Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Windows XP que rodará no OLPC vai custar US$ 3

“Originalmente desenvolvido para rodar Linux, o laptop XO, da organização OLPC (One Laptop Per Child (Um Laptop Por Criança), tem como alvo as nações em desenvolvimento e os mais pobres, para que possam ter bons computadores para sua educação.

A empresa de Redmond anunciou que estava testando uma versão do XP no XO desde dezembro passado, citando um desejo de proporcionar uma “experiência de alta qualidade do Windows” nos dispositivos OLPC. Uma das razões informadas para oferecer o laptop de baixo custo com uma edição reduzida do XP é que os compradores estavam hesitantes em adotar a versão do Linux conhecida como “Sugar”. A mudança do Linux para o XP irá aumentar os custos de produção do XO de US$ 188 um pouco mais de US$ 200. O XP em si, custará US$ 3 em cada XO.”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (betanews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Barba (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:04 am

    Acho 3 dólares um preço justo pelo windows…

    Rodrigo, concordo, curioso é que o Windows custe
    tão pouco justamente em um setor em que o Linux
    é bastante conhecido…
    Como não é surpresa o Linux faz muito bem até aos
    que nunca o usaram.

    peor que avaliaram o windows nesse lap de brinquedo e, pelo jeito, ele dá uma surra na linux: http://www.olpcnews.com/sales_talk/microsoft/windows_xo_video_dissection_.html

    Bruno (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:36 am

    Podem até torcer o nariz , mas isso é bom para o projeto em si.
    Mas antes de começarem a pegar pedras para atirar rs
    Pensem um pouco , eu sou o governo de um pais, comprei muitos olpc e vou comprar mais para acabar de deixar todas as minhas escolas publicas com um olpc pra cada criança.

    Eu comprei de inicio olpc com linux, se eu vou comprar mais olpc vai ser com linux e não com xp.
    Eu acho que muitos que estão ai torcendo o nariz , não pensam nisso.
    Eu duvido que um governo ou donos de colegios irão mudar de ideia ao invez de usar com linux usar xp.

    Eu vejo que é assim , estão torcendo nariz pra uma coisa que pode e não pode influenciar uma compra de OLPC.
    E o que é pior , muitos estão falando e dizendo que o linux deve continuar no olpc sozinho.
    Mas essses que gritam fora xp do olpc, não ajudam em nada o projeto com melhorias do linux para as crianças e professores.

    Criticar é facil , mas por a mão na massa e ajudar o projeto do olpc com o linux não fazem.
    Ajudar no projeto dos notes para professores , também nada.
    Eu dei a ideia de fazer algo como cursos pra professores, ninguem se manifestou pra querer ajudar ou realmente por a mão na massa.

    Eu dei a ideia pq muitos estavam dizendo que ia rolar xp pirata nos notes dos professores.
    Eu não sou fera em linux para ensinar algo para professores.
    Mas muitos aqui são expert em linux , esses sim que devem fazer algo em relação a isso.
    Buscar se organizar e parar de falar mal do win e mostrar com pequenos projetos para os professores e alunos que o linux é o que há.

    cardoso (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 10:40 am

    r., pelo visto seus conhecimentos de inglês estão fracos. O cara desce a lenha no XP no OLPC.

    Claro, ele fala tudo baseado em um vídeo, e é tendencioso até não poder mais. Dizer que com o Sugar ele nunca terá que rebootar, ou desligar a máquina por isso o boot lento não é problema foi dose.

    Mesmo assim não é racional esperar que uma versão do XP rode mais rápido do que um Linux enxuto pensado para o hardware limitado.

    Continuando o “choramingo”, continuo com a opinião de que num projeto como este o sistema operacional não é a grande questão. Sendo assim, o ideal seria que o projeto continuasse rodando linux, já que não há razão para a mudança – tá, mudança não, já que o (gnu?/)linux continuará como opção – já que o linux já estava bem-estabelecido e integrado ao sistema.
    A justificativa de uso do Windows é: poder rodar mais programas. Quais programas – educacionais – o Windows tem a mais que o Windows? Minha biblioteca de programas úteis é bem pequena, por isso posso estar errado. Ao meu ver as únicas exclusividades do Windows são o MSN Messenger e o MS Office. E não vejo utilidades destes num projeto como o OLPC. Olha que o crianção de “vinte-e-poucos anos” aqui consegue se divertir com o tux-paint e gcompris :-)
    O desenvolvimento de aplicativos para o Windows do OLPC certamente será limitado, já que a quantidade de frameworks – me condenem se estiver utilizando de forma errônea a palavra – livres para windows é mínimo se comparado ao para Windows. Os desenvolvedores estarão presos às ferramentas da MS e outras proprietárias, como Borland, etc.
    O Sugar é em boa parte python, que tem como característica ser portável, mas é de conhecimento geral da nação que é muito mais rico em ambientes Unix. Não sei como é programar em python para Windows, mas certamente não tem-se tantos recursos – bibliotecas, etc – quanto em ambientes Unix.
    Resta refazer todo o Sugar em VB ou Delphi!
    Programas para Windows? AutoCad? Alguém aí saberia me dizer se o hardware do XO suporta aceleração gráfica?
    E tem mais, se usar o WIndows no bichinho seja uma tentativa de dar fôlego ao projeto, uma das críticas não era de que o preço de US$100 não foi alcançado? E agora conseguiram deixá-lo mais caro com o Windows! Será que agora o negócio vai para frente? Acredito que não, já que os maiores problemas originalmente não tinham relação com o sistema operacional, mas com a finalidade do projeto, principalmente em países pobres, como o Brasil – Brasil pobre? É, é engraçado mesmo.
    Eu quero mesmo é ver o OS X nesta maquininha!

    cardoso (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 11:51 am

    Tenchi, o problema do OLPC não era o SO, era a interface. O Sugar, como todo projeto de pedagogos chama crianças de retardadas. Eu NUNCA conheci uma criança que gostasse de ser chamada de retardada. Nem as retardadas.

    Crianças se viram muito bem no Windows ou em um Linux com interface decente. Quem tem filho pode confirmar isso.

    O OLPC como era NÃO CONVENCEU enquanto produto. Simples assim. Ele tem cara de brinquedo da Tec Toy e a interface parece que precisa de um sorvete de casquinha USB na testa para ser usada. Só quem gostou foram pedagogas babonas. Pessoal de TI ficou com pé atrás, professores pé-no-chão também. Crianças usavam por falta de coisa melhor, mas nunca vi nenhuma dizendo que preferia aquilo ao laptop do pai.

    Não acho que o Windows (ou mesmo um Ubuntu) consiga mudar isso. É tarde demais. Melhor esperar o novo vapor do Negroponte, aquele OLPC de duas telas estilo ebook que será melhor e mais barato do que o laptop de US$100 US$188,00.

    ps: Augusto, acho que nos testes de resistência não foi considerada a possibilidade de cair uma bigorna num aparelho destes. Acho que é raro hoje em dia achar uma criança que tenha uma bigorna na mochila. É mais prático carregar um canivete ou um soco inglês…
    Ouvi falar que uma calibre 22 também é bem prática… hauahauha

    Demétrio (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 11:56 am

    @bruno eu tenho interesse na produção do material para professores. Entra em contato comigo. demetriosobrinho at gmail ponto com.

    cardoso (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 12:09 pm

    Tenchi, o Augusto é muito irresponsável. Ninguém em sã consciência soltaria uma bigorna em cima de uma bomba.

    Terramel (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 12:21 pm

    O OLPC é um projeto que já deveria estar funcionando e sendo utilizado. A interface Sugar na minha opinião foi uma boa idéia. Dei uma olhada e em um vídeo e rodei aqui em uma máquina virtual depois e vi que realmente é projetada para crianças aprenderem. Como disseram antes, as crianças sempre usaram máquinas feitas para trabalhar em escritório e tal para tentarem aprender. O Sugar é uma interface que pode mudar isso e ajudar no aprendizado… Agora tem que dar um jeito de tirar o Negroponte de lá que o cara tá virando troll e matando o próprio projeto. Win em OLPC? Pra que isso? Como diz o Tenchi, de que importa o SO em um projeto desses? Lá vem a M$ tentando criar monopolio até onde tem crianças carentes. Incrível! Até em projeto social os caras enxergam como mercado O.o

    cardoso, eu achei a interface do sugar interessante. Algumas coisas eu detestei, como por exemplo o ponteiro do mouse, grande demais.
    Mas a idéia do sistema de chat, que permite “visualizar” onde estão os laptops, e iniciar uma comunicação de maneira fácil, o visualizador de recursos da máquina, que exibe num gráfico quais programas estão rodando, o consumo realtivo de memória, etc. Bem mais prático que os visualizadores do Windows e maioria dos ambientes Linux, que exibem aquele monte de números e gráficos difíceis de entender.
    Também não gosteo muito do tema padrão do Sugar. Sim, achei “criança” demais. Mas a idéia da interface foi boa, com programas rodando sempre em tela cheia, sem aquela confusão de janelas. O acesso rápido às outras janelas também é interessante, mesmo que não inovador, já que é, no fundo, uma taskbar ou um dock como temos em qualquer ambiente.
    Acho que aquilo é mais que suficiente para uma criança. Um dos intuitos do projeto é incentivar a curiosidade das crianças. Não visar a praticidade, como nos ambientes para computador, já que estes são utilizados por pessoas que procuram praticidade e não querem perder seu tempo descobrindo coisas novas.
    Acho a interface do Windows desinteressante neste ponto. Ela não incentiva a curiosidade do usuário. Não é à toa que 90% dos computadores com Windows tenham o mesmo papel de parede. Não me pergunte o que é uma intercace que incentive a curiosidade da criança. A do Windows certamente não é. Acho que deve ser algo do tipo: “o que será que isto faz?”.
    Ao meu ver, desenvolveu-se com o Windows um pensamento do tipo: “Não clica se você não souber o que faz”. Não clica senão vai ferrar o sistema e aí vamos ter que chamar o técnico.
    Isto talvez seja característica do software baseado em licença, já que se você, que não entende nada de computador estiver usando lá o seu pc e sem querer clicar num botão que desistala o programa que você pagou quinhentos reais. Por isso criou-se um sentimento de medo ao utilizar o computador. Não que o software livre esteja livre disto, já que se eu clicar num botão “apagar todos os arquivos” vou me ferrar da mesma forma, mas pelo menos eu me sinto melhor ao utilizar um ambiente “livre”. Tomando os devidos cuidados, sei que tenho controle sobre a máquina, e não o contrário.
    Você certamente me chamará de fanboy. Não ligo. Acho que fica parecido backstreetboys – ou five fucking boys, quem aí assiste MTV?.. hauahua.
    Só acho que o argumento: “ninguém gostou do Sugar, por isso vamos deixar o Windows, única opção que nos resta” – sou bom para distorcer comentários :-), não é válido. Assim que começaram o projeto de criar uma nova interface – Sugar – me questionei se isto era necessário, com tantas interfaces que temos para Linux/Unix. Isto antes de conhecer a proposta do Sugar.
    O OLPC não deu muito certo, como sabemos. Mas pelo menos as idéias criadas no projeto ajudarão os projetos futuros, como este OLPC2 que você citou, embora não queira imaginar como ficaria uma tela depois que a criança com nariz escorrendo passar o dedo cheio de meleca no nela… hauahuahau

    Aquela bigorna custa US$ 3 também.

    edempoa (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 2:04 pm

    Putz, vou guardar o OLPC como um exemplo do que acontece quando uma idéia boa é tocada por gente burra.

    Eu dei a ideia pq muitos estavam dizendo que ia rolar xp pirata nos notes dos professores.

    Ia não, VAI!

    Mesmo com os notes nem estando à venda ainda, não é necessário ser um profeta para descobrir que as distribuições que virão nos laptops serão aquelas, totalmente mal-configuradas, com programas e repositórios escassos e com pouco suporte técnico.

    É ÓBVIO que os professores vão trocar o Linux pelo Windows XP, principalmente pela natureza de sua profissão: imagine o mestre que se dispõe a levar seu laptop para a escola a fim de que os alunos apresentem um trabalho; aí, vem um grupo que tem um pseudo-nerd que fez uma apresentação no PowerPoint 2007 e que o micro do professor não abre. Sem falar do caso do professor precisar usar algum programa específico que não existe para o mundo Linux (já pensaram se é um professor de informática, ou algum que precise do AutoCAD ou algo do gênero?)

    Alguma dúvida que esses notebooks serão um paraíso para os “técnicos”?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 3:00 pm

    @Terramel, isso, de ver mercado em qualquer coisa é obrigação de qualquer empresa, seus acionistas querem isso, contudo, empresas são entidades, caberia as pessoas desta empresa (seus diretores) fazer algo para intermediar, tanto o lado social das coisas como o mercadológico, trazendo um equilíbrio.

    De resto, concordo com o Tenchi, mas tbm concordo com o Cardoso, o OLPC não convenceu, mas td bem, pelo menos criou um novo nicho de produtos, quem sabe daqui a um tempo não teremos coisas melhores a serem discutidas (e compradas hhehhe, era era doido pra por a mão num desses, agora só quero o EeePC, mas este eu ganho essa semana).

    cardoso (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 4:24 pm

    Tenchi, todo mundo até hoje que vi tentando mexer em um PC e ficou com medo de clicar tinha alguém para gritar “socorro”. E te garanto que NINGUÈM se preocupava com licença.

    A Interface dos Ubuntus da vida é tão chata e desinteressante quanto a do Windows, e que eu saiba o Firefox é igualzinho no Linux, no Mac e no Wintel. Vamos deixar de fora a questão de modelo de desenvolvimento, ok?

    Problema é: Sugar trata crianças como idiotas. Criança não gosta de se tratada como idiota. Bons educadores sabem disso.

    A Microsoft já teve seu sugar-like, o Microsoft BOB, que fracassou justamente por tratar o usuário como um bobalhão.

    Design de interface é algo muito caro, muito complicado. Vencer a resistência do usuário idem. Vide a ribbon, interface do novo Office. Quem nunca mexeu no Office antes amou. Quem estava acostumado com a antiga, odiou. Testes de usabilidade mostram que a interface É mais simples, intuitiva e rápida. MAS o usuário já está acostumado com isso.

    Uma interface nova era essencial para o OLPC, mas o sugar não convenceu. SE o XP convencer, será apenas pq os professores já estão acostumados, mas o modelo mouse/tela/teclado já deu o que tinha que dar.

    US$ 3 ?????
    Hahahaha

    A MS agora cobra para fazer caridade, com US$ 3 por aparelinho ela paga os desenvolvedores e sobra o troco ainda.

    gsanchez (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 5:15 pm

    O problema não é simplesmente ter o Windows no XO. O problema é rodar Windows e toda a parafernália necessária e indispensável (anti isso, anti aquilo) num hardware limitado e proposto a ser um canal de educação.

    Educar não é ensinar a usar a ferramenta padrão (no caso, Windows e Office), educar é ensinar a achar a melhor solução para um problema, usando as ferramentas necessárias para tal (sim, ferramentas no plural). Agora, usar um projeto educacional para catequizar crianças sem recursos para somente conhecer as ferramentas da Microsoft e alienar as crianças a outras ferramentas é, pelo menos moralmente, bastante questionável, senão indecente.

    Além do mais, o Negroponte havia afirmado de pé junto que o software livre era necessário, se não imprescindível, para o desabrochar do XO, agora vem e diz que não foi adiante por causa do software livre. HIPOCRISIA! Não foi adiante por incompetência da equipe dele e por marketing exagerado e fora da realidade.

    Bruno (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 9:25 pm

    Demetrius eu dei a ideia sim e acho valido.
    Mas não sou expert em linux , quando dei essa ideia em uma outra notícia o Augusto até se dispos a colocar aqui no br-linux.

    Eu dei a ideia e pelo que sei aqui na comunidade br-linux, digo comunidade pq considero isso como uma grande comunidade, sei que tem pessoas que tem capacidade de fazer algo bem interessante.

    Eu não me acho capaz de levantar a bandeira e seguir na frente de um projeto desse porte.

    Eu acho que se muitos se organizarem em prol de linux em notes de professores e crianças podem sair ai cursos e apostilas bacanas para que ninguem pense em mudar pra um winxp piratex.

    Se alguem quizer pegar a ideia e por em pratica e chamar mais pessoas para realmente fazer e acontecer.
    Vou ficar muito agradecido pq precisamos sim de ações como essa.
    =============================================================

    André o ia é de isso ainda vai acontecer rs

    Falou Cardoso, o grande especialista em Educação, que conhece a fundo o projeto. Aliás, especialista em tudo.

Este post é antigo (2008-07-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.