Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial: Multimídia no Ubuntu Intrepid Ibex

“”Aqui uma ajuda para quem acabou de instalar a sua instalação limpa da nova versão do Ubuntu e quer instalar de uma só vez o java, flash e codecs para tocar mp3 e reproduzir praticamente todos os tipos de videos possiveis.” Só acessar o link: Tutorial Multimedia no Intrepid Ibex

Enviado por Thiago Bellini Ribeiro (thibelliniΘgmail·com) – referência (linuxparatodos.com.br).

Leia também: O script Ubuntu Perfeito está concluído.

Leia também: 10 Things You Should Do Immediately After Installing Ubuntu 8.10.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 10:59 am

    Acho que para um leigo ou avançados seria bem mais facil ir no Adicionar/Remover, e só digitar as extensões dos arquivos na busca, e selecionar para Donwload. Mas é uma boa dica também desse jeito, uma alternativa.

    Caio Ariede (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 12:18 pm

    Uma coisa que tenho visto, é a carência de tutoriais para usuários finais que não querem tocar no terminal.

    Eu amo terminal, prefiro mil vezes abrir ele e fazer tudo que preciso, ao invés de usar uma outra ferramenta visual.

    Porém a partir do momento que pessoas da minha familia começaram a usar Ubuntu/Linux, ví que é difícil ter que ensinar elas a usar o terminal.

    Toda hora: “abre terminal”, “digita isso”, “coloca sudo na frente”.

    Tenho escrito em meu blog algumas coisas focadas ao usuário final, pois sinto que existe essa carência.

    Seria legal você postar a forma visual de se fazer isso, pois já demonstrou a forma através do terminal.

    É só uma idéia.

    falows.

    Linux (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 12:58 pm

    Boa idéia Caio..vou trabalhar nisso agora a tarde mesmo!

    cardoso (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 1:22 pm

    “Agora vamos adicionar o repositorio mediabuntu:

    sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/intrepid.list –output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list”

    FAIL, TOTALMENTE FAIL. O autor nem se dá ao trablho de DIZER “abra um terminal…”

    O usuário leigo se perde TOTALMENTE.

    Acho que vocês precisam sair do mundinho geek e acompanhar gente normal usando computador. Já tentaram explicar algum procedimento para um leigo? Em geral eles puxam um caderno e ANOTAM os procedimentos. “calma, faz de novo. Onde você clicou?” Isso em GUIs.

    Acho que é uma questão de definição de público-alvo. Não sei se o autor estava se dirigindo ao público leigo. Me pareceu que não. Eu certamente não publiquei aqui essa notícia especificamente pensando no público leigo.

    Pelo contrário: me interessei pelo tutorial do Thiago e pelo link do artigo em inglês que eu apresentei ao final do texto justamente porque eles vão mais rapidamente aos pontos que interessam aos usuários intermediários e avançados.

    Imagino que existam por aí sites e recursos on-line cujo interesse primordial seja atender às demandas dos usuários leigos. Até espero que existam, e estou à disposição para apoiá-los, basta entrarem em contato solicitando. Mas por aqui o atendimento aos usuários iniciantes é apenas um entre os diversos interesses existentes, e não há nenhum compromisso de que todos os textos e materiais reflitam as necessidades desta parcela específica do público.

    Certamente não participo de nenhuma cruzada cujo objetivo máximo é levar o software livre a todos os lares e famílias. Acredito que seja uma boa opção para os lares e famílias, quando atende aos objetivos deles (e nem sempre isso acontece, imagino), mas não levo isso ao extremo de defender que a este interesse devam se subordinar os atos de todos os que usam, divulgam, documentam, desenvolvem ou distribuem estes softwares.

    Concordo que quem busca atender ao público leigo precisa sair do “mundinho geek”, mas dou as boas-vindas também aos autores que explicam a quem vive no “mundinho geek” quais os comandos diretos necessários para incluir os repositórios e instalar os pacotes que são bastante populares no “mundinho geek” mas não são incluídos na distribuição, e eventualmente nem mesmo apoiados pelo establishment, e prefiro que o façam de acordo com o nível de conhecimento do seu próprio público-alvo.

    Thiago Bellini (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 2:41 pm

    Obrigado pelas palavras Augusto Campos!

    Tentando ouvir sugestões (mesmo que algumas meio que ofensivas) modifiquei um pouco o tutorial. Dividi as sessões em “Linha de comando” e “Graficamente”.
    Espero que isso ajude usuários mais “novatos”.

Este post é antigo (2008-11-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.