Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Funk do Gnuzinho, apagão do Speedy, traíras nórdicas e bandeiras alheias

Speedy em: “Internet lenta é culpa das elites”: Reproduzo na íntegra toda a ironia do blog do Felipe Zmoginski sobre o que parece ser uma desculpa fora do comum: se entendi bem, na justificativa da Telefonica, a culpa dos problemas do Speedy é das pessoas que contratam os planos mais avançados e aí usam a banda que a empresa ofereceu e cobra delas.

Get the Flash Player to see this player.

Vídeo: Stallman e o funk(?) dos GNUs no FISL: O Alexandre Oliva, da FSFLA, me enviou no início da noite as cerca de 200 fotos que o público do FISL tirou ao lado de Richard Stallman, no horário que o consagrado dançarino folk agendou para que os interessados providenciassem estas lembrancinhas do momento mágico que tiveram ao lado de sua inconfundível figura no FISL. E o pacote incluía o o vídeo inédito acima, inédito até então, que mostra uma dança da liberdade no FISL, protagonizando um Gnu e o fundador do GNU. Note como ele se aproxima sorrateiro, como se estivesse primeiro verificando a presença de blobs e componentes não-livres!

Álbum das fotos do público do FISL com Richard Stallman: Como havíamos informado anteriormente, o BR-Linux entrou em contato com Richard Stallman, anteriormente ao FISL, para patrocinar uma maneira de evitar a situação que ocorreu em 2006 em relação ao interesse do público presente ao FISL de tirar uma foto com ele no evento. E o resultado foi este álbum, pelo qual nenhum dos fãs interessados precisou pagar algo a mais, desta vez.

“Onda de Choque Firefox 3.5″ vai começar pelo Brasil: Vamos torcer para que a onda do Firefox seja percebida nas praias do mundo inteiro. Leia também: Lançado o Firefox 3.5 – agora com Javascript acelerado.

The Pirate Bay vendido, comprador quer introduzir novo modelo de negócios: Espero ter tempo, nos próximos dias, para reler as ousadas declarações de um integrante do Pirate Bay que esteve no Brasil na semana passada (participando do FISL), tentando colocá-las à luz desta negociação que estava em andamento, e em especial do que o comprador do site anunciou quanto ao modelo de negócio desejado. Veja também alguns detalhes iniciais do novo modelo proposto.

Culpa é dos usuários? “Por que o Wi-Fi do Fisl não funciona direito”: O blog da Wanessa Nunes, do jornal Zero Hora, foi conversar com o coordenador de infraestrutura do FISL para saber por que o Wi-Fi não funciona direito por lá. E descobriu que os responsáveis dizem que a culpa é dos usuários.

Como extirpar o Mono do Ubuntu: O Mono é um software polêmico desde sua gênese e, embora tenha seguidores fiéis, também conta com legiões de pessoas que preferem vê-lo distante de seus computadores, devido a motivos variados.

Ubuntu segue trilha do Debian e confirma: vai manter o Mono: O projeto Ubuntu divulgou sua posição oficial sobre o uso do C# e do Mono por aplicativos incluídos na distribuição, de forma aparentemente mais firme que a declaração similar do líder do projeto Debian no mesmo sentido, dias após a publicação (mencionada em notícia anterior) dos comentários de Richard Stallman motivados pela inclusão do Mono na futura versão desktop do Debian.

Forum Internacional de software livre, piratarismo e carregamento de bandeiras alheias: O desenvolvedor e palestrante do FISL Eduardo Habkost publicou no blog dele o artigo “Forum Internacional de anti-capitalismo, petismo, e anti-copyright”, criticando a forma como o evento associa, em seus posicionamentos públicos, mesas de debates e palestras centrais, o software livre a posições e bandeiras ao sabor da escolha de seus organizadores, e em detrimento de toda a gama de participantes que se interessam pelo software livre mas não compartilham as mesmas bandeiras partidárias e posicionamentos “radicais”.

VirtualBox 3.0 suportará multiprocessamento e Direct3D 9: Enviado por Jeferson Lopes (memphis·brΘgmail·com): “O projeto VirtualBox – patrocinado pela Sun Microsystems – lançou a versão 3.0 do seu software de virtualização para a arquitetura x86, o VirtualBox. Nesta versão, é incluso o xVM que oferece suporte a multiprocessamento simétrico aos hosts convidados com até 32 CPUs virtuais, bem como o suporte a aceleração OpenGL 2.0 por padrão, entre outras funcionalidades.

FISL: fotos do bloqueio aos expositores e comunidades, motivado pela visita do presidente: Complementando a nota anterior que trouxe as informações do Eduardo Habkost, agora quem dá notícias é o Fernando Martini, que a esta hora estaria no estande ALT Linux (onde aliás está sorteando diversos brindes, incluindo uma viagem a Moscou).

Sysvinit x Upstart: Corrida da inicialização une Debian e Ubuntu: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “Os desenvolvedores do Debian e do Ubuntu encontraram-se na sede da Canonical em Londres para discutir formas de melhorar a velocidade de inicialização.

Projeto Open Graphics vai produzir 10 primeiras placas para aprofundar os estudos: Enviado por Vinícius (vini_ipsmakerΘyahoo·com·br): “Após muitas doações o projeto Open Graphics Project consegue fundos suficientes para produzir 10 placas gráficas iniciais.

Ubuntu: BSRSoft anuncia investimento de R$ 850.000 em desenvolvimento: “A BSRSoft é empresa da área de TI atuando em campos como datacenter, fábrica de software, e locação no modelo SaaS (Software como Serviço) de seu ERP, o BSRSoft ERP.

Não reinvente a roda – Utilizando o Daemontools: Enviado por Eri Ramos Bastos (bastos·eriΘgmail·com): “Ao me deparar com um serviço que deveria se comportar como um daemon me vi desenvolvendo uma série de scripts e ferramentas para resolver um problema que já foi resolvido antes.

Novo patch no Linux para evitar patente do VFAT: A medida tem caráter preventivo, e me parece justificada, mas ver abrir mão de funcionalidades (por menos usadas que sejam) em nome da prevenção a acusações de uso de patentes de software sempre é desagradável.

Do giz à lousa digital – com Wii e software livre: Do giz à lousa digital: “Uma caneta com luz infravermelha é o novo instrumento de escrita, e uma tela interativa substitui o antigo quadro-negro.As Fatecs de São José do Rio Preto e Tatuí e a Etec de Bebedouro criam soluções adequadas às suas realidades – e com economia de recursos.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-07-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.