Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema de código aberto EOS está disponível para contribuições e uso pelas corporações

“Baseados nas vantagens da adoção de sistemas operacionais open source, a Brconnection criou o EOS, Enhanced Operating System, um sistema voltado para servidores. Inicialmente, o EOS foi desenvolvido para ser a base das soluções da empresa, porém, agora está aberto para uso irrestrito. Baseado em distribuição Linux, a idéia é promover a adoção de sistemas operacionais que não só atendem a todas as necessidades das empresas, mas que também podem ser ajustados de acordo com estas.

O projeto do EOS é totalmente gratuito, licenciado pelos termos GPL2 e padronizado para ser seguro e garantir melhor performance, com bases no kernel série 2.6. A vantagem de adotar um sistema operacional open source, cujo projeto é mantido por uma empresa idônea, é de que não há o risco da descontinuidade ou desatualização do mesmo – já que a própria BRconnection® utiliza o sistema em suas soluções.

Uma das principais características do EOS é a segurança. Diversos patchs de segurança são aplicados tanto no kernel quanto nos pacotes que compõem a base da distribuição, além de configurações pré-determinadas pela BRconnection®. Os pacotes são sempre bem atualizados, mas sempre com o critério segurança X recurso, onde a prioridade sempre será segurança.

O EOS foi criado a partir do zero, seguindo o projeto do e-book Linux From Scratch como referência. A idéia de criar um instalador inteiro sem utilizar outros como referência partiu da necessidade de facilitar a vida de técnicos que pouco conhecem de desenvolvimento, permitindo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em shell script possa desenvolver seus próprios roteiros de instalação.

As vantagens da adoção do open source são inúmeras. “Para as instituições, sistemas de código aberto permitem que a solução seja mantida pela própria corporação, sem a dependência com fornecedores e custos com licenças”, diz o diretor de tecnologia da Brconnection®, Edison Figueira Jr., autor e um dos mantenedores do EOS. “Além de que, as tecnologias proprietárias, como o Windows, possuem limites de inovação e segurança. O código aberto permite enxergar falhas e possibilita aperfeiçoamentos, não só pelo usuário, mas por toda comunidade do open source que está constantemente emitindo opiniões e melhorando o sistema, o que mantém a flexibilidade e segurança”, completa.

Para contribuir com o projeto do EOS, basta acessar o site e efetuar um cadastro: http://eos.brc.com.br.”

Enviado por Mariel Ogata (marielΘtudoempauta·com·br) – referência (eos.brc.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    David Abreu (usuário não registrado) em 5/10/2008 às 11:12 pm

    É um SO ou uma distro linux para servidores?

    cardoso (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 12:10 am

    “A vantagem de adotar um sistema operacional open source, cujo projeto é mantido por uma empresa idônea, é de que não há o risco da descontinuidade ou desatualização do mesmo”

    NÃO! NÃO! NÃO! A vantagem de um programa open source é JUSTAMENTE não ficar na mão de empresa alguma, caceta. Não existe “empresa idônea”, é OBRIGAÇÃO de toda empresa maximizar o investimento de seus acionistas. se o EOS não der retorno eu GARANTO que vão parar de desenvolver, do contrário como vão explicar isso aos acionistas?

    E sim, é só mais uma distro, o instalador foi (dizem) desenvolvido do zero.

    Na boa, chega de distros genéricas. Se for para lançar alguma nova, que seja especializada, como o Ubuntu para Eee PC.

    E a justificativa?

    A idéia de criar um instalador inteiro sem utilizar outros como referência partiu da necessidade de facilitar a vida de técnicos que pouco conhecem de desenvolvimento, permitindo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos em shell script possa desenvolver seus próprios roteiros de instalação.

    Desculpe, mas se você não tem familiaridade com scripts de instalação não tem que se meter em instalar distros customizadas. Já basta o mal que os fuçadores fazem no mundo Windows.

    jose (usuário não registrado) em 6/10/2008 às 10:55 am

    EOS = Bullshit

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 7/10/2008 às 3:12 pm

    Tsc, tsc, tsc… nem o experimentaram e já estão criticando…

    Não se esqueçam de que o próprio Ubuntu veio em um período “tardio” (2004), onde as demais distribuições, bem como os seus ambientes gráficos, já haviam atingido a excelência. &;-D

Este post é antigo (2008-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.