Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: sumiço no CentOS, Hannah Montana, Stallman X Piratas, cartão de crédito da Linux Foundation

[atualizado] Sumiço e consequências: dificuldades administrativas no CentOS: Atualização: o site do CentOS foi atualizado neste sábado com informações sobre uma reunião do projeto com a participação do “sumido” Lance Davis, na qual foram resolvidas algumas das questões mais prementes (incluindo a administração do domínio e os direitos sobre as marcas e arte da distribuição), com um cronograma definido para as questões que ficaram pendentes.

Para Stallman, Partido Pirata pode prejudicar o Software Livre: A objeção de Richard Stallman trata de forma específica os softwares livres sob licenças copyleft (como os que estão sob a GPL), sem menção explícita aos que são licenciados de forma mais permissiva, como os modelos similares à licença BSD, também livre.

Linux Foundation lança cartão de crédito cujo uso ajuda a custear eventos da comunidade: Segundo a nota de lançamento, a fundação vai receber US$50 a cada cartão ativado, e mais um percentual de cada despesa paga com os cartões.

Análise do Hannah Montana Linux: Sempre que ouço falar no Hannah Montana Linux, se reforça a minha opinião de que se trata de um trote bem elaborado – tão bem elaborado, aliás, que o sistema existe de verdade – o que lhe dá alguma vantagem em relação a outros trotes da Internet.

Opera desejaria que Apple e Ubuntu também oferecessem tela de seleção de navegador em sua instalação: À luz das notícias de que o Windows possivelmente passará a oferecer um menu de seleção de navegador durante a sua instalação na Europa, como consequência dos seus problemas legais relacionados à legislação antitruste naquelas bandas, o diretor-técnico da Opera Software fez diversos comentários, inclusive um que fica bastante interessante no nosso contexto: o de que seria uma boa idéia se a Apple e o Ubuntu, mesmo não sendo monopólios, oferecessem a mesma opção – afinal, “ter acesso a navegadores melhores é bom”, segundo ele.

Linus Torvalds comenta os drivers GPLv2 da Microsoft para o kernel [atualizado]: A disponibilização de drivers Hyper-V da Microsoft para o kernel Linux sob a GPLv2 tem sido bastante comentada nos últimos dias, inclusive quanto à importante motivação não mencionada no anúncio oficial, na forma de uma violação prévia da licença, que foi voluntariamente corrigida (após ser apontada por um desenvolvedor) a partir da disponibilização.

Adobe, Microsoft e Linux são candidatos a ‘pior resposta a falha de segurança’: Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com): “A Pwnie Awards, uma competição informal com uma série de categorias relacionadas à segurança – desde “pesquisa mais inovadora” a “melhor canção” – divulgou esta semana os candidatos da edição 2009.

Ubuntu Christian Edition e Ubuntu Satanic Edition: Enviado por Raul Libório (rauhmaruΘgmail·com): “O GNU/Linux é tão portável e customizável que hoje gato, cachorro criam as suas distribuições.

Você já conhece o Firefox Ubiquity?: Enviado por William Colen (colenΘusers·sourceforge·net): “A palavra Ubiquity remete a onipresença, que é a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

MegaTux: um milhão de instâncias do Wine para pesquisar sobre funcionamento de botnets: O NY Times publicou um interessante artigo descrevendo o papel do Linux (e do Wine) no experimento que está em andamento nos Laboratórios Sandia e pretende nos próximos meses simular o funcionamento de uma botnet “de verdade”, rodando em milhares e milhares de instâncias do Wine sobre Linux virtualizado nos 4480 processadores de um supercomputador.

Atenção: Nova vulnerabilidade no BIND9 exige atualização imediata: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “Com uma simples mensagem de atualização especialmente criada, o servidor DNS BIND pode ser derrubado.

Google abre o código de implementação do protocolo do Google Wave: Faz algumas semanas que o hype a respeito do Google Wave se mantém sadio e alimentado, mas hoje há um motivo para o assunto aparecer também por aqui: o Google lançou uma implementação em código aberto do protocolo do Wave, para quem quiser estudar o assunto.

Google Chrome no Linux, em sua versão de desenvolvimento: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “O Google Chrome, o novo navegador favorito de muita gente, está evoluindo em sua versão nativa para o Linux.

Emacs 23.1: A versão 23.1 do sistema operacionaleditor de texto opulento em funcionalidades Emacs foi lançada.

Melhorando o desempenho do Firefox “aspirando” o sqlite: A partir da versão 3, o Firefox guarda seus dados, incluindo favoritos, histórico e mais, em arquivos do sqlite.

Palm webOS: “a outra” plataforma Linux para telefonia: Por uma série de razões, é muito mais fácil encontrar artigos sobre o Android do que sobre o webOS, lançado mais recentemente e até o momento restrito à esfera da própria Palm e do Palm Pre – enquanto o Android também tem presença limitada em produtos no varejo, mas continua a ser anunciado por uma série de parceiros, cujos produtos – dizem eles – estão logo ali, virando a esquina.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.