Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


40 anos de Unix

Enviado por foobob (fooΘbar·net):

“Aniversário do SO preferido por 10 entre 2 hackers! Scripts de comemoração bem-vindos. :)” [referência: tecnologia.terra.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anton (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 11:59 am

    LINUX Is Not UniX.

    Leão do Norte (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 1:11 pm

    Um otimo dia para celebrar o que não é UNIX. Parabéns a todos aos amantes e entusiastas do UNIX ou não.

    DexterEX (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:08 pm

    Exitem 10 tipos de pessoas. As que entendem binário e as que não entendem. Parabéns ao UNIX.

    zeebo (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 2:45 pm

    O que era para ser Unix hoje é Multix… ;)

    rafael (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 4:36 pm

    “Aniversário do SO preferido por 10 entre 2 hackers”

    Quantas pessoas voces conhecem que utilizam algum unix como sistema operacional?

    LINUX nao é unix.

    Conheço várias, sou uma delas (mas não sou hacker), sou fã do Unix, e para completar achei bem-humorada e bem-vinda a frase que o foobob escolheu, misturando notação binária e decimal.

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 8:06 pm

    Bacana a matéria, porém não achei válida a concatenação entre os sistemas Unix e Linux, que deu a impressão que o Linux e Unix são a mesma coisa. E muito menos ainda a afirmação de que o Android roda nesta plataforma.

    Nada contra o Unix, o “pai” dos sistemas operacionais, mas apesar dele e o Linux partilharem de filosofias parecidas, vale lembrar que são sistemas operacionais distintos.

    Até mais

    aaa@bbb.ccc (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 9:48 pm

    “LINUX Is Not UniX”

    È o quê então? DOS???

    foobob (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 11:51 pm

    bwahahaha

    Meros detalhes. GNU pode dar a entender não ser Unix por pura revolta com os Unix proprietários de então, mas é muito óbvio que GNU, Linux, *BSD são sistemas Unix-like, inclusive com suporte a POSIX e a típica userland Unix. Não se façam de desentedidos…

    foobob (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 11:53 pm

    e rafael, eu não falei pessoas, falei hackers, uma elite à parte… ;)

    Anônimo (usuário não registrado) em 22/08/2009 às 8:06 am

    Sei que aqui é o Br-Linux, mas todo mundo devia saber já que quem usa Mac OS X no processador Intel, usa UNIX. Comprovadamente.

    Ou pode-se dizer também: “O SO que 10 de cada 2 hackers querem usar um quase igual.” =)

    De fato, ao contrário do Linux, Mac OS X é UNIX(R) – ao menos em determinadas versões e plataformas.

    Carlos Faustino (usuário não registrado) em 23/08/2009 às 12:30 pm

    Valeu pela força Tio Thompson !!!

    foobob (usuário não registrado) em 25/08/2009 às 12:44 pm

    Ei, ainda dá tempo de mais uma piadinha com Unix? Essa vale a pena relembrar:

    http://www.asandler.com/jokes/computer/c.shtml

    :)

    vou traduzir:

    Em um anúncio que chocou a indústria de TI, Ken Thompson, Dennis Ritchie e Brian Kernighan admitiram que o sistema operacional Unix e a linguagem de programação C criados por eles é uma elaborada brincadeira de primeiro de abril mantida viva há (*atualizando*) 40 anos. Discursando no recente UnixWorld Software Development Forum, Thompson revelou o seguinte:

    “Em 1969, AT&T havia terminado seu trabalho com o projeto Multics da GE/Honeywell/AT&T. Brian e eu havíamos começado a trabalhar com um release preliminar de Pascal do Professor Nichlaus Wirth da Suíça e ficamos impressionado com sua elegante simplicidade e poder. Dennis havia acabado de ler ‘Bored of the Rings’, uma hilária paródia a la National Lampoon da grande trilogia de Tolkien ‘Lord of the Rings’. Dessa forma, decidimos fazer paródias do ambiente Multics e de Pascal. Dennis e eu ficamos responsáveis pelo ambiente operacional. Nós olhamos para o Multics e projetamos o novo sistema para ser tão complexo e críptico quanto possível para maximizar os níveis de frustração de usuários casuais, chamando-o de Unix como uma paródia de Multics, assim como outras alusões menores. Então, Dennis e Brian trabalharam em uma versão realmente deturpada de Pascal, chamada ‘A’. Quando descobrimos que outros estavam efetivamente tentando criar programas reais com A, nós rapidamente adicionamos mais recursos crípticos e isso evoluiu para B, BCPL e finalmente C. Nós paramos quando conseguimos uma compilação limpa para a seguinte sintaxe:

    for(;P(“ ”),R-;P(“|”))for(e=C;e-;P(“_”+(*u++/8)%2))P(“|”+(*u/4)%2);

    Imaginar que programadores modernos tentariam usar uma linguagem que permitia tais expressões estava além de nossa compreensão! Nós chegamos a cogitar vender isso aos soviéticos para para atrapalhar o progresso de sua ciência da computação em 20 anos ou mais. Imagine nossa surpresa quando AT&T e outras corporações nos US começaram efetivamente a tentar usar Unix e C! Levou 40 anos para que eles desenvolverem suficiente expertise para criar mesmo marginalmente úteis applicações usando esta paródia tecnológica de 1960, mas estamos impressionados com a tenacidade (se não bom senso) do programador Unix e C em geral. De qualquer forma, Brian, Dennis e eu estivemos trabalhando exclusivamente em Pascal no Apple Macintosh pelos últimos anos e nos sentimos realmente culpados pelo caos, confusão e realmente péssima programação que resultaram de nossa brincadeira boba há tanto tempo atrás.”

    Grandes comerciantes e clientes de Unix e C, incluindo AT&T, Microsoft, Hewlett-Packard, GTE, NCR, e DEC se recusarama comentar no momento presente. Borland International, uma comerciante líder em ferramentas Pascal e C, incluindo os populares Turbo Pascal (*sic*), Turbo C e Turbo C++, declararam que suspeitavam disso por muitos anos e que iriam continuar a melhorar seus produtos Pascal e terminar mais desenvolvimentos em C. Um relações-pública da IBM caiu numa gargalhada incontrolada e teve que adiar uma conferência sobre o destino do RS-6000 (*sic*), meramente declarando ‘VM estará disponível realmente em breve’. Em uma declaração críptica, Professor Wirth do Instituto ETH e pai das linguagens estruturadas Pascal, Modula 2 e Oberon, meramente disse que P. T. Barnum estava correto.

Este post é antigo (2009-08-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.