Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Solis desenvolve sistema de gestão para UCS

“A Solis, Cooperativa de Soluções Livres, de Lajeado, começa a implementar em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, um sistema de gestão que será desenvolvido dentro da própria instituição, de maneira modular. A idéia é contemplar as áreas de RH, Materiais e Financeiro de forma abrangente e integrada, utilizando um sistema totalmente web. “Nenhuma outra empresa, nacional ou multinacional apresentou uma solução que atendesse a todos os requisitos da instituição”, explica o professor e supervisor de TI, Heitor Strogulski. “Isso é inédito, pois o que o mercado oferece hoje, são sistemas construídos para outros segmentos, com adaptações para instituições de ensino”, complementa.

As discussões do delineamento do projeto duraram cerca de um ano e tiveram início no 8º Fórum Internacional de Software Livre (FISL). A decisão de se buscar uma solução partiu da própria UCS, que detectou na Solis o potencial necessário para a parceria, uma vez que trabalham em projetos desde 2005.

A UCS e a Solis estão propondo a criação de uma associação entre Instituições de Ensino Superior para o uso, manutenção e ampliação do Sistema de forma coletiva. A idéia é adotar um modelo de negócio diferente daquele baseado em comercialização de licenças de uso. “O crescente interesse de outras instituições de ensino neste sistema e na associação, nos levou a acreditar nesta viabilidade”, conclui o presidente da Solis, Júnior Alex Mulinari.

Tecnologias utilizadas: Para o projeto está prevista a adoção de tecnologias livres, como o PHP (http://www.php.net) através do framework Miolo (http://miolo.solis.coop.br), o sistema gerenciador banco de dados PostgreSQL (http://www.postgresql.org), entre outras ferramentas de apoio. “É importante ressaltar o uso destas tecnologias, pois permitem grande escalabilidade e flexibilidade sem custo de propriedade”, salienta Vilson Gartner, coordenador de desenvolvimento da Solis. “Ele será multiplataforma e independe do sistema operacional em uso, pois será desenvolvida dentro dos padrões regulamentados pelo W3C permitindo o uso em qualquer navegador”, complementa.”

Enviado por Meire Brod (meireΘdobro·net) – referência (solis.coop.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-03-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.