Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Adobe faz duas apostas em código aberto

Enviado por Ricardo Rabelo Mota (ricardorrmΘibest·com·br):

“A Adobe anunciou esta semana duas novas iniciativas no campo do código aberto. O objetivo dos projetos é auxiliar a criação de componentes de alta qualidade para o Flash.

O Open Source Media Framework (OSMF) permite que os desenvolvedores criem players de mídia para rodar vídeos, enquanto o Text Layout Framework facilita a criação e manipulação de tipografia e layout das fontes para apresentações.

As duas plataformas estão disponíveis gratuitamente para download no site da empresa, que acredita nas possibilidades de monetização oferecidas pelos produtos.

A abertura do código é uma tentativa da Adobe de lutar contra a concorrência que começa a crescer no mercado, como é o caso do Silverlight, da Microsoft. Com os programas nas mãos dos desenvolvedores, a companhia tem mais chances de expandir a aceitação de seu padrão na rede.” [referência: info.abril.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É bem mais fácil abrir este tipo de tecnologia, e cobrar grana na “suite” de ferramentas de manipulação/criação deste tipo de conteúdo dinâmico na Web =)

    Posso estar errado, mas liberar tais ferramentas para desenvolvedores não dará certo, porque estamos fartos (no bom sentido) de excelentes players. Faria mais sentido, ela portar a suite Flash para Linux e liberar seu uso gratuitamente, aí sim, poluiria o mercado com mais e mais coisas feitas em flash ainda por cima nascendo duma plataforma linux onde o principal concorrente (silverlight) sequer tem um player.

    Mas a idéia da nova especificação do HTML5, é justamente “arrancar” dos browsers este tando de plugins que precisamos instalar para acessar todos os sites.
    (essa é a idéia…se vai ocorrer mesmo, são outros 500)…

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 9:46 am

    Pegando o gancho do Ironmaniaco:

    A preocupação da Adobe, agora, não é nem tanto o Silverlight, mas sim as especificações multimidia do HTML 5 que irá desbancar muitas das necessidades da tecnologia Flash.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 9:54 am

    Um pouco offtopic…

    Alguem viu algo REALMENTE escrito em FLEX e em producao ? Ou até mesmo silverlight…

    Esse negocio de RIA usando estas tecnologias para mim nao esta passando de um grande vaporware…

    No final… hoje, o melhor ainda eh o velho HTML+CSS+JavaScript no CLIENTE

    Ricardo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 9:59 am

    Tenho vários sistemas desenvolvidos em Flex. Todos eles para uso dentro das empresas e não com acesso público. A maioria deve ser assim. Por isso, talvez, você não vê tantos por aí.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 10:03 am

    @Ricardo,

    Algum exemplo ?
    Esta desculpa é utilizada pela ADOBE para dizer que o flex pegou…

    Não vejo muita vantagem em desenvolver algo em flex para manter dentro de uma empresa fechado…

    Qual seria vantagem de ter um sistema “web” fechado em uma empresa ?

    Angelo M. Rodrigues (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 10:13 am

    Dyego Souza,

    Sou desenvolvedor Flex e utilizo Linux!

    Tenho diversos programas rodando em clientes na Plataforma Flex mas são todos sistemas internos ou áreas administrativas.

    Se você entrar em alguns sites de Montadoras de carros, na parte de personalização de carros, verá projetos em Flex em produção.

    Se você entrar em: http://flex.org/showcase/ verá várias aplicações em Flex em produção.

    Em Silverlight conheço poucos sistemas, mas tenho 2 amigos que só tem cabeça para a Microsoft desenvolvendo bem algumas coisas pequenas para clientes com o SilverLight e eles tem gostado muito (principalmente os clientes).

    Isso vai de cada um… Eu utilizo o Linux desde o ano 2000 em servidores e em Desktop desde 2004/2005 e troquei mais por estabilidade do que por causa de ele ser livre, lembrando que possuo licença de vários Windows em Casa, pois sempre tive que testar meus programas nesta plataforma, então sempre tive que comprar essas licenças.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 10:25 am

    @Angelo

    Você tem aplicações de grande porte escritas em flex ? Como por exemplo um ERP ?

    Existem muitas empresas com aplicativos de grande porte em Flex já.
    Silverlight, o único grande case de grande porte que conheço é o portal da Microsoft.

    Ricardo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 11:21 am

    @Dyego Souza do Carmo

    Um dos meus sistemas roda numa empresa com 180 franquias no Brasil. Mas o sistema é usado só pelas franquias.

    > Qual seria vantagem de ter um sistema “web” fechado em uma empresa ?

    Como são 180 franquias, tem que ser um sistema Web. Fica praticamente inviável outra forma. Mas é um sistema de acesso restrito.

    Ricardo (usuário não registrado) em 23/07/2009 às 11:24 am

    Flex não é para desenvolvimento de sites. É para dexenvolvimento de aplicações. Site, sem dúvida, o melhor é o HTML. Mas sistemas, por mais avançado que esteja o HTML+JavaScript hoje em dia, ainda dá muita dor de cabeça. Torço para que isso mude.

    Alguém já viu esta história de liberar código após ameaça de outra empresa? Algo como o que aconteceu com o java? Ou estou enganado? Será que se não fosse o Silverlight ameaçar a tecnologia flash a Adobe teria liberado código destes produtos? Sei não, tenho as minhas dúvidas…

    Marcos (usuário não registrado) em 24/07/2009 às 8:08 am

    “Mas sistemas, por mais avançado que esteja o HTML+JavaScript hoje em dia, ainda dá muita dor de cabeça. Torço para que isso mude.”

    Fora a incompatibilidade do JavaScript entre as plataformas. O Safari se gaba por passar no acid3, mas o Javascript dele é o menos compatível de todos.

    self_liar (usuário não registrado) em 24/07/2009 às 5:33 pm

    Adobe é falsa e inimiga da liberdade de software. Ela usa DMCA contra projetos opensource para vender seus projetos proprietários

    Neno_Molina em 26/07/2009 às 3:59 pm

    A abertura do código é uma tentativa da Adobe de lutar contra a concorrência que começa a crescer no mercado, como é o caso do Silverlight, da Microsoft. Com os programas nas mãos dos desenvolvedores, a companhia tem mais chances de expandir a aceitação de seu padrão na rede.

    Bom, antes tarde do que nunca.

    Espero que a maioria das empresas vejam na comunidade a chance de melhorar seus produtos, e o suporte ao Linux se estenda á todo seu portfolio futuramente, não somente ao Flash, mas á um Photoshop, Premiere, Shockwave e outros for Linux.

    Neno_Molina em 26/07/2009 às 4:00 pm

    Não liguem, mas sou otimista por natureza. =P

    Davidson Silva (usuário não registrado) em 28/07/2009 às 1:54 pm

    O DataSul e feito em FLEX !

    @Dyego Souza do Carmo

Este post é antigo (2009-07-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.