Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Visual do Ubuntu 8.10 muda – de novo

“Adeus espiral de bolinhas, oi Ibex. Para quem ficou assustado ou com enjôo ao ver o espiral de bolinhas de cores perturbadoras que parecia te sugar pra dentro do monitor, uma boa notícia.

O wallpaper muda e o tema talvez. Ufa!!! :)”

Enviado por Albert Einstein (spideryzarcΘgmail·com) – referência (linuxtoday.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:36 pm

    Uai, o fundo é quase preto? Assim vai perder a identidade!! Voto pela volta do marrom total, que eu sempre achei prá lá de distinto!

    Eduardo (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:40 pm

    Ainda bem, aquelas bolinahs tavam feias!

    Nighto (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:47 pm

    Engraçado que olhando ele pequeno, realmente parece um ibex, mas olhando ele grande no meu monitor (como papel de parede mesmo) parece um ser bizarro, tipo um macaco sem cérebro com a boca aberta ou alguma coisa assim… hehe

    []

    “Enviado por Albert Einstein” hehehe

    Espero que seja verdade, dai em prometo que paro de xingar a mamãezinha do senhor Shuttleworth.

    joaquim nabuco (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 2:58 pm

    como se o wallpaper fosse o mais importante numa distro…

    Ioca100 (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:10 pm

    Estou usando este tema no 8.04: https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/DustTheme?action=show&redirect=Artwork%2FIncoming%2FIntrepid%2FDustTheme

    Thiago (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:18 pm

    Nunca entendi pq se dá tanta importância para o tema dessa ou daquela distro. Uma das coisas mais legais (em qqer distro) é poder mudar o desktop da maneira que vc quiser!

    Não gostou do tema? Mude-o! Opções por aí não faltam…

    antixiita (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:36 pm

    NOSSSSAAAAA!!!!! O Ubuntu mudou o papel de parede, QUE AVANÇO!!!
    Ridicula esse foco dos “xiiuntu’s” que mostram toda baboseira que é feita no ubuntu como se fosse a oitava maravilha do mundo.
    Não esquenta não galera, na semana que vem muda de novo o tema (papel de parede é tema??), em vez do marrom cor de fezes vai ser o marrom cor de merda.

    Rodrigo Barba (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:37 pm

    Thiago (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 3:18 pm

    Nunca entendi pq se dá tanta importância para o tema dessa ou daquela distro. Uma das coisas mais legais (em qqer distro) é poder mudar o desktop da maneira que vc quiser!

    Não gostou do tema? Mude-o! Opções por aí não faltam…

    Pois é Thiago, essa sempre foi minha dúvida…

    a (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:13 pm

    esse não é o wallpaper atual do ibex. o wallpaper é esse http://staging.altonlabs.com/ubuntu/intrepid-new.png é marrom como todo ubuntu.

    O tema padrão é sim importante, sobre tudo para uma distro tem como missão popularizar o linux. pra q trazer os drives do wifi? o usuário pode baixar ele mesmo. pra q openoffice instalado? pra q trazer codecs? drives de impressoras? ambiente gráfico? particionado? grub? pra q computador? o usuário q faça as contas dele de cabeça…

    O MacOs é caríssimo o usuário tem q pagar por tudo e aprender tudo denovo, mas tem quase 4 vezes o numero de usuários, tem mais suporte das empresas de hardware, software e serviços. Linux ainda é uma “coisa” q as pessoas não querem nem de graça.

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:28 pm

    Engraçado como as coisas mudam, ha pouco tempo atraz os usuarios de LINUX (disse Linux) era considerados experts por suas dividas complexas e cheias de tecnicas. Os foruns de Linux eram visitados apenas por pessoas que tinham, na sua grande maioria, um “diferencial” em relação as demais sistemas operacionais. Pra ser mais claro: Windows.

    Sendo que, esse (Windows) era para nós (Linuxers) um “sisteminha” onde não se tinha atrativo algum no que se refere a configurações avançadas, configurações em modo texto, instalação “na unha” de hardware, complexibilidade na configuração de alguns softwares, etc.

    Lógico que parte dessa mudança fez muito bem, até mesmo para os Linuxers das “antiga” pois trouxe mais produtividade (agilidade na configuração=mais tempo=produtividade) que é de grande importancia para nós todos. Por outro lado aquele “sisteminha” que citei a pouco, tem tentado (tadinho) ser mais “avançado” e procurando assumir o lugar que um dia foi (isso mesmo FOI) nosso. Melhor dizendo, esse lugar ainda é nosso mas estamos fazendo o favor pra nós mesmos de dá-lo ao segundo colocado. E sabe quando isso acontece? Quando postamos inutilidades como essas, tipo: “Mudou a cor do papel de parede”, “mudou o tipo do tema”, e o pior de tudo: Um tópico totalmente sectario fugindo TOTALMENTE dos principios coletivos de informações no qual foi fundado o Linux.

    Quem é da antiga vai concordar comigo, quando se obtia alguma informação referente a Linux era uma informação generica, não se dava muita importancia ao nome da distro (ou quase nenhuma).
    Enquanto estamos crescendo igual rabo de cavalo, os usuarios de Windows estão se tornando “avançados”. E o Linux, ah tá desculpe-me, Linux não, o Ubuntu é apenas objeto de admiração pelas sua diversidade de tom marrom em seus temas.

    Sou da antiga e não concordo com você. Quer dizer que o fato de haver gente interessada no tema e no visual é incompatível com a possibilidade de haver outras pessoas com os conhecimentos e interesses que você considera avançados?

    Me parece que essa afirmação não se sustenta nem como argumento, nem quando comparada à realidade objetiva.

    E mais: popularidade do software livre não é ruim para ninguém. Acho que é muito positivo hoje haver também usuários Linux iniciantes, superficiais e orientados puramente ao desktop. E a existência deles não tira lugar nem espaço dos usuários ditos avançados.

    foobob (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:45 pm

    Alguém aí é chato suficiente para não mudar o wallpaper padrão em qualquer SO?

    foobob (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 4:47 pm

    miranda, isso é culpa da maldita inclusão digital!! E prova, sim, que o Linux tem se tornado cada vez mais popular. Ainda que, falem mal, mas falem de mim… :P

    AlphaZine (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 5:13 pm

    Por incrível que pareça, muitos usuários “normais” não mudam o papel de parede de seus sistemas. Eles simplemente ligam o computador, fazem o que tem que fazer, e depois desligam e vão embora.

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 5:25 pm

    Bom, vamos lá:

    “E mais: popularidade do software livre não é ruim para ninguém.”

    Quando que eu disse que popularidade faz mal ao SL?? Eu me referi a inutilidade. Não confunda os termos.
    Não sou contra a nenhum avanço do Linux em relação ao desktop(disse Linux). A facilidade de uso tem se tornado comum em qualquer distro Linux (não só ubuntu).
    Tambem não exclui pessoas leigas das demais, acho que até mesmo pelo interesse nessas pessoas deveria-se produzir algo mais voltado ao elevo intelectual desses, ou estamos criando apenas usuarios interessados em mudar cor do tema e papel de parede?? É isso?? Ensinar isso nem precisa, ele ja sabe fazer desde o Windows.

    “Quer dizer que o fato de haver gente interessada no tema e no visual é incompatível com a possibilidade de haver outras pessoas com os conhecimentos e interesses que você considera avançados?”

    Infelizmente segundo esse conceito que hoje esta sendo pregado, avançado é saber além de trocar o papel de parede saber mudar a cor do tema. Não sou contra em nenhum momento a utilização em massa do Linux, mas não devemos deixa-lo um “Windows-like” para poder alcançar essa popularidade.
    De que adianta ensinar um usuario e trocar o papel de parede e mudar a cor do tema e não ensina-lo a formatar um pendrive no Linux??
    Pra mim e pra você é banal fazer isso em qualquer SO, mas pro leigo isso já não é considerado “muito tecnico fazer isso no Linux” (avançado)??

    O papel de parede até que geralmente o usuário leigo troca, mas o restante do tema, com certeza não.

    Outra, já ouviram a expressão: ” A primeira impressão é a que fica”?

    Um abraço.

    cristo (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 5:41 pm

    @miranda

    Como dizia uma pessoa que conheci:

    “Os vermes dos charcos serão anjos um dia”

    No caso independente do wallpaper, da aparencia e das frescuras, o Ubuntu ainda mantém as coisas avanças como todos os outros Unix, no caso se quiser explorar mais afundo você pode, já no Windows isso não é a mesma coisa, pois no Ubuntu, no Debian, no pcBSD, no Suse e em outros Unix se você faz merda sabe como corrigir e sabe por onde procurar, mas no Windows (XP, 95, 98, ME, 2000, 3.11 e Vista) isso não é possível, neste caso o Ubuntu ainda mantém o diferencial até que o tabacudo do usuário quando tiver interesse se torne o maior hacker de todos os tempos.

    No caso na época de hoje quanto mais gente melhor, não adianta manter mais a idéia restrita de vamos deixar mais difícil pois temos empregos garantidos, pois a época reflete justamente o contrário, principalmente por causa da quantidade de opções tecnológicas que existem.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:13 pm

    Para meditar:
    Rank Distribuição H.P.D*
    1 Ubuntu 2240
    3 Mint 1391<
    4 Fedora 1325
    7 Mandriva 970>
    8 Damn Small 609=
    9 Sabayon 587=
    10 Dreamlinux 581
    14 Kubuntu 487=
    15 Arch 458<
    16 MEPIS 446=
    17 Gentoo 441
    19 gOS 384<
    20 Zenwalk
    Fonte: DistroWatch, últimos 6 meses.

    Se formos brincar de “quando foi que eu disse”, quando foi que eu disse que você afirmou que a popularidade faz mal ao sistema, Miranda?

    E felizmente, apesar de você se esforçar para não reconhecer, o número de usuários avançados cresce, sem ser perturbado pelo grande número de usuários iniciantes e interessados exclusivamente no visual do desktop e nos aplicativos mais comuns. Como deveria ser.

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:14 pm

    Não cristo, não faço apologia a restrição de informação. Só não acho tão simplista assim as coisas no mundo real, tipo: “vamos mostrar um tema legal que todo mundo vai usar Linux” eu não creio nisso não. Acho que essa abordagem não funciona no end-user atual.

    Citei o exemplo de formatar o pendrive, coisa curriqueira atualmente em qualquer lugar do mundo, ja imaginou ensinar o usuario final a fazer isso?? Se bobear muitos linuxers desse site não o sabem. É errado eles não saberem?? Claro que não, ninguem nasceu sabendo. Não estou criticando, aprendemos a cada dia. Só Acho que deveriamos nos importar com essa interação com o usuario pois é isso que vai trazer novos usuarios e não como mudar o wallpaper ou tema.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:16 pm

    Retificando:

    Rank Distribuição H.P.D*
    1 Ubuntu 2240
    3 Mint 1391<
    4 Fedora 1325
    7 Mandriva 970>
    8 Damn Small 609=
    9 Sabayon 587=
    10 Dreamlinux 581
    14 Kubuntu 487=
    15 Arch 458<
    16 MEPIS 446=
    17 Gentoo 441
    19 gOS 384<
    20 Zenwalk 374=

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:24 pm

    Então vamos brincar de “quem foi que disse”:

    E felizmente, apesar de você se esforçar para não reconhecer, o número de usuários avançados cresce, sem ser perturbado pelo grande número de usuários iniciantes e interessados exclusivamente no visual do desktop e nos aplicativos mais comuns. Como deveria ser.

    Quando eu falei que me “perturbava” o crescimento de novos usuarios?? Vou explicar detalhadamente o que penso:
    O que acho errado Augusto é a abordagem, não adianta colocar papel de parede “bunitinho” e icones floridos para convencer o end-user a usar Linux. Ele pode ate achar bonito mas na primeira dificuldade ele chuta o balde e coloca o windows pirata, é fato!!

    Miranda, e o que você vai fazer a respeito? Criticar que se noticie os assuntos que uma parcela tão expressiva do público tem interesse em acompanhar não lhe aproxima desse seu quimérico objetivo.

    Aliás, de modo geral, não acho que o papel de parede bonito prejudique outras iniciativas, nem que seja inserido na intenção de evitar que o usuário chute o balde e resolva usar Windows.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:27 pm

    Colega miranda, não sou especialista em Linux, mas lá no nosso fórum tem explicação, veja: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29444.msg171531.html#msg171531
    A tabela que postei acima, não está saindo completa, vejam: http://distrowatch.com/

    fernando (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 6:57 pm

    não vou instalar mais o ubuntu por causa desse wallpaper horrível!

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 7:03 pm

    Bacana seu forum Ioca100, a dica é excelente também. Realmente deve ser meio (ou completamente) quimerico meu objetivo, mas minha realidade não. E o que tenho escrito nesse topico é o que tenho visto concernente ao assunto.
    Vou parar porque ja ta virando “radio-pião” o negocio. Vamos lutar mesmo pelo crescimento do Linux.

    Miranda, a chave não é criticar que os assuntos que você não aprova sejam publicados, e sim promover a criação de mais material sobre os assuntos que você aprova.

    Sempre que você criar algum material deste tipo, use o formulário de inclusão do BR-Linux para que eu ajude a divulgar. E, se possível, aceite que outros usuários tem interesses diferentes dos seus, e alguns de nós não vivem em uma realidade em que impedir que algum usuário “chuta o balde e coloca o windows pirata” é o objetivo primordial.

    miranda (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 7:15 pm

    Tranquilo cara, fiz uma abordagem brusca e isso foi mal. :(
    []‘s

    Wallacy (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 8:49 pm

    Ioca100,

    Porque você omitiu alguns numeros do distrowatch?

    2 – openSUSE 1871
    5 – PCLinuxOS 1103
    6 – Debian 1067
    11 – CentOS 572
    12 – Slackware 519
    13 – Puppy 519
    18 – FreeBSD 413

    Só por curiosidade mesmo.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 9:04 pm

    Fala Wallace, eu colei a lista e estavam todos, mas na hora que saiu, houve essa alteração, por isso fiz a menção num post das 6:27 , onde deixei o link da DistroWatch.Valeu a colaboração.Abç.

    marco (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 9:10 pm

    Apesar de não usar o ubuntu, gosto dele, sempre inventa algo para não sair de evidência…se fpr útil ou não…

    marco (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 9:10 pm

    Apesar de não usar o ubuntu, gosto dele, sempre inventa algo para não sair de evidência…se for útil ou não…

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 9:33 pm

    miranda, para muitos usuarios novos a visual é muito importante.

    Instalei o Ubuntu no meu tio, ele usou por 5 minutos e disse que era muito dificil e feio, então o que eu fiz, deixei ele com cara de Xp no tempo que ele saiu e falei que coloquei outra distro. O cara disse que era bem mais facil, uhahuahua. Choque cultural. Visual é importante sim, mas o Ubuntu é feinho, deveria ter criticado a Kubunto, sei lá! uhahua

    Abraço

    satierf (usuário não registrado) em 15/10/2008 às 10:13 pm

    Olá amigos, muito tenho lido sobre essa ou aquela distuibuição Linux
    muito aprendi sem nunca ter frequentado uma aulinha dessas que dizem por aí que nos ensinará o básico para poder lidar com um computador, respeito todas as opiniões as críticas também é bem vinda.
    Agora para criticar uma versão Linux devemos conhecê-la, seu conteúdo
    a maneira que a mesma chega até nós, saber realente por que estamos usando computador e aí sim fazer uma relação custo benefício, alguém pode dizer quando foi pago por esse sistema operacional que roda em seu computador , quantas vezes você tem que desfragmentar o hd será que toda vez que é carregado ele trava, ser for afirmativo se você é livre para substituí-lo nem que seja por um sistema operacional desses que todo mundo diz que tem e que funciona aquele que foi retirado de comercialização mas você é livre se ainda não tem habilidades para poder instalar um desses fique tranquilo custará dependendo de quem o fizer uns 50 paus quase de graça para não dizer pirata ,

    Mas se és um pouco sábio encontrarás um bela distribuição Linux que lhe proporcionará um bom ambiente de trabalho, uma boa segurança, aquele papel de parede que você diz que é insubstituível nem ligue importe ele nessa nova aventura importe também sua conta . Isso o UBUNTU FAZ COM ELEGÂNCIA PENA QUE NÃO É PRECISO PAGAR NADA POR ISSO NÃO É . EU ME ORGULHO EM DIZER QUE USO LINUX INDEPENDENTE DE SER UBUNTU .

Este post é antigo (2008-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.