Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: sistema operacional do Google para netbooks, promessa da MS para o C# (e o Mono), e o DNS do Speedy

Google Chrome OS: sistema operacional do Google para netbooks (agora o anúncio é oficial): O Google anunciou o Google Chrome OS, seu sistema operacional voltado para netbooks, e surpreendeu quem estava apostando suas fichas em uma possível intenção firme e oficial de expandir o Android em direção aos netbooks.

Anos 80: Código-fonte de vários jogos de Atari vaza na Internet: O Atari 7800 foi contemporâneo do NES (“Nintendinho”) original no mercado dos EUA, e foi planejado, com pouco sucesso nesta intenção, para herdar o mercado do Atari 2600, que chegou a ser popular no Brasil, inclusive por intermédio de grande variedade de clones, como o Dactar II. E os códigos-fonte originais de vários dos seus jogos foram disponibilizados esta semana.

Em curso de colisão: dois lançamentos do Google que vão tirar o sono da Microsoft: Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br): “Finalmente os rumores se confirmaram: conforme já anunciado em quase todo lugar, o Google finalmente anunciou o lançamento do seu sistema operacional, o Chrome OS – baseado em Linux e, claro, Software Livre.

Chrome OS: Acer, Asus, Toshiba, HP e Lenovo estão na lista do Google: Trecho da cobertura do Zumo (veja também no Heise): Não é nada, não é nada, mas, no meio a tantas dúvidas em relação ao Google Chrome OS, o pessoal do Google divulgou mais uma nota rápida com uma informação importante sobre os parceiros de hardware e processadores do projeto.

Tchau, SUID root: Moblin vai rodar o X só com os privilégios do usuário logado: Um integrante do Moblin anunciou que o Moblin 2.0 para netbooks e nettops é a primeira distribuição de Linux para rodar o servidor X como o usuário logado, e não com SUID para o usuário root, como tem sido o usual por tantos anos.

Maemo trocando Gtk por Qt: Como muitos já antecipavam desde a aquisição da Trolltech pela Nokia, a próxima versão da plataforma Maemo vai ter o Qt no lugar do Gtk+.

Empresários brasileiros do código aberto comentam o anúncio do sistema operacional Chrome: O IDG Now consultou alguns empresários e gestores brasileiros atuando no mercado de código aberto para saber o que acharam do anúncio do Google Chrome OS.

Lançado o ReactOS 0.3.10: Enviado por kristiang (kristiangΘbol·com·br): “Foi lançada nesta tarde de domingo a versão 0.3.10 do ReactOS.

HTML 5 esbarra nos codecs de vídeo: Enviado pelo Luiz Cruz (lucruzΘabril·com·br).

Firefox usará vários processos para aumentar estabilidade: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “”A Mozilla iniciou um novo projeto chamado Electrolysis, que pretende tornar o Firefox apto a aproveitar recursos em processadores com vários núcleos.

C# e Mono: Microsoft anuncia que os padrões ECMA 334 e 335 serão incluídos em sua ‘Community Promise’ de não processar por patentes: A referência do Port25 indicada pelo Rodrigo Kumpera informa que a Microsoft irá aplicar a sua ‘Community Promise’ (uma promessa de não processar por implementar, usar, distribuir as tecnologias cobertas pelo compromisso) aos padrões ECMA 334 e 335, relacionados ao recentemente tão debatido (em conexão com o Mono) C#.

Ministério das Comunicações anuncia que está colocando uma distribuição inteira (de 2007?) em domínio público: A distribuição, que provavelmente continua com todas as restrições de suas licenças originais (a não ser que o Ministério tenha mesmo recebido permissão de todos os autores para colocá-la em domínio público) pode ser consultada (em pacotes src.rpm – boa parte deles com a extensão fc7.src.rpm) em ftp://telecentro.mc.gov.br/, incluindo componentes da moda vintage deste inverno, como o kernel Linux 2.6.23 e o Firefox 2.0.0.

Navegador Chromium ganha suporte ao Flash por completo: Enviado por Marcelo Cavalcante Rocha (kalibΘarchlinux-br·org): “Eu já havia postado aqui a notícia sobre o lançamento do navegador Chromium para o Linux, bem como o fato de o mesmo se encontrar disponível em nosso repositório nacional do Arch Linux.

Ouvidos moucos: Provedores propõem assumir serviço de DNS do Speedy: Usuários que adotam servidores de DNS externos (como os do OpenDNS, por exemplo) resistiram melhor a alguns dos solavancos pelos quais o Speedy vem passando, e neste sentido a proposta de distribuir a carga do DNS entre os diversos provedores de autenticação e serviços que os usuários foram obrigados a contratar durante tantos anos parece uma boa idéia que já deveria ter sido adotada há tempo. Veja também: Pingarilho é contra idéia de usuários do Speedy adotarem outros servidores DNS

Rachel: imagens não-confirmadas do primeiro Sony Ericsson com Android: Rumores são rumores e você jamais deveria acreditar neles.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-07-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.