Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Linux comunista, busca curiosa e colaboração Ubuntu + Debian

Nova busca do Firefox no alfa do Ubuntu Karmic é… curiosa demais: Preocupações com a privacidade dos usuários e com a ausência de maior divulgação da inclusão da nova extensão foram bastante comentadas por usuários que acompanham a série de desenvolvimento do Ubuntu, a caminho da versão que será lançada em outubro.

Ubuntu remove a “busca curiosa demais” do Firefox do Karmic Koala alfa 4: A busca curiosa demais que veio silenciosamente incluída no Firefox do alfa 3 do Ubuntu 9.10 foi removida na terça-feira, sem menção às críticas recebidas de grande número de usuários ao longo de sua curta vida.

Sincronização: Shuttleworth oferece ao Debian desenvolvedores da Canonical: Em prol da sustentação da proposta de realizar o code freeze do Debian em dezembro deste ano, Mark Shuttleworth ofereceu ao projeto (via lista debian-project) a disponibilização de uma série de desenvolvedores da Canonical, que deixariam de trabalhar no Ubuntu para atuar em apoiar o atingimento da meta pelo Debian.

Alpha 4 do Ubuntu 9.10: A versão alfa do Ubuntu 9.10 Karmic Koala, cujo lançamento definitivo deve ser em outubro, foi anunciada.

Linux marxista: com estrela vermelha e palavras de ordem pela união dos trabalhadores do mundo inteiro: Que tal uma distribuição motivada pelo “movimento revolucionário internacional, socialista, comunista, socialista-libertário” e que critica “o apoliticismo do software livre”?

Nota fiscal eletrônica em PHP e código aberto: NFePHP: Enviado por Paulo Gabriel Coghi (paulocoghiΘgmail·com):“Muitos projetos para nota fiscal eletrônica estão surgindo, e este é em PHP, e em código aberto.

10 Temas interessantes para GDM, por um Linux mais bonito: Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com): “Temas bem legais para GDM são fáceis de achar, estou listando aqui 10 GDM Themes (como são chamados) para aplicar no seu Gnome.

Nova interface do Ubuntu Netbook Remix: Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br): “Andrew Lawrence, no seu blog, relata que disponibilizaram hoje, na versão Alpha 3 do Ubuntu 9.10, uma nova versão do UNR Launcher, a interface do Ubuntu para netbooks.

Conheça as novidades do KDE 4.3 – em português: Enviado por Fernando Boaglio – Coordenador da tradução do KDE (boaglioΘkde·org): “É com imenso prazer que publicamos a lista de novidades do KDE 4.3 traduzida para o nosso idioma.

Falha no WordPress permite que a senha do administrador seja “resetada” por estranhos: Uma vulnerabilidade chata [já solucionada] do WordPress pode permitir que qualquer estranho dê um reset na senha do administrador de blogs baseados neste sistema.

4° SoLiSC lança campanha Páginas Amigas para sua ampla divulgação: Enviado por RC Lages (paginasamigasΘsolisc·org·br): “Nos dias 26 e 27 de novembro próximos, no Centro de Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na bela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, teremos a realização do 4° SoLiSC – Congresso Catarinense de Software Livre[1], enfim resgatado pelo trabalho de um pequeno grupo de voluntários da Comunidade de Software de Santa Catarina, com apoio formais da Associação Cultural Alquimidia[2], GeNESS[3] e INE/UFSC[4] e ASL.Org[5] (ONG mantenedora do FISL[6]).

Lazarus para o desenvolvimento – estilo Delphi – em múltiplas plataformas: O Lazarus, ambiente de desenvolvimento e biblioteca de componentes que funciona de forma relativamente familiar a quem conheceu o Delphi, permite desenvolver código para compilar e rodar nativamente no Linux, Windows e Mac OS X, é o tema deste artigo no Linux Journal.

Presidente diz que vai ao Consegi 2009 em Brasília: Enviado por Paulo Pastore (pfpastoreΘgmail·com): “O presidente da República participará da abertura oficial do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2009, a ser realizada no dia 26 de agosto, às 17h30, no auditório principal da Esaf, em Brasília.

Tutorial: Usando o Wine, por Carlos Morimoto: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Versão atualizada do tutorial escrito há alguns anos, explanando acerca do uso do Wine: “A sigla “Wine” significa “Wine is not an Emulator”, ou seja, diferentemente do VMware e do Qemu o objetivo do Wine não é rodar uma cópia do Windows e rodar programas dentro dela, mas sim ser uma implementação livre da API do Windows, permitindo executar programas Windows diretamente, como se fossem aplicativos nativos.

Distribuição Multimidia GNU/Linux juntaDados CDD 1.04 (LiveCD): Enviado por Marcelo Soares Souza (juntadadosΘjuntadados·org): “juntaDados CDD é uma Distribuição Linux LiveCD voltada para atividades de Produção Audiovisual em Pontos de Cultura e espaços que promovam ações de Cultura Digital.

“Nova interface do OpenOffice.org: a cara do MS Office 2007″: Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br): “”A equipe do OpenOffice.org está experimentando uma nova interface de usuário para a suíte de escritório, e o primeiro protótipo já foi apresentado.

Lançada edição n. 5 da Revista Espírito Livre: Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org): “Em meio a correria do mês de julho, que é de férias para uns e um apenas mais um mês para outros, a Revista Espírito Livre traz o [GNU] Linux no desktop, apresentando de forma clara e simples, que isto é perfeitamente possível mesmo nos dias de hoje, onde muitos ainda insistem em dizer que o sistema não amadureceu, e que o mesmo tem como propósito habitar apenas servidores.

Haiku pode estar próximo de lançar sua versão alfa: O Haiku, cujo desenvolvimento está na estrada desde o início do século, é um sistema operacional de código aberto que busca a compatibilidade plena com o BeOS R5, última versão oficial do sistema operacional “alternativo” que criou muitos fãs na década anterior, até ser bruscamente descontinuado.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alguém comentou lá no post sobre o “Linux Marxista”:

    “Quem defende o Capitalismo, sempre cita a Europa e Estados Unidos. Por que será que ninguém cita a África, que TODOS os países são capitalistas e tá cheio de país na mais absoluta miséria, cheia de ditadores sanguinários que fazem o Fidel parecer a madre Tereza, cheia de problemas e sem liberdade de expressão.”

    Na verdade a maioria dos países da África são ou foram socialistas. Um exemplo famoso é a Etiópia, que em 1974 sofreu um golpe marxista-leninista que implantou o comunismo. Nos anos 80 o país passou por um período de FOME sem precedentes que levou vários artistas, inclusive o Michael Jackson, a criar o movimento “We Are the World”.

    O comunismo na Etiópia durou até o colapso da URSS em 1991. Em 1994 foi promulgada uma nova Constituição que MANTEVE todas as propriedades nas mãos do Estado, o único autorizado a possuir terras.

    Hoje a Etiópia é considerada um regime “híbrido” com pouquíssima liberdade. A imprensa, por exemplo, é quase toda estatal. Esse é um país onde o Capitalismo não passou nem perto. Quem acha que a mera presença de lanchonetes McDonald’s num país requer uma economia capitalista não tem a menor idéia do que seja o Capitalismo.

Este post é antigo (2009-08-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.