Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Uma poetisa se encanta pelo software Livre

“Ela se encantou pelo mundo do software Livre, pois não imaginava que poderia haver uma comunidade mundial, onde pessoas de todas as partes, se ajudam, trabalham, interagem o tempo todo. “Vocês são sempre tão solícitos” diz ela. Agora ela está em plena campanha pela divulgação do software Livre, no mundo da poesia e da literatura. Em todos os lugares onde publica na internet, deixa uma pequena bandeira. Veja uma variedade de amostras no link.”

Enviado por Sincero Zeferino Filho (Oheremita) (oheremitaΘopenoffice·org) – referência (oheremita.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kayo (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 1:20 pm

    era o que faltava.

    pois é…
    falar o quê?

    Como? o povinho que gosta de criticar ja chegou! Alguem ja leu o artigo completo lá!

    Ela achou o mundo do software livre uma maravilha, todos muitos solidários e o pessoal fica criticando!

    hell (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 2:26 pm

    Agora ficará interessante?
    Se em poesias o mundo se ver
    como petalas de rosas,
    de sangue e dinheiro.

    Onde está a nação?
    Se a terra aquece e o fogo mata…

    os poetas?
    eu vejo muitos
    eles tentam
    ou praticam
    se esforçam
    mas não conseguem
    e as poesias?
    morrem
    de tédio.

    Eu falei que esta parceria com o meiobit só traz gente estúpida pra ca.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 3:41 pm

    Bem que eu notei que esse people veio do meiobit: são todos “garotos enxaquecas”.

    “Vocês são sempre tão solícitos”

    Obviamente, ela ainda não recebeu seu primeiro RTFM em listas de discussão. :)

    Esse povinho do 1/2bit é chato pra kct. Tem como alguém não se emocionar com software livre? Há apenas 10/15 anos atrás, eu rodava um SO fechado e um ou outro freeware. Hoje eu rodo um SO “freeware” e livre inteiro e não vejo nenhuma necessidade de qualquer software fechado. É uma maravilha da natureza, por assim dizer…

    cristo (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 5:24 pm

    concordo plenamente, pois software livre é mais que somente programas, são ideologias que estimulam realmente o mundo, espero boa sorte a poetisa.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 6:11 pm

    Tipo. Existe a galera do RTFM, que em geral _desenvolve_ código e NÃO gosta de prestar suporte à meros usuários (vide documentos elitistas como o “como fazer perguntas” do eric raymond). Esses, sim, não são muito prestativos — ou, pelo menos, não com pessoas comuns.

    A galera dos canais de suporte no irc (como #ubuntu-br) tem um tom bastante diferente. Em geral não são desenvolvedores, e gostam, sim, de prestar suporte: explicam detalhadamente a usuários que não sabem o “caminho das pedras” dos computadores, e são, sim, muito prestativos. Já vi inumeras vezes gente passar 30mins, 1h ajudando alguém no #ubuntu-br com um problema de xorg.conf, o tipo de problema que se veria ‘RTFM’ nas listas imediatamente. Talz.

    Uma forma de explicar isso é que a comunidade funciona como um organismo com diferenciações; a comunidade não é formada somente por desenvolvedores, assim como o corpo humano não é formado somente pelo fígado.

    E sim, eu me encanto com a comunidade também, mesmo nem todos dela sendo exatamente amigáveis. O funcionamento dela, na verdade, é muito adaptável: quem quer socializar virtualmente pode desempenhar papeis de comunicação, e quem nao quer contato direto pode ficar atrás de um commit do cvs :)

    kayo (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 9:20 am

    meu comentário foi moderado negativamente mas eu entendo que a maiora do pessoal não entende muito bem a coisa. é legal ver que vocês utilizam software livre, mas pergunto aqui, quem desenvolve alguma coisa? ninguém.

    eu sei que existe desenvolvedores, claro, mas tenho certeza que não são vocês. o Brasil é muito lerdo para desenvolvimento em grupo, basta você procurar no sourceforge e ver que 97% dos projetos la criados não tem apoio nenhum.

    isso acontece porque esses que ficão motivados em criar projetos saiem de sites aonde crianças ficão arrotando: “eu uso software livre pois posso ver o código e modificar”. sendo que ninguém jamais chegou a se quer ver aonde começa o código do programa e muito menos envia relatórios de bug, não fazem nada. mas ficão aqui arrotando saberem tudo.

    então, imagina você chegar no site que gosta de ficar informado sobre linux no Brasil e se deparar com um texto dizendo que, agora, uma poetisa está agora arrotando coisas com todo aquele mágico e lindo e devemos dar atenção a isso.

    kayo , muita gente aqui é desenvolvedor sim, mesmo assim ajudar um projeto free não é só programar mas também ajudar outros usuários que tem menos conhecimento. Com relação ao Brasil creio que os Norte Americanos e Europeus tem um nivel de educação e capital muito melhor que o nosso, não é a toa que uma grande parte da midia filmes, musica, internet vem de lá, ou talvez porque muitos brasileiros ficam só reclamando em vez de por a mão na massa.
    A maior bobagem que ando escutando por ai é: “não sei programar o que adianta ter o codigo fonte” pois eu digo que não e você que precisa mexer no código, mas outras pessoas ou empresas que entendem do assunto,no codigo fonte do Firefox esta escrito que ele e derivado do Netscape, já pensou se o Netscape não tivesse o código-fonte disponível! O Firefox existiria? se e existisse estaria tão bom como esta hoje?

    Eu achei bem divertido :)

    Não entendi porque vocês começaram a discutir sobre desenvolvimento de software aqui, haja vista que o relato apenas quer transmitir o fascínio que o software livre desperta nas pessoas.

    Quando comecei a usar GNU/Linux, o fiz puramente pela necessidade de desafios, como todo bom nerd. Perdendo partições, xingando até a 14 geração de quem desenvolveu o fdisk..
    Pouquíssimo tempo depois, lá estava eu com meu Conectiva Marumbi funcionando, feliz da vida, mesmo praticamente sem saber do que aquilo se tratava, e com um computador não muito util em mãos, já que havia caído de para-quedas neste mundo novo.

    Passada a euforia, comecei a investigar mais sobre o que era esse tal “movimento”, e é simplesmente inevitável sentir cada vez mais vontade de fazer parte deste grande passo.
    Poder compartilhar conhecimento e experiências é a parte mais divertida da história. Não é e nunca foi pelo dinheiro.

    Quem criticou e julgou mal o fato da poetiza se encantar “por nós” é porque nunca forneceu ajuda, já forneceu e só passou MUITA raiva (provavelmente para familiares) ou nunca precisou da ajuda.
    Provavelmente também nunca se envolveu em projetos de software (seja para desenvolver, documentar, traduzir) e, como novato, teve ajuda de mãos mais experientes, te guiando e facilitando seu aprendizado.

    “It’s a win-win”, como diriam meus colegas de trabalho.

    Portanto pessoal, sejam menos futeis ao acharem que software livre é apenas software. Pensar desta forma é tão idiota quanto achar que religião é apenas religião.
    Tudo na vida pode fascinar, engrandecer e edificar. Só depende de você, dos seus princípios e pontos de vista.

    Juli (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 6:03 pm

    Olá!Sou Juli Lima, desejaria agradecer a cada um de vocês pela atenção que deram e à interação com o texto de OhEremita. O que eu fiz foi apenas divulgar nos meios que atuo com as ferramentas que disponho. Muitos de nós que não vive o universo do software livre, tem uma visão equivocada tanto dos programas quanto das pessoas que lidam com eles. Meu novo PC possibilitou-me adentrar neste universo, pelo UBUNTU. Neste pouco tempo, pude observar que há um ideal a mediar as ações. Existe um olhar de escuta entre estes idealistas sem fronteiras. São pessoas competentes e extraordinárias. Particularmente acredito que sejam os melhores do mundo. Sabe por que? São brasileiros e amam o que fazem!

Este post é antigo (2008-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.