Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SAP anuncia que abrirá código de parte de seus produtos

“Em um talk show durante o SAP Forum, realizado no Hotel Transamérica, em São Paulo, o presidente da companhia para a América Latina, José Duarte, revelou que a empresa abrirá entre 70% e 80% de seus códigos-fonte – especialmente para colaboração com a comunidade de Código Aberto. Segundo ele, essa abertura deverá ocorrer ainda este ano. “A SAP fornecerá a base tecnológica para o desenvolvimento de software concorrente”. Apesar de reconhecer que o código disponibilizado poderá ser usado por concorrentes, José Duarte acredita que a abertura dos códigos servirá de fonte para grandes inovações tecnológicas, inclusive porque a parcela de código da SAP que não será aberta terá de ser suprida por código inédito. “Os desenvolvedores terão de cuidar dos 20% ou 30% restantes”, enfatizou.”

Enviado por Tadeu Carmona (tcarmonaΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Samuel (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:37 am

    Ótima notícia para quem trabalhou/trabalha/trabalhará com ERPs de código aberto. Agora temos uma grande marca para usar.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 2:24 pm

    Ótima notícia mesmo para quem desenvolve soluções que precisam se integrar com o SAP, assim a integração poderá ser bem mais simples.

    Agora quanto quem desenvolve ERP livre que queria aproveitar os códigos do SAP, acredito que não terá grande valor.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 7:01 pm

    Código aberto não significa software livre, seria bom se a SAP informasse qual licença irá usar para licenciar seu código! Porque, se licenciar o código igual ao código aberto do QNX, então continuaremos na mesma com um ERP proprietário!

    Acho que não é um bom exemplo. Embora o acesso ao código do QNX esteja disponível, o licenciamento adotado não se qualifica como código aberto.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 20/03/2008 às 11:55 pm

    Pra mim, ela não tem interesse em tornar parte do seu código livre, e sim deixar aberto para que outras empresas desenvolvam integração de seus softwares com o SAP, desta forma eles ganham a simpatia dessas empresas, pois as mesmas vão poder dizer que seus softwares são compatíveis com o SAP. Isso tá mais pra uma jogada de marketing do que realmente abrir código efetivamente.

Este post é antigo (2008-03-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.