Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


3270: Portal do Software Público disponibiliza emulador de terminais desenvolvido pelo BB

A terceira solução anunciada no Encontro Nacional do Software Público foi o emulador PW3270. A ferramenta foi desenvolvida pelo Banco do Brasil para facilitar o acesso ao equipamento de grande porte (mainframe) pelos computadores pessoais (PCs). Como informou o gerente Ulisses Pena, o Banco do Brasil aproveitou um conjunto de soluções livres disponíveis na internet e as melhorou tecnicamente.

A principal funcionalidade da ferramenta é de emular terminais de grande porte e algumas das características técnicas desenvolvido na linguagem C, o uso do ToolKit GTK e com base nos softwares livres x3270 e c3270, demonstrando a preocupação com a adoção de padrões abertos e com a aderência à política de software livre do executivo federal. Para baixar a solução basta acessar o Portal SPB no endereço http://www.softwarepublico.gov.br (…) (via softwarelivre.org)

Saiba mais (softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 3:38 pm

    Pergunta: por que o BB não ajudou a desenvolver os dois sistemas, em vez de fazer um fork deles? Não é de hoje que eu vejo vários órgãos do Governo Federal preferirem reinventar a roda do que ajudar a desenvolver softwares livres que já existem e estão funcionais.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 3:55 pm

    Oba, mais um cliente Telnet. :-)

    Challado (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 4:43 pm

    Bem, não é “bem” um cliente telnet.

    Uma vez trabalhei num projeto para fazer “ressucitar” um Edisa ED-3630 (eu acho que é assim que se chamava) e ele tinha protocolos seriais bem “chatos”, coisa que o minicom não suportava.

    Eram vt-algumacoisa, muito esquisito, coisa proprietária! E precisamos usar o x3270 para fazer o cara rodar. Nem sei se a máquina ainda está funcionando, mas na hora que consegui digitar um login e senha naquele computador, e consegui abrir o vim no Edix peguei e fui embora!

    linux rulez (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 5:05 pm

    O SERPRO deveria usá-lo para substituir o HOD, usado no SIAFI

    http://acesso.serpro.gov.br/HOD10/index.html

    Usar um emulador de terminal nativo é sempre muito melhor do que usar applets java como esse.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 5:05 pm

    @Challado

    É basicamente um cliente Telnet, a questão é como ele enxerga determinados tipos de caracteres. Ou seja, como ele identifica um caractere de entrada de linha, uma string pra impressora serial, as cores exibidas, etc… Tudo isso segue uma padronização, o que difere um emulador de terminal de outro. Porém, no fundo, é tudo telnet mesmo.

    Mas é legal, não critico os desenvolvedores, se eles fizeram um software pra atender melhor as necessidades deles ao invés de melhorar os já existentes, por que eu vou criticar, não é mesmo? :-)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 5:19 pm

    @Lucas Timm:

    Mas é legal, não critico os desenvolvedores, se eles fizeram um software pra atender melhor as necessidades deles ao invés de melhorar os já existentes, por que eu vou criticar, não é mesmo? :-)

    Olha, Timm, o problema não é fazer um fork de SL ou escrever um SL do zero, existindo alternativas. O problema é que o Governo Federal só sabe fazer isso, criar e incentivar SLs quando existem soluções livres e mais robustas. Isso não é nada racional, é um egocentrismo quase desvairado, IMHO.

    Coloco uma observação no caso do Serpro, que possui desenvolvedores que ajudam a manter o PostgreSQL, mas por eles mesmos, não por iniciativa da empresa.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 5:49 pm

    @Tércio Martins

    Entenda que, em empresas maiores e na massa pública, existe uma dificuldade maior em se confiar (pra não dizer depender de) numa solução de terceiros sem uma outra empresa (como garantia ou suporte) por trás. Por isso, segundo o mesmo pensamento, a criação de soluções in-house atende melhor a necessidade. O contato direto com o(s) programador(es) dá a essas empresas uma sensação maior de segurança.

    E honestamente falando, eu não discordo totalmente do exposto, não. :-)

    Vote Dilma 2010 (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 5:53 pm

    Mais uma contribuição de valor incalculável do nosso Governo!

    edison (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 6:58 pm

    Quanto ao ED-3630.
    Eu fiz dez deles voltarem a vida com DB Progress e umas alterações no term. Sem grandes problemas. Baita terminal serial o fácil de configurar.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 7:56 pm

    Até onde sei o código fonte está disponível. Antes de fazer o software, na verdade não é um fork e sim uma ENORME melhoria que os desenvolvedores atuais não estavam dispostos a fazer ou não tinham tempo de fazê-lo, foi lhes consultado e todos as melhorias foram-lhes submetidas…

    A máxima do software livre não é exatamente essa: “Vocë pode alterar o código fonte de software se ele não te atender! Desde que vocë compartilhe as melhorias”!

    Pois foi exatamente isso que o Banco do Brasil fez. O código está disponível para que os projetos originais possam incorporá-lo ou não ao seus respectivos softwares…

    Tem horas, na verdade na maioria das vezes, não consigo entender essa comunidade de software livre. Não estamos falando de distribuição Linux que concordo que já existem muitas… estamos falando de um software que NÃO exisitia OU o que existia NÃO atendia as necessidades dos seus usuários.

    Pelo amor de DEUS o x3270 e o c3270 são toscos perto do pw3270… usem antes de criticar!!! Ah! Pra testar é preciso ter algum servidor IBM 3270, mainframe, pra fazer o teste. E NÃO É UM SIMPLES TELNET… a conexão é criptografada… só pra começar… bom.. já chega!

    Rodrigo Messias

    Marco (usuário não registrado) em 7/12/2009 às 8:47 pm

    http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_3270#Telnet_3270

    @Rodrigo
    Relaxa, o caso é que provavelmente a galera aqui não tem e nunca terá contato com um mainframe, então provavelmente ninguém nunca passou “uma tarde” com o x3270.

    Recentemente tive uma experiência com o Hercules, só pra brincar mesmo com um MVS e… nossa, o x3270 deixa muito a desejar quando eu comparo, por exemplo, com o IBM Personal Communications (PCWS32) que eu uso no ABN, mas fazer o quê?

    Eu baixei o emulador de vocês via SVN, mas não tive muita sorte. Até consegui compilar e tal, meio nas coxas (da minha parte, claro, hehehe), mas acho que vocês ainda estão polindo os scrips etc, no momento a necessidade a ser suprida provavelmente é interna, imagino.

    Eu fico feliz pela iniciativa, vocês não começaram do zero como foi erroneamente apontado, mas sim, usaram código do x3270 e c3270.

    @Lucas Timm
    Fiquei desapontado com seus comentários, Lucas Timm, para alguém que vivia demonstrando interesse em plataforma alta, z/OS etc, você poderia ter analisado melhor antes de criticar.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 1:09 am

    @caiocco:

    Fiquei desapontado com seus comentários, Lucas Timm, para alguém que vivia demonstrando interesse em plataforma alta, z/OS etc, você poderia ter analisado melhor antes de criticar.

    Tecnicamente, terminais 3270 e Telnet não têm nada a ver um com o outro.

    Mas, na prática, são dois protocolos que fazem a mesma coisa para o usuário final.

    O ponto de contato entre eles é justamente o Telnet 3270, mais popular com o nome de tn3270, e que há um bom tempo é bem sucedido em fazer trafegar sobre telnet a comunicação típica dos terminais 3270.

    @Tércio Martins
    Não foram necessariamente os comentários a respeito de telnet, mas sim a forma depreciativa dos mesmos, parece até que o programa é simplesmente inútil. De qualquer forma, definir “usuário final” de um emulador de terminal 3270 é meio complicado hoje em dia, você não acha?

    Muita gente talvez nem saiba o que é aquilo (pensando em alguns bancários e nas pessoas com quem trabalho), o importante é fazer logon no aplicativo (/APPLID, L APPLID, LOGON APPLID(APPLID) e utilizar até que o expediente termine. Nada mais do que isso.

    De qualquer forma, um cliente telnet padrão é bem diferente e isso deve ser levado em conta. TN3270 != telnet apenas, no final, pode ser “igual para o usuário final” se a coisa funcionar, agora, não se não funcionar…

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 10:09 am

    @Rodrigo

    Pelo amor de DEUS o x3270 e o c3270 são toscos perto do pw3270… usem antes de criticar!!! Ah! Pra testar é preciso ter algum servidor IBM 3270, mainframe, pra fazer o teste. E NÃO É UM SIMPLES TELNET… a conexão é criptografada… só pra começar… bom.. já chega!

    Aí ficou legal… :-)

    @caiocco

    Você sabe que o único “mainframe” que utilizo é um AIX 5.1, o último z/OS que utilizei foi pro concurso da IBM no ano passado, onde você sabe o desfecho da história. Como eu poderei testar o PW3270 nessas condições? :-)

    Caio César (usuário não registrado) em 8/12/2009 às 4:14 pm

    @Lucas Timm
    Você pode conectar ao “ZEUS” da IBM, só não conseguirá logar :-P. Você também pode emular um mainframe, como eu fiz :-P.

    De qualquer forma, o ponto é que, o programa é derivado do x3270 e c3270, não foi escrito “from scratch”, o que também não seria problema na minha opinião, pois como o desenvolvedor cita e eu mesmo pude sentir na pele, o x3270 é bem fraquinho…

Este post é antigo (2009-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.