Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Xorg integra suporte a Multi-Touch e Multi-Pointers em sua base

“Suporte desenvolvido pelo MPX foi ontem integrado pelo Xorg. Permite touchscreens com múltiplos toques e múltiplos mouses com múltiplos cursores que podem ser plugados e desplugados sem reiniciar o X.”

Enviado por Templario (zafiroΘatarde·com·br) – referência (wearables.unisa.edu.au).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tem um screenshot legal no site com o cara usando dois ponteiros ao mesmo tempo para desenhar no GIMP, e outro ponteiro para escolher a ferramenta:

    http://wearables.unisa.edu.au/mpx/files/images/gimp_dualinputproblems.preview.png

    As extensões desenvolvidas pelo MPX permitem usar aqueles novos touchscreens com suporte a toque em múltiplos pontos da tela ao mesmo tempo. Parece que cada toque é mapeado em um “ponteiro” diferente no X.

    Tem pessoas que estão fazendo seus próprios sistemas multi-touch a um custo mais baixo, usando tablets da Wacom com o MPX, e publicando os resultados no YouTube: http://www.youtube.com/results?search_query=linux+mpx

    Sem dúvida essa será a próxima revolução em interfaces gráficas e usabilidade de sistemas. Agora basta que os desenvolvedores de aplicativos pensem em maneiras legais e criativas de aproveitar melhor a existência de múltiplos ponteiros no sistema.

    Tomara mesmo, pois o X ainda é um tanto “inferior” em alguns sentidos, principalmente em relação do Windows, quando falamos em coisas “plug’n play”, como quando você conecta um novo dispositivo ainda não configurado no xorg.conf.
    Algumas coisas que eu acho interessante que fossem adicionadas – talvez ao kernel linux – é a possibilidade de o sistema reconhecer quando você conecta um segundo monitor, disparando um evento, ou sei lá o que. Estes dias eu fundi meus neurônios para configurar um esquema de dual-head.
    Sei que a configuração não é complicada – há dois modos, via xrandr e editando manualmente o xorg.conf, sendo que utilizei este segundo. Mas acontece que, mesmo quando a segunda tela – um projetor – não está ligada, o sistema ainda reconhece duas telas, o que gera muitos transtornos, vocês não imaginam. Se, enquando o projetor estrivesse desligado o sistema entendesse só uma tela, eu nao teria tido tanto trabalho… hauahau
    Estes dias baixei um liveCD de exemplo do MPX, mas não pude testar, principalmente pela falta de um segundo mouse (porque só há uma saída ps2 para mouse em cada computador??? ;-)).
    Tomara que o pessoal do X.org trabalhe bem neste recurso, pois o Windows 7 já está aí com recursos muito bons, principalmente referente à telas multi-toques.

    Pois é tenchi =) Parece que a parte do Xorg tá praticamente pronta, como eu disse no meu comentário acima, agora cabe aos desenvolvedores dos aplicativos em si se aproveitarem ao máximo dos novos recursos.

    É claro que esses recursos podem ser usados com aplicações que nem sabem sobre a existência de múltiplos ponteiros, mas vai ser muito legal se as aplicações começarem a usar essas extensões de formas novas, interessantes e criativas.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 10:04 pm

    Bem-vindo ao mundo de multi-touching, X!
    Olá, você deve ser novo por aqui, X

    Iron Junior (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 10:31 pm

    Linux, Welcome to the top!

    anderson (andeon) (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 11:15 pm

    Será que isto pode facilitar o suporte a tablet, queixa de muitas pessoas que trabalham com arte em geral e tentam usar o linux e no final acabam se frustrando.

    anderson, o MPX já desenvolveu suporte a multitouch em tablets Wacom, e o mesmo já está funcional, vide vídeos do YouTube que eu postei acima.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 11:26 am

    o que fico triste é que tem que sair video de windows com multi-touch pro pessoal do linux botar no X…

    parece birra… “ahhh vc fez , eu tmb faco !” , prq não fazem antes ?

    Dyego, este recurso já existia numa versão modificada do X.org. Mas não resta dúvida de que o anuncio dos recursos do Windows 7 foi um incentivo à inclusão do recurso na árvore principal do projeto.

    O bom é que no caso do windows só “poderemos” utilizar este recurso em 2010 quando o windows 7 for lançado, enquando que no caso do X poderemos utilizar assim que o recurso for integrado, sem esperar que alguma distro “lance” no mercado a nova versão.

    Esta é a diferença do software livre para o proprietário: no segundo vc tem que esperar anos até a empresa dizer: “tá, lançamos; agora podem usar”. No caso da maioria dos softwares livre é possível obter algo que os desenvolvedores fizeram há minutos atrás… (alguém aí baixa coisas via sistema de controle de versões? eu baixo).
    Nem sempre baixamos algo estável, mas pelo menos podemos saber “à quantas anda” o projeto.

    No caso do Windows são 5 anos de espera, pois alguém aí acha mesmo que o Windows 7 será lançado em 2010? No mínimo em 2011.

    Até lá já teremos até carros voadores… Ops, exagerei agora. hauahuah

    Tiago Vignatti (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 9:47 pm

    tenchi: o suporte a hotplug de dispositivos de entrada e saída está pronto e funcional desde o último release do Xorg (7.3). Faça sem medo um `rm -rf /etc/X11/xorg.conf` na sua máquina e verá isso.

    Dyego: o MPX está sendo desenvolvido há mais de 2 anos. Não é por causa do videozinho do rWindows 7 que aconteceu o merge na árvore principal de desenvolvimento. Acredite :)

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 8:36 pm

    Talvez seja muito bem aproveitado utilizando-o para implantação de multiterminais.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 10:28 pm

    É verdade. O pessoal do Xorg vem trabalhando nisso antes até do iPhone. Não dá pra saber há quanto tempo a MS vem trabalhando nesse recurso.

Este post é antigo (2008-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.