Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Slackware.org agora tem KDE 4.1

“Está no site oficial do Slackware. Os amantes desta distribuição poderão na próxima versão contar com o KDE4.1 para utilização.

O trecho traduzido do site oficial comenta: “Estamos todos (muito felizes), utilizando-o aqui agora. Parabéns à equipe do KDE pelo belo trabalho e a Robby Workman e Heinz Wiesinger por toda ajuda na construção dos scripts, e nos testes iniciais de empacotamento do KDE4.””

Enviado por Silvio Cesar (silvicesarΘgulbf·com·br) – referência (slackware.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alex spenassato (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 3:34 pm

    já nao tinha saido essa noticia aqui?

    williams junior FELIS (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 3:39 pm

    A diferença agora é que ele vira como padrão e não mais como testing, no proximo slackware 13.
    Viva slackware
    Viva o kde 4

    willian firmino (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 4:02 pm

    apesar de muito bonito ainda fico com o pé atras com essa versao do kde utilizei no slackware 12.1 e tive que voltar para a 3.5.9 motivo: produtividade e estabilidade vamos ver quem sabe essa versão do slackware 13 venha bemmm melhorada.

    Silvio (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 4:23 pm

    Bom,

    Eu acredito muito no Patrick, ele é um cara bem chato pelo jeito, e pra entrar na próxima versão ele deve está bem satisfeito com o software, senão com certeza ele não incluiria.

    Abçs

    Silvio

    Alex spenassato (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 4:43 pm

    concordo contigo willian firmino
    mas eu voltei pro 3.5.10 recompilado com o slackbuild e estou muito satisfeito

    Grobsch (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 4:58 pm

    Acho que teremos um Slackware 12.2 porque o pacote etc veio atualizado recentemente para etc-12.2. No Slackware current tem o KDE 3.5.10 e no testing tem o KDE 4.1.1… já rodei os dois sem problemas de estabilidade…

    Eu (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 4:59 pm

    E aew Silvio blz??

    Saiu do coma ontem foi??

    notícia velha!! e por enquanto ainda se mantém no /testing!!

    Estou usando o kde 4.1 no arch é não tive nenhum problema!!!

    Revoltado (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 6:37 pm

    Beleza, excelente notícia.

    Mas tem aquele novo logo que estraga todo o resto :-|

    evandrofisico (usuário não registrado) em 18/09/2008 às 10:36 pm

    Só pra explicar, o KDE 4.1 está ainda no /testing, e a novidade é que a versão que virá é a 4.1.1, a versão padrão é ainda a 3.5.10, conforme o changelog em slackware.com, e não .org (que é um mirror, o site oficial é o .com mesmo).
    Do changelog:

    Mon Sep 15 20:35:43 CDT 2008

    testing/packages/kde4/kde/: Upgraded to KDE 4.1.1.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 19/09/2008 às 6:16 am

    Utilizei o KDE 4.1 no Arch linux e achei extremamente pesado e instável, fiz até uma pesquisa para tunar o Xorg com o driver da nVidia e ainda ficou lerdo e bugado! Se no slack ficar melhor, vai desbancar muita distribuição por ai, pois muitas nem pensam em colocar o 4.X em produção, um certo fedorento traz o 4.0 mas pela metade e capado…

    Animal-X, eu pelo menos testei o KDE-4.1 no Slack-12 e não o achei tão pesado. Na verdade ele deu muito menos problema que na versão que está sendo empacotada para o ubuntu (pois o uso diariamente no ubuntu, e está muito bom, mas tem bugs bestas, como o ambiente reiniciar do nada quando mudo de tema!).

    O problema é que no caso do teste do KDE-4.1 no slack eu o fiz numa máquina virtual com 300MB de RAM, e ainda sim consegui rodar os aplicativos sem problema.

    Ah, e no KDE4.1 do ubuntu há várias coisas engraçadas, como o carregamento de vários programas do KDE3 na inicialização do ambiente! Eu mesmo marco sempre para não serem inicializadas, mas as benditas iniciam. São eles: adept-manager e gerenciador de rede. Por isso a inicialização fica bem lenta, mesmo numa máquina com 768MB de RAM. Ah sim, aqui onde estudo eu uso o Ubuntu. Na maioria das vezes funciona sem problemas (embora eu ainda não tenhater um ambiente completo sem uma suíte de escritório. Com o amarok acontece o mesmo, embora conseguido compilar o enlightenment todo nele :-().

    Podem ver, ao dar o comando para instalar o KDE-4 no Ubuntu, vários pacotes do KDE3 são instalados, como o kdelibs, qt3, etc. Achei muito estranho, justamente pelo fato de o adept já ter um port para KDE4, bem como o gerenciador de redes do KDE4.

    O legal do KDE do slackware é isto: ele não é capado. É exatamente aquilo que os desenvolvedores do KDE distribuem, o que já facilita você ficar procurando nos repositórios temas que deveriam vir por padrão, etc.

    Ah, mas acredito que o KDE4 dificilmente seja padrão no próximo slack, pois a distro por padrão vem bastante completo, com aplicações para tudo. Por exemplo, não trás o OpenOffice, mas trás o Koffice. Como o Koffice não está pronto no KDE4, não haveria como ter um ambiente completo sem uma suíte de escritório. Com o amarok acontece o mesmo, embora o amarok para KDE4 provavelmente saia ainda neste ano (alguém viu o roadmap?).

    Colocar o Koffice do KDE3? Acredito que o Patrick não faria tamanha “porqueira”. O melhor mesmo é continuar usando o KDE3, que está estável e completo, e aí quando o 4 já estiver completo, colocá-lo como padrão.

    Aliás, não acredito que abandonarão o KDE3 assim tão fácil, principalmente pelo fato de ele ter coisas que o 4 não tem, e estar tão estável. Mas ao mesmo tempo desacredito na possibilidade de um fork vingar. Talvez o mais provável seja que o 3 continue recebendo correções de segurança, mas nenhuma coisa realmente inovadora. Aliás, está mais que na hora de corrigir o suporte à transparência real no kwin e adicionar esta transparências no kicker e no konsole, não? :-) Brasileiro só reclama… hauahu

Este post é antigo (2008-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.