Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wine 1.0 está prestes a ser lançado

“Após quinze anos de árduo desenvolvimento, a principal ferramenta para rodar programas feitos para Microsoft Windows no Linux – o Wine – está preparado para a versão 1.0. Alexandre Julliard, líder de desenvolvimento do projeto, fala sobre a nova versão, seus recursos e os motivos que para a longa espera pela versão 1.0.

Alexandre afirmou ao linux.com que o Wine 1.0 chegará em 20 de junho deste ano, duas semanas após o aniversário de quinze anos do projeto. Apesar de já existirem cerca de 1300 aplicações para plataforma Windows capazes de rodar no Linux utilizando o Wine, apenas quatro delas são consideradas fundamentais para a versão 1.0: Photoshop CS2, PowerPoint Viewer 97 e 2003, Word Viewer 97 e 2003, e Excel Viewer 97 e 2003.”

Enviado por Luciano Siqueira (lsiqueiraΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    cristo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 6:13 pm

    Isso sim é uma ótima noticia

    foobob (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 6:38 pm

    Roadmap da versão 2.0: implementar o Vista.

    cristo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 6:58 pm

    O wine está começando a ficar que nem o dosbox, plenamente estável…

    Agora com dosbox posso rodar praticamente qualquer coisa de dos, principalmente os jogos que gosto tanto como é o caso de stunts e a série xcom que roda perfeitamente no dosbox.

    Mas como eles mesmos disseram foi horrivel programar o wine, o pior é que isso já faz 15 anos e a ms sempre tenta quebrar a compatibilidade para que o wine nem chegue perto.

    Mas dale o empurrãozinho do Google.

    Rodnei Cardozo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 9:53 pm

    Difícil programar o Wine? O Wine é uma prova de heroísmo do seu time de desenvolvedores, deve ter sido um c* (com o perdão da palavra, mas cabe muito bem aqui) programar o Wine.
    O RevolutionOS que parece que parou no tempo, mesmo com a ajuda do Wine.

    Wallacy (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:02 pm

    O dosbox é bem legal! Bem que poderia ter um programa que unificasse todos essas APIs, etc. De programas win -> Linux! Algo como clicar em um .exe e ele já ir abrindo a melhor camada para aquele aplicativo….

    Sim, eu sei que é difícil. Porém acho que seria interessante! Sei que o crossover faz isso, porém não é bem uma brastemp!

    E na minha opinião tão importante que portar programas é portar jogos! Gamers são uma categoria muito “interessante” da informática, são os que sempre tem hardware mais top, gastam muito dinheiro com jogos todo mês (tenho um amigo que gasta 300 por mês em games) e quase sempre são os “filhos da vizinha que entendem de PC” e esses se usarem linux ajuda muito na popularidade do sistema! Além de ser um mercado multibilionario!

    Isaac (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:25 pm

    Uso dois programas no Wine e que rodam perfeito aqui: Dvdshink e o Shareaza.
    Já testei o Call of Duty 2 e roda até mais rápido do que no próprio Ruindow$.
    A versão do Wine é a 0.9.61

    os mussarelas (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:29 pm

    “Há várias razões [que explicam a demora para chegar nesse estágio]: a API do Windows é enorme, mal documentada e cheia de comportamentos inusitados dos quais as aplicações dependem. Também trata-se de um objeto em constante transformação, dado que a Microsoft constantemente acrescenta novos recursos e pressiona os desenvolvedores a utilizá-los (nem sempre com sucesso). Além disso, descobrir o que aconteceu de errado no suporte a uma aplicação é extremamente difícil, porque não temos acesso ao código-fonte dela.”

    Trocando em miúdos…a API do Uíndius is a HUGE POG!

    cristo (usuário não registrado) em 13/06/2008 às 10:37 pm

    Verdade, mas a melhor maneira de atrair os desenvolvedores e entusiastas, nem é necessáriamente portando de um sistema para o outro, mas mostrar o que se pode fazer no sistema, na faculdade que eu estudo, por exemplo, o pessoal está ficando besta com o que eu faço com o Ubuntu (customização, scripts, ferramentas e outras coisas), de forma que realmente impressiono, tem gente que já está com vontade de usar uma distribuição, principalmente por causa das facilifdades apresentadas (nada de interface gráfica, ou frescura, mas coisas radicais mesmo, como baixar vídeos do youtube sem usar plugin do firefox, ou converter vídeos em tempo real).

    Isso sim é o que deve ser mostrado para que o pessoal tenha interesse, principalmente os jogos que dão possibilidades de você mesmo construir mais coisas (semelhantes aos makers da vida, só que sem travar e opensources), jogos são realmente um ponto importante, mas é mais importante mostrar o poder de uma ferramenta do que dizer que ela é de graça.

    O vim por exemplo dar para se fazer absurdos, e o Totem que posso baixar clipes do youtube mesmo que sejam restritos.

    Quando eu falo que o Windows é uma merda de sistema ninguém acredita, mas quando mostro um sistema operacional de verdade funcionando é ai que todo mundo fica espantado.

    E para piorar a situação imagina dizer a alguém que gosta muito de ver vídeos em mkv ou escutar musicas em flac por apresentar uma qualidade melhor, ou então que gosta muito de ogg por ser mais compacto e simples, para esse pessoal eles pensam que estamos falando grego.

    Agora uma verdadeira realidade é que realmente tenho de concordar que o pessoal do wine deveria ganhar medalhas de honra ao mérito por fazer algo desse tipo.

    cristo, vc chegou no vinal do x-com no dosbox? O meu irmão me disse que o final do jogo tá travando. Vc esbarrou com este problema? como resolveu?

    Abraços

    Paulo

    cristo (usuário não registrado) em 15/06/2008 às 3:37 pm

    Rapaz no doxbos ainda nem cheguei no final, cheguei a zerar foi no windows (dos), mas se ele está travando no final pode ter certeza que bronca pode ser um arquivo corrompido,a melhor maneira de verificar isso seria testando o jogo no do mesmo.

Este post é antigo (2008-06-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.