Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Signthing: aplicação para assinatura digital da ICP Brasil

“O projeto The Crypthing Initiative, de desenvolvimento de aplicações criptográficas destinadas ao contexto da ICP-Brasil sob licença GPL, realiza sua primeira entrega. Trata-se da aplicação Signthing Personal Edition, destinada a fornecer assinatura digital de documentos com o uso de certificados digitais emitidos pelas ACs da ICP-Brasil.

O projeto Crypthing pretende desenvolver software criptográfico para utilização corporativa, governamental e pessoal dentro do contexto da Infra-estrutura de Chaves Públicas do Brasil (a ICP-Brasil) sob a licença GNU General Public License. Inteiramente desenvolvidos em Java, os aplicativos que o projeto pretende entregar à comunidade de software livre do Brasil deverão suprir necessidades de autenticação, sigilo e assinatura digital em estrita conformidade com as especificações do ITI.

A primeira entrega do projeto – o aplicativo Signthing Personal Edition – destina-se à assinatura digital de documentos com propósito de não-repúdio utilizando chaves criptográficas associadas a certificados digitais emitidos por uma das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil. Ainda em release alpha, o aplicativo correntemente suporta certificados digitais x.509 codificados em DER e armazenados em smart-cards e mídias removíveis; realiza a validação de conformidade do certificado às regras da ICP-Brasil; efetua verificação on-line da revogação do certificado, contra a Lista de Certificados Revogados emitidas pela Autoridade Certificadora; suporta assinatura, co-assinatura e verificação criptográfica de documentos já assinados; suporta envelopes CMS SignedData attached e detached, em conformidade à RFC 2630. Com interface internacionalizada (em Português e Inglês), o aplicativo foi testado (provisoriamente) sob o Linux 2.6.24 e o MS Windows XP, em ambos os casos utiliando a JVM da Sun.

Para maiores infomações, pode ser consultado o site do projeto: http://crypthing.sourceforge.net.”

Enviado por Marco Antonio Gutierrez (yorick·flannaganΘgmail·com) – referência (crypthing.sourceforge.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-10-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-10-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.