Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: O GNOME além do Linux

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Artigo do LWN.Net, de Jake Edge, acerca do ambiente Gnome em sistemas não Linux, traduzido por Roberto Bech:

“Pode ser difícil oferecer suporte a múltiplas plataformas em um projeto de software de livre, e as coisas ficam ainda mais difíceis quando o software precisa interagir intimamente com o hardware. O projeto GNOME está enfrentando esse problema, já que há aqueles que querem uma declaração definitiva de que o ambiente de desktop GNOME é exclusivo do Linux e aqueles que julgam essencial o suporte ao Solaris e a diversos sabores do BSD. Mas como a maioria dos desenvolvedores do GNOME roda Linux, a balança sempre penderá um pouco para o Linux, já que a maioria dos novos recursos, especialmente os que lidam mais estreitamente com o hardware, nascem no Linux. Por Jake Edge”

Veja mais em: http://www.guiadohardware.net/artigos/gnome-alem-linux/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tobiasfelipe (usuário não registrado) em 11/08/2009 às 4:53 pm

    não vejo porque o gnome se prenderia somente à linux, sendo compatível com unix-like e X é o que importa.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 11/08/2009 às 10:39 pm

    Nada é perfeito : (
    Eu até prefiro os BSD’s que considero sistemas mais “corretos”(sem discussão, ok fanboyz ??) mas sinto fata de muitos ajustes e features.

    Eu (usuário não registrado) em 11/08/2009 às 11:15 pm

    Daniel Cairo, site br-LINUX quer o q aki!? vai procurar tua turma no http://www.freebsdbrasil.com.br

    hahahahahahaha

    brincadeira pow!!

    o kde suporta ate o windows (coisa que até o blackbox faz, mesmo q de forma não oficial! :D) pq não o gnome?

    Viva a diversidade!

    zina (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 12:35 am

    so passei pra mandar um salve ae pra galera do xurupita!
    falow!

    Pedro (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 10:25 am

    @Eu

    O gnome, como dito no artigo (que talvez você não tenha lido), preocupa-se em portar aplicativos para o Windows, não a plataforma em si (vide abiword, pidgin, todos em gtk, para windows).

    Julio Neto (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 11:18 am

    Pedro, você confundiu GTK com Gnome.
    uma coisa é o GTK, que é uma biblioteca gráfica que não é utilizada só pelo Gnome.
    outra é o Gnome em si, que é um ambiente desktop e possui libs e módulos próprios e muitos que não passam pelo GTK (perdendo, assim, a característica multiplataforma)

    A biblioteca QT também funciona maravilhosamente bem no Windows, no entanto o KDE ainda não foi completamente protado para Windows por conta disso.

    Mas nem é compatibilidade com o Windows que se está cobrando, o que se discute á a compatibilidade do Gnome com outros SO’s Unix-like, que utilizam praticamente os mesmos conjuntos de software básico, como o X.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 1:25 pm

    @Julio Neto
    “Mas nem é compatibilidade com o Windows que se está cobrando, o que se discute á a compatibilidade do Gnome com outros SO’s Unix-like, que utilizam praticamente os mesmos conjuntos de software básico, como o X.”

    Na realidade os softwares que compõe os BSD’s são diferentes do que compõe o sistema GNU/Linux… O kernel linux se apoia fortemente em sistemas do GNU e poucos BSD’s (basta sair dando man e ver o copyright no final), já no BSD usa-se projetos BSD’s…

    Lógicamente que as API’s e arquitetura são bem parecidas, mas existe uma boa diferença…

    Acredito que a integração com o X não é o problema, mas coisas como drivers e etc… Talvez com o advento da HAL no X, dbus e etc as coisa possam ficar mais homogênia… Acredito que essa camada intermediária poderia ajuda muito a portabilidade de sistemas gráficos…

    Abração,
    Roberto

    jhonatam (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 2:23 pm

    se o problema e portabilidade vai de KDE ou seja vai de KDE de qualquer forma que e bem melhor !!

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 6:13 pm

    Eu tenho o exemplo do Xfce, numa época que experimentei ele no OpenBSD, me aconteceu de o ponteiro do mouse ficar lento, desfocado e com rastros, meio que congelando. É esse tipo de coisa, no Linux tá redondinho nos outros Unix’es nem tanto.

    Arllen Alves (usuário não registrado) em 12/08/2009 às 8:08 pm

    Uma vez li em algum lugar que o “KDE é quase um sistema operacional” devido à imensidão de recursos suportados por ele próprio. Em outras palavras, o seu desenvolvimento e as bibliotecas usadas são praticamente auto-suficientes. Veja: PRATICAMENTE, nao COMPLETAMENTE.

    Talvez por isso exista uma facilidade maior de integra-lo a outros sistemas. Ja o GNOME possui muitas dependências (bote MUITAS nisso). Nesse bolo de dependências temos bibliotecas e softwares voltados para o hardware…

    Antigamente sabiamos que o GNOME era mais leve do que o KDE. Talvez por causa dessa “quase auto-suficiência” do KDE. Mas agora o GNOME está bastante pesado…
    ja que ambos estão pesados, por que nao desenvolver o GNOME no mesmo esquema do KDE? com bibliotecas e recursos proprios, sem tanta dependencia de terceiros?

    Pedro (usuário não registrado) em 15/08/2009 às 12:49 am

    @ Julio Neto

    Eu entendi o que o artigo discutiu, ocorre que meu comentário baseia-se unicamente no que o @Eu disse, “que o gnome não roda no windows”. Sendo assim, respondi que alguns aplicativos que fazem parte do gnome já foram portados para o windows, assim como a biblioteca gtk. Não é o GNOME todo que não suporta o windows (como no caso de um NetBSD, por exemplo).

Este post é antigo (2009-08-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.