Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: professor fora de sintonia, status do Mono no Debian e Fedora, e a nostalgia dos anos 90

Professor de computação acusa aluno de, ao publicar o código-fonte de seus exercícios, estar ajudando os alunos do futuro a colar – ou algo assim: Professores pré-históricos na Era da Informação: “O Ars Technica trouxe um interessante artigo sobre um estudante de ciência da computação da San Jose State University (EUA) que, após a conclusão de uma disciplina, publicou os códigos-fonte feitos por ele como resposta aos exercícios e atividades.

Fluxbox (ou *box?) em terminais da Caixa Econômica Federal: Linux com Fluxbox nos terminais da Caixa Econômica Federal: telas do boot e comentários.

Nostalgia: relembrando os anos 90 do Linux no Brasil – ajude a completar ;-): O Adriano Caetano, que já divulgava o Linux (via seu site Ano 2001, que mais tarde deu origem à Linuxmall) bem antes de o BR-Linux surgir em 1996, foi mordido pelo bug da nostalgia e escreveu um post relembrando os anos 90, com seus kits multimídia, BrasIRC e BrasNET, Netscape, o nome e coloração antigos do BR-Linux, e mais — e os leitores complementaram.

Mac4Lin: visual no estilo do Mac, sem gastar a tarde inteira: Embora goste do desktop do Mac, não sinto grande apelo por tentar imitá-lo nos desktops de Linux que uso diariamente. Mas há quem sinta.

A dança do Mono: entrando na instalação default do Debian(?) e saindo do Fedora 12(??): Vários sites internacionais divulgaram no final de semana duas notícias que aparentemente não correspondem a decisões finais consolidadas pelos mantenedores das distribuições envolvidas, mas são curiosas.

A dança do Mono, parte II: entra em cena o líder do projeto Debian: Ontem noticiamos a maneira curiosa pela qual o Mono parece estar entrando na instalação desktop default da próxima versão do Debian, a reboque do aplicativo de anotações Tomboy, por decisão de um dos mantenedores do projeto.

Vídeo demonstra suporte a multitouch nativo no Linux: Suporte a multitouch nativo no Linux: “O Interactive Computing Laboratory da francesa ENAC (École Nationale de l’Aviation Civile) criou um vídeo demonstrativo da tecnologia de suporte a multitouch nativo no Linux.

GnoMenu: um menu alternativo – e personalizável – para o GNOME: O GnoMenu é um menu de aplicações bastante flexível para o desktop GNOME.

Lançado o Fedora 11: Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org): “Depois de tanto esperar, é com enorme prazer, que o Projeto Fedora Brasil anuncia hoje o lançamento da sua décima primeira versão.

Vídeo: Nova versão 1.3 do IBM Lotus Symphony, baseado no código do OpenOffice: A IBM lançou a versão 1.3 do IBM Lotus Symphony, seu conjunto de aplicativos de escritório (textos, planilhas e apresentações) derivado a partir do código do OpenOffice.

No varejo: Canonical quer encontrar e corrigir 100 pequenos bugs de usabilidade antes da próxima versão do Ubuntu: A Canonical quer promover a melhoria da experiência de usuário no Ubuntu com uma iniciativa que busca, com apoio da comunidade, identificar e resolver 100 pequenas falhas de usabilidade a tempo do Ubuntu 9.10, que será lançado em outubro.

Visualizando acessos dos usuários em tempo real no Squid: “O Squid permite que você analise em tempo real as conexões realizadas pelos seus usuários.

Computador nacional com Ubuntu – e não é o modelo mais básico: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “No exterior, já são alguns os fabricantes de computador que comercializam modelos com Linux pré-instalado. E no Brasil?

Vendas de portáteis caem e Dell dos EUA oferece notebook barato com Ubuntu: Da cobertura da Info: Para evitar a crise que afeta as vendas de computadores pessoais, a Dell começou a vender este mês nos EUA um notebook barato com Linux.

Sulamita Garcia apresenta detalhes – e várias telas – do uso do Moblin 2.0: Sulamita Garcia escreveu um longo post apresentando detalhes sobre o uso do Moblin 2.0 beta, recém-lançado.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-06-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.