Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tempo Real: O que é Kernel RT?

“”Algumas distribuições de Linux para Áudio possuem Kernel RT e outras não. O que isto significa?

(…)o Kernel RT foi modificado para permitir preempção completa e acelerar assim o tempo de resposta do processador as interrupções. Você não corre o risco de ouvir do computador ‘Espera um pouco’ quando pedir ao mesmo para executar uma tarefa. Só para exemplificar, um dos parâmetros que o escalonador utiliza para a preempção é o System Timer Resolution. Existe um intervalo de tempo (time slice) para cada tarefa que o processador recebe para fazer. Cada sistema utiliza uns milésimos de segundos para gerenciar estes intervalos de tempo. Assim um sistema gasta 1/n segundos por intervalo; algo como 1/33 para o W95, 1/100 para a série o Windows NT, 1/250 para o Linux padrão e 1/1000 para o Linux com Kernel RT.(…)””

Enviado por Andre Noel (andrenoelΘubuntu·com) – referência (flavioschiavoni.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ad Mundo (usuário não registrado) em 23/08/2008 às 4:46 pm

    Bem interessante…
    gostei do post!

    Inacio Rodrigo de Castro (usuário não registrado) em 23/08/2008 às 8:33 pm

    Sempre acompanho as matérias do site Br Linux. Parabéns.Tenho estudado Linux através deste site, porem gostaria de obter aulas particulares.

    JLAR (usuário não registrado) em 24/08/2008 às 10:38 am

    Só não apliquem kernel rt em pcs;laptops com processadores utilizados nos M$ “porcaria starter” – como os celerom M – que de nada vai adiantar!

    Rhob (usuário não registrado) em 24/08/2008 às 12:21 pm

    Incrível como mesmo com uma matéria relativa exclusivamente ao kernel RT do Linux, sempre aparece um troll xingando a Microsoft, não é, JLAR?

    E ao contrário do que você escreveu, os PROCESSADORES Celeron são fabricados pela Intel, e não pela Microsoft. Se as criaturas compram pcs em 152 parcelas nas Casas Bahia com esses processadores de baixo-custo, a culpa não é da Microsoft…

    Revoltado (usuário não registrado) em 24/08/2008 às 1:00 pm

    Rhob,

    Este é um blog sobre Software Livre, portanto é normal as pessoas que comentam aqui não gostarem da Microsoft por razões óbvias, mesmo que algumas vezes haja excessos por parte destes comentários.

    Agora se você é simpatizante da empresa mencionada, certamente existe uma infinidade de sites e blogs onde você encontrará opiniões conformantes com a sua.

    Engraçado que eles compararam com o Windows 95 e Nt. Por que será que não compararam com as versões atuais do sistema? Será que elas ainda estão melhores que o Linux nesse ponto?

    De qualquer forma, é positivo o Linux estar se desenvolvendo nesse ponto. É um dos motivos que o impede de ser um Unix, como o Solaris, AUX e Mac OS.

    Fulano Detal (usuário não registrado) em 24/08/2008 às 1:55 pm

    Rhob …

    pense antes de falar asneiras sobre o cara ser um troll ou mais um freetard da vida…
    até o Revoltado foi sensato …

    o cara (JLAR) não disse que os processadores são da microsoft nem que a mesma tem culpa … e nem tem como o windows ter culpa de algo em um pc que teoricamente teria que ter linux pra se aplicar o “kernel rt”, não é, Rhob ?

    M$ “porcaria starter” ficou até como um apelido carinhoso, é pouco pro que essa versão mal-feita do windows mereceria …
    mas não é ele o alvo de discussão aqui …

    comentários como o seu podem ser tão ruins quanto o de um verdadeiro troll … tome cuidado …

    o cara pode ter simplesmente se referido erroneamente a aquelas maquinas baratas com processadores podres de fracos com restante do hardware mais fraco ainda que geralmente são vendidos com “RU-windows starter edition” em casas-bahia da vida a trocentas prestações.

    ou ainda com alguma distro linux podre,enfeitada, desatualizada. o que também não ajuda usuarios novatos com amigos vendedores e conhecidos indicando windows o tempo todo.

    (e antes que alguém queira falar sobre acentuação ou regras gramaticais, vá a um blog sobre Lingua Portuguesa ) :-P

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 24/08/2008 às 10:19 pm

    marcosalex em 24/08/2008 às 1:34 pm

    Engraçado que eles compararam com o Windows 95 e Nt. Por que será que não compararam com as versões atuais do sistema? Será que elas ainda estão melhores que o Linux nesse ponto?

    De qualquer forma, é positivo o Linux estar se desenvolvendo nesse ponto. É um dos motivos que o impede de ser um Unix, como o Solaris, AUX e Mac OS.

    E a pergunta de meio milhão de reais é: por que o Linux não é um Unix? :D

    OS X é UNIX, Linux não é – entenda o que isto significa, e a razão

    JLAR (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 12:35 am

    Rapaz, meu post foi pro espaço e nem estava querendo depreciar ninguém. Viva a liberdade expressão!!!!!

    Meu caro Rob, quando eu falei “porcaria starter edition” eu quiz dizer – embora não tenha dito – que o kernel RT não vai ser um recurso vantajoso para processadores limitados como os celerons.

    Principalmente se vc tiver um kernel RT com o SO para i386.

    Quanto ao “porcaria starter” refiro-me assim devido às limitações que a MS colocou nos mesmos a fim de que não fossem usados em máquinas mais parrudas, só em pcs “populares”.

    Seja sincero: vc usaria “starter edition” ???? A MS detonou um sistema operaciional tornando-o praticamente inútil.

    Tive de trocar um “porcaria starter” do pc de minha cunhada pois trabalhava com planilhas e não podia COPIAR E COLAR entre células que 512MB de memória não eram suficientes. O que eu fiz? Coloquei um windows ME legalizado para ela poder trabalhar pq não queria usar SO pirata.

    Agora, peço que não deletem este post pois não é troll nenhum, apenas minha opinião!!!

    O BR-Linux não costuma deletar os comentários dos leitores. Seu comentário anterior esta disponível pelo link ao final da lista de comentários, que também leva a maiores explicações sobre o funcionamento do sistema de moderação pública.

    Esse kernel Linux PREEMPT_RT (ao qual o artigo se refere) tem latência e jitter muito altos. Simplesmente não presta para hard realtime [1] [2] – estejam alertados.

    Recomendo o Xenomai [3] ou o RTAI [4] para quem quiser trabalhar com um hard realtime de verdade.

    Referências:

    [1] Assessment of the Realtime Preemption Patches (RT-Preempt) and their impact on the general purpose performance of the system, Siro Arthur et. al., Lanzhou University, China

    http://dslab.lzu.edu.cn/docs/publications/Siro.pdf

    [2] Realizamos o mesmo teste utilizando o http://rt.wiki.kernel.org/index.php/Squarewave-example e observamos grandes desvios da forma de onda em um osciloscópio, que estranhamente diminuíam um pouco quando a carga do sistema aumentava.

    [3] http://www.xenomai.org

    [4] http://www.rtai.org

    Estranho, estou enviando comentários aqui e eles não estão aparecendo.

    PEdroArthur_JEdi (usuário não registrado) em 25/08/2008 às 2:48 pm

    – thotypous em 25/08/2008 às 11:24 am –

    Esse kernel Linux PREEMPT_RT (ao qual o artigo se refere) tem latência e jitter muito altos. Simplesmente não presta para hard realtime [1] [2] – estejam alertados.

    —-

    Hard realtime está ligado a criticidade do cumprimento das constantes temporais da aplicação. Entendi, pelo seu comentário, que o patch mencionado não está pronto para aplicações de tempo real com constantes estritas de valores muito baixos, na casa dos mili/nano segundos, já que você citou o jitter do sistema. Concordo plenamente. Para aplicações com constantes temporais críticas de valores mais altos, o Linux é utilizado em produção.

    http://www.linuxdevices.com/

    Entendi, pelo seu comentário, que o patch mencionado não está pronto para aplicações de tempo real com constantes estritas de valores muito baixos

    Exato.

    Para aplicações com constantes temporais críticas de valores mais altos, o Linux é utilizado em produção.

    Uma coisa que não citei antes, mas que é importante dizer – o Xenomai e o RTAI são sistemas que rodam ao lado do Linux. Não estamos falando aqui de “alternativas ao Linux”, mas sim de complementos ao Linux.

    A exemplo do antigo RTLinux da FSMLabs, que teve um rolo gigante com patentes de software, e foi comprado pela Wind River, o Xenomai e o RTAI rodam um nanokernel (o Adeos) que executa o Linux ao lado das tasks real-time por baixo de si.

    Pense no seguinte – mesmo que o Linux não conseguir se “preemptar” a tempo por si só, o Adeos vai lá e “preempta” o Linux, e chama as tasks real-time quando necessário. Pense em virtualização (por exemplo o Xen) – a abordagem é bem semelhante, só que introduzindo real-time.

Este post é antigo (2008-08-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.