Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sistema Bilhetador de Impressão disponibilizado no Portal do Software Público

“O software Curupira – Sistema Bilhetador de Impressão foi lançado como Software Público na abertura do 9° Fórum Internacional de Software Livre, no dia 17 de abril às 16:00 horas, na cidade de Porto Alegre.

A solução se encontra disponível no Portal do Software Público, acessando diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br e realizando o cadastramento no Portal. O software Curupira foi desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e o seu nome é uma alusão ao ser folclórico que, segundo a crença popular, habita as florestas e é protetor das árvores e animais.

O Curupira permite que cada unidade de uma empresa gerencie seus gastos com papel e outros insumos de impressão, estimulando o uso racional de equipamentos e materiais. A solução adota padrões abertos e aderentes à política de software livre do governo federal.

Este é o primeiro Sistema a ser disponibilizado pela CAIXA no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br), que proporcionará um ambiente colaborativo para os usuários, criando um espaço onde o software poderá ser utilizado e melhorado livremente por outros órgãos governamentais e pela sociedade.”

Enviado por Coordenação do Portal do Software Público (guialivreΘplanejamento·gov·br) – referência (softwarepublico.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fudencio RedBunner (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 2:41 pm

    funciona?

    Meio assim mas funciona. Ficou muito mais estável no Debian 4 do que era no Debian 3.1 (uma verdadeira desgraça). Administro 8 servidores de impressão com este conjunto.

    John Doe (usuário não registrado) em 25/04/2008 às 7:29 pm

    Boa. Continua tendo de registrar para acessar uma simples página e baixar o “Software Público”. Agora eu entendo de onde saem os números mágicos das tais comunidades. Gente com curiosidade de ver os tais programas cadastra o email para baixar os tais programas e acaba virando estatística.

    Recado ao pessoal do Governo: Foquem em fazer coisas bem feitas e adotem a forma de distribuição dos demais projetos de Software Livre que o tão esperado reconhecimento e respeito virão. Se não fizerem isso vão ser sempre rotulados de marketeiros.

    soft (usuário não registrado) em 26/04/2008 às 9:37 pm

    Pois é, até o JaguePanel que também está hospedado lá e que muita gente sabe onde procurar, lá é preciso fazer cadastro. São resquícios de gente que passou a desenvolver software livre, mas continua com a mentalidade enraizada no software proprietário. O Aurélio uma vez escreveu no seu blog como uma simples reestruturação no site de um dos projetos dele atraiu mais colaboradores simplesmente porque facilitava a vida pra quem podia de alguma maneira ajudar. O fato é que tem gente que precisa mudar urgente a maneira como encara o software livre.

    O perigo é mudar esse governo, os incentivos escassearem e os projetos caírem no esquecimento porque não foram capazes de ganhar força no momento em que os ventos eram favoráveis.

    Corinto Meffe (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 11:38 am

    Prezados John Doe e Soft,

    Entendo as preocupações que vocês expressam quanto ao cadastro eralizado no Portal do software Público.

    Não existe nenhuma mentalidade enraizada no software proprietário em fazer o cadastro. As questões sobre o assunto são concretas e não “opiniões”. Pelo fato de respeitarmos opiniões vamos ao fatos.

    01) Não existe nenhuma restrição na GPL sobre cadastramento. Ou seja, o fato de solicitar cadastro não significa que o software não seja livre.

    02) Alguns projetos livres solicitam cadastro, pois quem define o que deve ser feito para acessar o código é o desenvolvedor orginal.

    03) caso n]ão saibam o SourceForge procurou o governo brasileiro no FISL8.0 para conversar sobre o assunto. eles gostaram de duas coisas:
    3.1 dos prestadores de serviço
    3.2 do cadastramento de usuário

    04) Os prestadores de serviço o próprio SourceForge vem organizando. Algo que fazemos no Brasil antes deles. Este fato impulsiona a cadeia produtiva e organiza a produção.

    05) O cadastramento de usuário ajuda no fenômeno de produção em rede chamado prosumers, que são os usuários particpando do processo de produção. Podem ter certeza que os repositórios vão começar a incentivar o cadastramento.

    06) Por último, para que não seja criada uma inverdade, não usamos o cadastramento apra inflacionar número de usuários. Ele mesmo pode entrar e sair da comunidade com um clique. Ou seja, se temos stes números são porque as pessoas querem ficar. Ninguém é obrigado ou uasdo. Sugiro que neste caso se informem mais de como funciona a estrutura do Portal.

    O que tenho percebido, sinceramente, e não no que vocês colocaram, mas de outras papos de bastidores é um pouco de ciúmes por alguns resultados. Por exemplo a comunidade CACIC atingiu mais de 9.000 pessoas. Para ver como não é inflacionado, no III encontro do FISL tinham mais de 300 pessoas na sala. Um dos mairoes encontros de comunidade de um software livre dentro do evento. A realidade incomoda algumas pessoas. Nós estamos somente faznedo o nosso trabalho.

    Fico à disposição de vocês para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Corinto Meffe
    Corodenação do Portal do Software Público

Este post é antigo (2008-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.