Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Um pouco sobre o bom e velho Kurumin”

“Resolvi fazer um artigo falando do Linux Kurumin, uma distribuição Linux 100% brasileira, idealizada por Carlos E. Morimoto. Antes de falar desta distribuição que tem inúmeros seguidores Brasil afora, vou contar um pouco da história de Morimoto, que começou a programar aos 7 anos e aos 13 já trabalhava com manutenção de micros. Aos 17 anos publicou seu primeiro livro. “Humildemente” ele se julga autodidata. Para finalizar, Carlos Morimoto possui um portal eletrônico, o Guia do Hardware e em 2007 foi eleito pelos usuários do BR-Linux como Personalidade da Comunidade Livre Nacional.

Bem, o foco deste artigo não é apresentar ao leitor soluções ou dicas deste Sistema Operacional, mas sim passar um pouco da experiência como usuário iniciante de Linux que sou, para quem está desejando entrar neste mundo e está confuso por causa de tantas distribuições que existem no mercado. Kurumin é uma palavra da língua Tupi Guarani e seu significado é “Criança” ou “Jovem Menino”. No início, era para ser uma distribuição somente para uso pessoal de Morimoto, mas quando este resolveu disponibilizar em seu site, muita gente mostrou interesse e incentivou Morimoto a seguir o projeto que está estacionado na versão 7.0. (…)”

Enviado por Tiago Santos (tiago·santosΘmultitasknet·com·br) – referência (infoneural.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 11:15 am

    Alguns diriam que isso se aplica a Linux em geral, e que “Just works” deveria ser substituido por “almost works”.

    Não seria mais construtivo admitir que SL é um trabalho em eterno progresso?

    Forbiden Code (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 11:41 am

    Hoje é o kurumin amanhã é o Ubuntu que vão falar mal

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 11:56 am

    O “eterno progresso” parece se aplicar a toda a informática.

    Nunca usei o Kurimin mas sempre ouvi falar muito bem dele.

    Execelente trabalho do Morimoto.

    Não leia… off-topic

    Não sei se é efeito da crise econômica mundial, mas parece que está faltando diversão no mercado; aí o pessoal fica revoltado e vem para o br-linux xingar Deus e o mundo.

    PS: Não uso, prefiro outra distribuição, mas o Kurumin é uma excelente distribuição; atende, e muito bem, ao público a que se dirigia.

    Eu vou dizer por que o Kurumin é uma porcaria. Ele é uma porcaria remendada cheia de patchs que não funcionam porque ele não é a minha distro do coração. Só a minha distro do coração funciona, e merece levar o nome de distro. Se o Kurumin fosse a minha distro do coração ele seria perfeito. Não teria bugs e rodaria lizinho em qualquer máquina. Só a minha distro do coração reconhece aquela placa wi-fi que o Kurumin teima em ignorar. Minha distro do coração é perfeita pra mim. Porque o Kurumin não é igual a minha distro do coração?

    PS: eu não sou Famboy. Minha distro do coração é perfeita e vocês é que tem inveja dela.

    haha Clésio Luiz, pior que é verdade sorte que o disco rigido do meu coração eh bem grande cabe varias distribuiçoes!

    Tiago Santos (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 2:29 pm

    Bem, confesso que sou um leigo no assunto e pode ser muito provavel que minha opnião não servirá para nada.

    No meu entender, o que está acontecendo com o Linux é uma coisa que acontece no futebol brasileiro: Quem torce pro Flamengo não pode aceitar de jeito nenhum que o Time do FLuminense esteja melhor e um determinado momento ou que tenha um jogador melhor!

    No linux é assim! Quem usa o Ubuntu fica cego e não admite que possam ou existem distribuicoes ou ferramentes que se encaixam melhor em outra distribuicao.

    Pessoal, vale lembrar que vivemos num pais sem investimento nenhum para esse tipo de trabalho. Enquanto o Ubuntu, por exemplo, tem um investimento de milhores de dollares por um africano maluco, o Kurumin sequer deve ter uma sala comercial em algum suburbio brasileiro e nem por isso esta muuuuito atras de distribuicoes de ponta (mandriva, ubuntu ou ate mesmo o suse).

    Vale lembrar que o Open SUSE que é patrocinado por uma multinacional e possui um PATCH para tradução do sistema! Começaram bem neh!

    O que costumam implicar e no caso do Script Shell.

    Robson (usuário não registrado) em 16/04/2008 às 4:02 pm

    Reclamam de qualquer coisa, vai sair agora o kurumin NG ai vão reclamar porque é baseado no kubuntu.
    Não sou mais usuário do kurumin, porém, sempre serei a favor desta distro, quanto aos scripts não sei o motivo das reclamações, pois é uma maneira de programação simples e nativa ao linux.
    Eu pessoalmente gero vários para facilitar minha vida, criando um firewall, para conversões com os parâmetros preferidos e etc.
    já usei as principais distros e digo não teve uma que em algum momento não tive que fazer uma intervenção ou remendo para que a mesma instalar ou reconhecer algum periférico ou drive.
    Aos fãs do ubuntu já aviso acredito que a até o lançamento não seja corrigido o Ubiquity está com um bug, máquinas com teclados ABNT-2, faz com que o X seja reinicializado quando chega na tela de seleção do layout de teclado.

    Alguns diriam que isso se aplica a Linux em geral, e que “Just works” deveria ser substituido por “almost works”.

    Não seria mais construtivo admitir que SL é um trabalho em eterno progresso?

    Não seria mais construtivo admitir que QUALQUER SOFTWARE é um trabalho em eterno progresso?, e que a ilusão de que softs proprietários fechados possam ser “produtos” finais e acabados é apenas isso, uma ilusão, permitida unicamente pela impossibilidade de abrir o capô e ver o que tem dentro, ou usá-los em situações onde o “fabricante” nunca vai garantir que “always works”?

Este post é antigo (2008-04-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.