Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TechRepublic pergunta: Mandriva 2008 Spring, o Linux Definitivo?

“Esta pergunta é feita por Jack Wallen da TechRepublic (Mandriva Spring 2008: The new “definitive” Linux?). Ele teve uma experiencia tal com esta distribuição em seu notebook que o fez cogitar esta pergunta.
Ele relata toda sua experiencia, fala do funcionamento correto da distribuição em vários quesitos de sua maquina, como vídeo, som, wireless e até hibernação. Fala também que não teve as mesmas impressões com outras distribuições, enfim, faz um relato completo de seu uso.

Mas ele deixa de abordar outras questões que podem sim fazer a diferença para um usuário desktop, como painel de controle centralizado e outras funções, que podem, realmente, fazer com que o Mandriva tenha um diferencial.”

Enviado por Max Raven (maxΘmaxraven·info) – referência (linuser.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 5:33 pm

    Todas as principais distribuições já estão com esses recursos e com um bom nível de maturidade. Varia muito a interface e o tema escolhido, mas até os pacotes estão convergindo.

    A maior diferença é que alguma pode detectar melhor um tipo de hardware do que outra, mas como os softwares são livres, acaba que o benefício vai se espalhando.

    Acredito que o próximo passo sejam frameworks de desenvolvimento que tenham ampla aceitação e boa performance em várias plataformas pra atrair mais desenvolvimento das ferramentas que ainda falta encontram no Linux, sejam livres ou não.

    Marcio-Torres (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 5:44 pm

    Eu concordo com o Marcos, hoje quase todas as grandes, estão muito bem servida. Agora quero falar pessoalmente do Mandriva 2008.1, realmente é um show, porém estou preocupado com a nova versão que já está em teste, isso porque a mesma virá com o kde 4.1 e sabemos que o mesmo está longe da perfeição do 3.5.x, de qualquer maneira tudo tem um preço nessa vida.

    Marcus_Jabber (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 10:09 pm

    Eu sou usuario do mandriva, realmente todas as distribuicoes “grandes” ja atingiram um nivel de maturidade legal, mas mesmo assim acho que o mandriva se destaca bem, suas ferramentas gráficas realmente funcionam e o MCC eh uma ferramenta sem igual. O gerenciamento de pacotes também é muito bom e intuitivo.

    O Mandriva vai alem do conceito “distribuicao amigavel”, na minha opiniao o mandriva eh uma distribuicao que prima pela simplicidade, algo como “distribuicao descomplicada”. Digo isso, porque para mim, muitas das solucoes ditas “amigaveis”, acabam por complicar ainda mais processo afim de torna-lo facil.

    Vale lembrar também que o mandriva nao eh uma distribuicao “pesada” e pode ser customizada ao maximo, de maneira descomplicada. :)

    Finalizando, na minha opniao o mandriva atende bem tanto o usuario novato quanto os mais savancados.

    Abraços!

    Além de usuário Mandriva, sou administrador, contando com vários servidores Oracle (CS4) e Web e Proxy (2008.1). Com isso acredito que posso dizer com certeza que o Mandriva Linux não é só uma distribuição amigável ao ponto da minha esposa conseguir se virar nele, mas também é estável e confiável para servir tarefas de missão crítica.
    Sobre o 2009.0 eu também estou apreensivo quanto ao KDE 4, mas vou usá-lo como vier pois tenho certeza que é melhor andar pra frente numa rua irregular do que andar pra traz. Mas para aqueles que não podem ou não querem perder tempo com detalhes ainda vão poder instalar o KDE 3 dos repositórios da Mandriva e usa-lo normalmente.
    Resumindo, se o Mandriva Linux é o Linux definitivo para todos eu não sei, só posso dizer que ele é o definitivo para mim, minha família e nas empresas que trabalho(arei). ;)

    Rafito (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 10:43 pm

    Mas eu acho que seria um absurdo uma distro que vai ser lançada no final de 2008 ainda vir com o KDE 3.5

    Uso o Mandriva pelo menos há 6 anos, ao mesmo tempo em que testo as principais distribuições, em computadores de configurações antigas à top de linha. O conjunto das vantagens me leva a preferir o seu uso comercial e doméstico. Atualmente uso o Mandriva Power Pack 2.008.1 Spring 64 bits: é show!

    Charles (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 11:36 pm

    Rafito, eu acharia o mesmo que você caso o KDE 4.1 estivesse perfeito e completo, digo com todos os programas convertidos para trabalhar na nova “base”, mas creio que até o lançamento da 2009.0 não teremos os principais programas totalmente compatíveis.

    Para você ter uma idéia, já andei testando o Gnome aqui em casa e o Xfce no escritório, pois já decidi que não usarei o KDE 4.x enquanto não estiver 100%.

    Sei que continuarei com o 3.5.9 por um bom tempo.

    Alexandre (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 11:51 pm

    Uso o Mandriva desde quando era Mandrake.

    Excelente distribuição.

    Onde trabalho ele está em todos os servidores e na maioria dos desktops.

    Tudo funciona redondo e o Spring 2008.1 está muito bom mesmo.

    O MCC é sem igual!

    Vida longa ao Mandriva.

    Isaac (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 11:52 pm

    Acho que o KDE 4 só vai estar 100% estável, na versão 4.2

    Isaac (usuário não registrado) em 8/08/2008 às 11:55 pm

    Quanto a distribuição Mandriva, sem comentários.
    Foi a distro que me fez pular fora do Ruindow$ (usava desde a versão 3.11).
    O único defeito (pequeno) na versão 2008.1 é a visualização de sites flash (Youtube), que faz o FF sumir do desktop.

    Isaac, procure resolver este problema do flash instalando o flashplayer 10. Faça o download em http://download.macromedia.com/pub/labs/flashplayer10/flashplayer10_install_linux_070208.tar.gz, descompacte e copie o arquivo libflashplayer.so em home/.mozilla/plugins.(renomeie o anterior como *.old_ Se continuar dando problemas desabilite no MCC > hardware > configuração de som a opção habilitar o pulse-audio 5.1. Vai dar tudo certo!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 4:10 am

    O 2008.1 não deveria mesmo vir com o KDE4, até porque, o pessoal do KDE sempre disse que a versão que tinha a época não era das melhores para usuário final, mas acredito que até o lançamento da 2009 boa parte já estará resolvido, até mesmo pelo que vi no 4.1 disponível atualmente.

    Só não estou usando o Mandriva agora por pura preguiça de arrumar minha instalação, coisa boba, resolvi experimentar outras até sair as novas versões das distribuições, talvez volte no 2009.

    Isaac (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 12:54 pm

    Valeu Baza.

    Felipe (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 1:34 pm

    O Mandriva foi a primeira distro que me fez ver que o Linux vale muito apena acho uma boa ela vir com o KDE 4 creio que até o novo lançamento do 2009.0 o KDE 4 ja estará a quase 100% compatível com tudo, o KDE 4 vem evoluindo muito rápido ja está na hora do pessoal para de só criticar e começar a ver que ele está bem melhor do que a versão 4.0 e bota melhor nisso até o lançamento do novo Mandriva ele vai ter melhorado ainda mais.

    geek (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 1:54 pm

    Ainda bem que a Mandriva mantém esse software: mds.mandriva.org

    Eu (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 1:59 pm

    O mandriva é e sempre será a minha distro preferida… Descomplicada, direta e agora usando o KDE 4.1 também está bonita. Testei a versão beta 1 e até que ela esta boa, embora ainda esteja meio instável. Como ainda é o primeiro beta então é normal que seja dessa forma, porém mesmo com tais defeitinhos (nada muito grave diga-se de passagem) já impressiona. To ansioso ^^

    falcaobionico (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 7:07 pm

    Aproveitem que tem desenvolvedores/programadores brasileiros na distro e reclamem com eles estes defeitos.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 7:54 pm

    Ao meu ver, após utilizar SUSE, Ubuntu, Kurumin, Mandriva e Dream Linux, quem está na frente é o SUSE…Mas essa é a minha percepção.

    Rapaz, quando vi esta notícia estava testando o Ubuntu 8.04. É com certeza muito bom, mas tive um aborrecimento com relação à resolução que me tirou do sério. No Mandriva, com um Centro de Controle, fica fácil contornar isso. Mas no Ubuntu, apesar da ajuda do pessoal do fórum, apanhei feio. Lindo o Ubuntu, mas um MCC faz falta. Seria bom o pessoal pensar nisto. Resultado: estou com o meu bom e velho Mandriva Spring 2008.1 instalado novamente. Com Gnome e tudo o mais. Depois de perder a mídia de instalação anterior, encontrei o .iso no hd. Maravilha!

    Diogo (usuário não registrado) em 9/08/2008 às 9:26 pm

    Acho que o Mandriva seria a melhor alternativa para popularizar o linux. Computadores novos usam várias versões de linux estranhas e pouco amigáveis, se viessem com Mandriva a coisa seria diferente. E sim, acho que é a distribuição definitiva, ao meu ver, o melhor Linux do mercado. Eu uso essa família, desde o Conectiva.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 10/08/2008 às 12:24 am

    Testei essa versão no Mandriva. O KDE 4.1 deles pelo menos no meu computador foi o mais estável até agora. Finalmente considerei ele “usável”, apesar de ainda sentir falta de muitas ferramentas e (o mais importante PRA MIM) as ferramentas novas não terem conseguido importar os dados do KDE 3.5.9
    E pelo menos comigo, o Mandriva também é a distro que melhor reconhece e configura meu hardware, apesar de já ter visto no meu serviço máquinas que o Mandriva não conseguiu configurar automático e o Kurumin conseguiu.

    Douglas Ponciano (usuário não registrado) em 10/08/2008 às 7:13 am

    Sou novo no mundo Linux. Minha distro é o mandriva 2008.1. Estou adorando e não estou sentindo nem um pouco de falta do meu antigo Windows XP!

Este post é antigo (2008-08-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.