Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Stallman esclarece a entrega das rédeas do GNU Emacs

No final da semana passada noticiamos que Richard Stallman se afastouu da condução do GNU Emacs, mas na ocasião havia poucos detalhes disponíveis. Então o NetworkWorld se encarregou de obtê-los diretamente da fonte, em uma breve entrevista por e-mail.

Após obter do autor um compromisso de que não usaria a palavra Linux isoladamente para se referir ao popular sistema operacional, nem chamaria de Open Source o que Stallman considera como Free Software, a principal celebridade do software livre deu os detalhes solicitados.

O venerável macróbio do software livre informou que se considera ocupado demais para dar a atenção que o GNU Emacs merece, disse que vem considerando tomar esta medida há um bom tempo, e que sente nostalgia ao fazê-lo, mas não muita. Ele voltou a esclarecer não ter sido o único líder do projeto ao longo dos últimos 32 anos, e afirmou que espera ver o GNU Emacs receber recursos de processamento de texto, editando texto formatado.

Saiba mais (networkworld.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Dstolf (usuário não registrado) em 28/02/2008 às 11:15 am

    na verdade ele mudou para o vi.

    Nobody (usuário não registrado) em 28/02/2008 às 11:29 am

    Eu uso um Dell IBM-PC GNU/BSD/KDE X11.org Telefonica-Speedy Powered Linux.

    Após obter do autor um compromisso de que não usaria a palavra Linux isoladamente para se referir ao popular sistema operacional, nem chamaria de Open Source o que Stallman considera como Free Software, a principal celebridade do software livre deu os detalhes solicitados.

    Desnecessário dizer isto Augusto.

    Semente, este aspecto foi destacado no texto do NetworkWorld, recebendo menção até mesmo no título, em aparente sintonia com o desejo do próprio entrevistado. É a pedido dele, não vejo razão para não reproduzir esta parte.

    Augusto, confesso que não tinha visto o texto do NetworkWorld, porém não acho que mereça destaque essa preferência do Stallman. Toda vez que ele pede isso é feito essa menção, acho que gera flames desnecessário (se é que existe flame war necessário) e tira o foco do que realmente é interessante.

    Concordo, também acho que ele exagera ao pedir isso a cada repórter que o procura. Mas como ele faz questão, creio que não custa de vez em quando dar destaque a este posicionamento dele.

    Sim, é verdade, não tiro a razão dele, mas ele é totalmente inseguro. :-P

    Agora, comentando sobre o assunto quanto a liderança do Stallman, todas as vezes que relatei bugs no Emacs o Stallman me respondeu e em poucas horas, inclusive recentemente ele me respondeu poucos minutos depois.

    Seu nome também é bem frequente nos commits. É bastante ativo, não sei como será sua participação daqui pra frente, mas acredito que continuará contribuindo com certa freqüência só que sem o peso da liderença.

    Acho que se ele diz que não mantêm o Emacs como gostaria, foi uma decisão sensata e espero boas novas no Emacs daqui pra frente.

    Seguimos.

    Xis (usuário não registrado) em 28/02/2008 às 3:47 pm

    Eu acho que a FSF tem que se reinventar. Eles criaram grande ferramentas, como o indispensável GCC. Porém, hoje em dia o SO não é apenas Linux+GNU … é Linux+GNU+Mozilla+Apache+MySQL(Sun)+o João que mandou um patch+ uma galera.

    O sistema vai ter que levar o nome do kernel, caso a FSF queira o gnuOS que terminem o hurd.

    Outra, a FSF só recomenda distribuições fracas. Ao invés de recomendar a RedHat que mantém os ideais, o Debian e outros, não, preferem recomendar outras que não são utilizadas.

    A RedHat tá levando o linux (e o OpenSource) a lugares onde só o software proprietário havia passado, e a FSF ? Acha que não é bom usar RedHat.

    Chega de jogar contra.

    Stallman e a FSF não focam em popularidade, mas liberdade. Ele deixa isso claro em um de seus manifestos mais antigos, onde descasca a antiga X Foundation (ou qual fosse seu nome) que escolheu uma licença extraliberal para o X em busca de popularidade.

    claro que popularidade é bom. Mas quando a mesma só é alcançada misturando-se com software proprietário, vai contra tudo o que o Stallman prega.

    fork() (usuário não registrado) em 29/02/2008 às 10:47 am

    Enquanto isso, no mundo real…

    … usuários M$ apanham e pedem mais…

Este post é antigo (2008-02-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.