Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo de usuário demonstra desktop 3D no Linux

Vídeos demonstrando os desktops 3D do Linux estão em promoção (3 reais a dúzia, parcelado em até 4X sem juros), mas de vez em quando algum ainda chama a minha atenção – e é o caso deste, que mostra o desktop 3D (Beryl + Compiz Fusion + Metacity) em um PC com Gentoo.

Conheço batante gente que gosta de assistir este tipo de demo, mesmo sabendo que poucas ou nenhumas aplicações práticas que não pudessem ser realizadas em um desktop 2D tradicional estarão sendo exibidas. Se você é um deles, divirta-se.

Ao final da página do vídeo, tem o link para o tutorial que explica como fazer.

Saiba mais (remixtechnology.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “3 reais a dúzia, parcelado em até 4X sem juros”… Isso se não for nas Casas Bahia ;-)

    Mas uma limitação muito ruim da tecnologia utilizada pelos atuais Desktops 3D é o fato de, por utilizarem o processamento do processador da placa-de-vídeo, impossibilitam que você utilize todo este poder para outras tarefas, como jogos.

    Se você pensar bem, para os que não utilizam o computador como video-game é muito vantajoso ter um gerenciador de janelas como o compiz – desde que sem muita frescura – pois assim obtem-se melhor desempenho, já que boa parte do processamento que o processador principal teria é jogado para a placa-de-vídeo.

    Não resta dúvidas de que os efeitos que temos no compiz e beryl são muito superiores aos do Windows Vista. Mas notei que os do Vista são, em geral, mais leves, e não apresentam tanto aquela limitação do compiz de você não conseguir jogar seus joguinhos favoritos.

    PS: Muito interessante o vídeo mesmo. Nunca havia visto o fogo azul no compiz, mas viu só a configuração da máquina do cara? Prefiro ficar com o meu Duronzinho 1500 mesmo. haauauahaua

    Meu micro não é tão fantastico e a nvidia é onboard, e o rendimento do compiz é excelente, veja :

    http://br.youtube.com/watch?v=ngCR4szdUyg

    Sobre rodar jogos eu não sei, mas se isso é realidade já devem estar trabalhando nesse problema. Se bem que no caso do ubuntu, voce ativa e desativa o compiz direto pelas preferencias de video.

    Ah sim, o compiz também roda muito bem aqui na dita máquina, com uma Gf4 (64MB). Mas, como eu uso uma resolução um tanto alta (1440×900) fica difícil rodar bem quando há algum programa comedor de memória e processador (firefox) rodando.

    Mas é bem chato ter que ligar e desligar os efeitos quando for jogar algum game. O ideal seria se os efeitos fossem automaticamente desabilitados quando algum programa rodasse em tela cheia sobre o X.

    hamacker, preferências de vídeo não, preferências de aparência.

    Sobre o desempenho dos jogos, nada mais lógigo essa comparação de Compiz X Vista.

    O Compiz apresenta efeitos mais elaborados e exigem mais poder de processamento. Sobra pouco para os jogos. Os efeitos do Aero são menos chamativos e acabam exigindo menos máquina, daí os jogos rodarem com mais folga.

    Para quem não tem Flash, assim como eu, pode assistir diretamente o vídeo pelo seguinte endereço: http://remixtechnology.com/flash/bfg-c2d-screenshot.flv

    Creio que o Vista desabilita o Aero automaticamente ao rodar um aplicativo DirectX 3d em fullscreen. Só se rodar windowed aí tem que desligar manualmente.

    O Compiz não tem algo parecido?

    LKRaider, o Fusion-Icon permite ativar/desativar facilmente o Compiz pelo tray:

    http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compiz-Fusion#Fusion-Icon

    master_zion (usuário não registrado) em 31/01/2008 às 10:43 am

    até eu ja gravei o meu…
    http://www.youtube.com/watch?v=VIHCzNbwCkg

Este post é antigo (2008-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.