes de mostrar o que está atrás do cursor sem usar aceleração gráfica. Essa idéia poderia ser estendida para o resto.

    Aqui vai uma screen q acabei de tirar pra provar:
    http://farm4.static.flickr.com/3588/3557385027_aa9813cb9e_b.jpg

    Será que consegui ser claro? Qualquer coisa façam uns testes aí para eu ver se o problema não está comigo… E sim, há uma grande chance de eu ter falado alguma bobagem :-)

    Tenchi tu nunca usou o XP sem drive de video né? Trava o sistema inteiro veio.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/05/2009 às 11:57 pm

    Não só o XP, o Windows 2000 já fazia isso também. Outra coisa, nele é possível criar janelas que não sejam quadradas é muito mais leve e direto no Windows. No X a implementação pra isso faz um monte de gambiarras e é muito, muito pesada. Não vou nem entrar no aspecto de texturas.

    Espero que futuramente o xorg resolva todos esse problemas.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 1:19 am

    Quase que o Tenchi faz meu pc travar kkk, aqui estava em 9%, fui fazer a brincadeira e pulou pra 100% num celeron 800 e não queria baixar mais.

    Até comentei lá no GdH, não tinha muitos problemas com o X, desde que o drive estivesse instalado, mas de uns tempos para cá a coisa tem ficado chata, isso sem exigir muito do hardware. Porque realmente não era lá grandes coisas, ai, do nada, piora em vez de melhorar?

    Espero realmente que seja um momento de transição para algo melhor, porque senão a coisa vai ficar bem chata.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 2:28 am

    Infelizmente os esforços para resolver os sérios problemas de segurança do servidor X e a infraestrutura quebrada do DRI/DRM (em particular a ausência de um gerenciador de memória maduro) continuam em ritmo vagaroso.

    Wallacy (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 3:15 am

    Tenchi, acotece exatmente a mesma coisa aqui!

    ghost man, você que parece nunca ter usado um XP em um ambiente com mais de 128 de ram….

    Realmente o que o Techi fala procede, sem aceleração de video o XP faz tudo isso e muito mais….

    Espero que o otimismo do artigo se concretize! O Linux esta merecendo mesmo uma camada de intereção com o video melhor!

    Um simples video, em qualquer player, roda bem melhor no Windows que no Linux, com ou sem aceleração de video…. Ou melhor, a aceleração de videos no Linux é praticamente inexistente…

    Mesmo o port do mplayer para windows na mesma maquina se comporta muito melhor no windows…. A parte de “graficos” no geral, é o calcanhar de aquiles do Linux! O artigo diz: “drivers do kernel para o console, pelo visto, vão trilhar o caminho dos dinossauros.” Como assim? Só agora perceberam o obvio?

    Pô, demorou muito para o Linux “olhar” para esse lado… É narutal que ele esteja só agora conquistando o que a concorrete conseguiu a 10 anos! Ainda temos muita coisa pela frente… Podém reclamar da MS o tanto que for, mais o DirectX manda muito bem, assim como todas as outras camadas relacionadas.

    Marcelo (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 11:48 am

    Concordo com vocês que o Windows hoje ainda tem um melhor desempenho no que diz respeito a parte gráfica, mas temos que dar uma olhada para trás e ver o passado do Linux.

    O linux sempre foi um sistema para administrar redes e posso afirmar que ele cumpre este papel com categoria, somente nos últimos anos que as pessoas e empresas vem olhando o Linux como um forte candidato para desktop, esta mudança que esta ocorrendo no X é a prova disto.

    Gustavo (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 12:14 pm

    Fiz o teste aqui com video Intel e o consumo de CPU do Xorg ficou em 8%. O Icone do conteudo do Firefox era realmente grande, mais da metade da tela.

    Estou com o composite do Metacity ligado. Linux Mint 7 (baseado no Ubuntu 9.04).

    Eu acho que muita gente ataca o X quando há muitas outras coisas que precisam ser melhoradas, como os drivers de vídeo para a maioria das placas.

    Vejam esse teste entre windows vista (o parâmetro atual), linux e solaris usando os drivers proprietários da Nvidia, que são os melhores que temos no linux em termos de desempenho

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_workstation_perf

    O linux não se saiu mal e isso quer dizer que não é nada absurdo usar uma workstation linux como workstation gráfica para aplicativos 3D profissionais. Fica difícil comparar jogos porque a maioria também usa DirectX que não existe nativamente fora do windows.

    Há muita coisa ainda a melhorar e já está sendo feita, mesmo que não no ritmo que gostaríamos. O X provou que apesar de ser um padrão antigo pode e deve ser melhorado com a introdução de novidades que surgiram depois.

    V_ (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 4:30 pm

    Somente lembrando que antes de falarem bobagem…. estas melhorias estão disponíveis somente nas versões mais novas do Xorg (ex: Ubuntu 9,04). E como foi citado no artigo, os novos drives ainda não estão totalmente preparados para trabalhar corretamente com ele.
    Este foi o caso de grande problema com os drives da Intel por exemplo no novo Xorg.

    Laércio (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 7:58 pm

    Uma coisa que sinto falta no Xorg (na verdade, posso não estar bem informado sobre o assunto) é a possibilidade de se integrar o “miolo” à “borda” da janela (que abriga a barra de título), como no Mac OS X e no Windows Vista.

    Peguem, por exemplo, o Google Chrome ou o Safari 4. Em ambos os navegadores, tanto no Windows como no Mac, as abas invadem a região da barra de título. No Xorg, não sei se isto é possível (quem viu o alpha do Chromium para Linux deve ter notado que as abas ficam completamente contidas no “miolo” da janela, não invadindo a “borda”).

    oksfield (usuário não registrado) em 24/05/2009 às 8:49 pm

    hoje em dia, o X só é usado por retrocompatibilidade… senão já teríamos outro sistema gráfico melhor, pois o X só trava o desenvolvimento do Linux…

    @Laércio, acredito que isso não seja possível pela infinidade de window-managers que temos rodando em cima do X. No Windows e no Mac é fácil definir um jeito de fazer isto, já que só há um wm possível…

    Mas no X você pode criar uma janela sem borda (bordeless) e você mesmo desenhar a borda do aplicativo, e aí colocar o que quiser lá. Um problema é que esta borda não será padronizada com o estilo de borda do wm q vc está usando, mas quebra um bom galho.

    Mas realmente lembro da época do Office 2000, onde do lado dos habituais botões de ações da janela havia outros para salvar, etc. Estes sim eram bons e acho que no linux estamos longe de ter algo do tipo :-(

    Wallacy (usuário não registrado) em 26/05/2009 às 9:15 am

    Nem tudo é “culpa do driver”, claro que ainda tem que ter melhorias… Mais o X é o culpado por muita coisa sim. Quando citei o negocio da aceleração de video ,que não depende do driver e sim do sistema, foi só para ilustrar o quanto falta de algumas coisas basicas.

    Felizmente, como foi citado, muito dessas “coisas basicas” estão sendo desenvolvidas, e bem…. o negocio é aguardar e torcer para que sejam disponibilizadas o quanto antes.

Este post é antigo (2009-05-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.