Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Richard Stallman critica OLPC

“O defensor do software livre, Richard M. Stallman – RMS,escreveu uma crítica mordaz ao grupo do projeto “One Laptop per Child” – OLPC, que tem como cabeça Nicholas Negroponte, em resposta à inversão da sua política de só utilizar software livre.”

Enviado por Cristina Araújo (crisoaraΘgmail·com) – referência (hephesto.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:00 am

    eu uso linux a mais de 7 anos, e durante 7 anos todo santo mês o Richard Stallman aparece na mídia criticando alguma coisa… esse cara não tem o que fazer não? não constroi p**** nenhuma, só fala mau das coisas, parece um cavalo que só olha pra frente, o mundo não é apenas isso, eu uso linux tanto no trabalho, em servidores e no meu desktop, quanto no meu notebook e no meu pc de casa, mais mesmo assim utilizo soluções pagas e de codigo fechado e nem por isso o mundo vai acabar, então Richard… vai arrumar o que fazer por favor!, seja indiferente, se for criticar, critique dando soluções praticas como o próprio linus fez ao criticar o gnome e em seguida enviou paths de correção. sejá pró-ativo e menos rabunjento.

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:12 am

    Concordo com o rilton.
    Infelizmente isso é verdade.

    Tiao (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:22 am

    Ótima matéria

    >>sejá pró-ativo e menos rabunjento.

    Ele critica, e vc faz o que?
    TU acha mesmo que é coisa de se deixar passar uma iniciativa que vai pras cucuias, porque simplesmente, eles decidem fazer uma inversão de papéis e utilizar um sistema operacional de uma empresa que não está NEM AÍ pra educação de criancas, e acaba se tornando o “tabaco tecnológico”, como o próprio Stallman disse?

    >>> quanto no meu notebook e no meu pc de casa,
    >>>>mais mesmo assim utilizo soluções pagas e de codigo fechado
    >>>>e nem por isso o mundo vai acabar, então Richard… vai

    Há uma GRANDE diferença entre o sistema operacional do seu NOTEBOOK, e um Laptop que tinha por iniciativa BÁSICA a educação de crianças.

    Tiao (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:24 am

    Tem uma diferença chamada PRINCIPIOS, entre se ter Windows ou Linux em um XO, da OLPC…

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:33 am

    Se por algum motivo o Negroponte optou por ter o Windows como opção a mais de SO no OLPC.
    Bom se isso ocorreu, antes que isso tivesse se tornado verdade, porque ele não foi lá para ver o que poderia fazer?

    Ter principios e só falar é uma coisa, agora ter principios e agir para que eles não mudem ai já é bem diferente.
    Sei não mas acho que ele as vezes fala mais por inveja do que por principios.

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:33 am

    Desta vez o Richard Stallman está certo. Colocar windows no OLPC é um tremendo erro pelos motivos já citados pelo próprio Stallman.

    Abs!

    Tiao (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:44 am

    >>>Ter principios e só falar é uma coisa, agora ter principios e agir
    >>>para que eles não mudem ai já é bem diferente.
    >>>Sei não mas acho que ele as vezes fala mais por inveja do que por
    >>>principios.

    Ele pode fazer o que? Processar a Microsoft? Ou o direito dele de criticar está vetado também?

    Tu acha mesmo que o Negroponte colocou Windows porque é “bacaninha”. Nem as especificações atendia, de tão pesado que é este SO… =/
    (e duvido que rode de forma decente…)

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 10:52 am

    “eu uso linux a mais de 7 anos, e durante 7 anos todo santo mês o Richard Stallman aparece na mídia criticando alguma coisa… esse cara não tem o que fazer não? não constroi p**** nenhuma (…)”

    Hummm… Manifesto GNU, GCC, EMACS? &;-D

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:17 am

    como tem namoradinha do Richard por ai… ta loco…

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:18 am

    Não vai ser o OLPC que vai mudar a vida dessas crianças para sempre apartir do momento que elas começarem a usar um equipado com linux, é muita inocência achar que elas nunca mais usarão um pc com windows.

    André Caldas (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:24 am

    @rilton:

    [...] não constroi p**** nenhuma, só fala mau das coisas, parece um cavalo que só olha pra frente, o mundo não é apenas isso, eu uso linux tanto no trabalho, em servidores e no meu desktop, quanto no meu notebook e no meu pc de casa [...]

    Você diz que o cara não faz nada… e no entanto, o software que você usa no trabalho, em servidores, no seu desktop e no seu notebook existem somente por causa do Stallman!

    [...] mais mesmo assim utilizo soluções pagas e de codigo fechado e nem por isso o mundo vai acabar [...]

    Já tem umas duas décadas que o Stallman insiste que as pessoas façam a correta distinção entre software livre, software proprietário, software pago, software gratuito, código aberto e código fechado. Você que se acha tão por dentro do “linux” ainda faz confusão. Como pode o Stallman ter falado demais se nem o básico você aprendeu?

    se for criticar, critique dando soluções praticas como o próprio linus fez ao criticar o gnome e em seguida enviou paths de correção. sejá pró-ativo e menos rabunjento.

    O Stallman participa do projeto GNOME desde antes do projeto ter nascido. Hoje o GNOME existe graças às críticas do Stallman. O KDE também deve muito ao GNOME. Até o aparecimento do GNOME, a biblioteca QT, na qual o KDE se baseava, não era software-livre. Me parece que os desenvolvedores do KDE não se importavam de verdade com isso, mas acredito que o projeto violava a licença de software GPL aproveitado no KDE quando faziam o link com o QT.

    Não é só porque você não vê que não está lá… =P

    André Caldas.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:25 am

    O Stallman é louco, mas é coerente. Do ponto de vista FOSS o Negroponte (que é louco normal, aleatório) ter criado um OLPC com Windows foi uma facada nas costas.

    PORÉM ele fez isso por um simples motivo: Ninguém queria o OLPC com Linux. Não estava vendendo. Os países diziam “muito legal, mas tem windows?” Idealismo é bom mas se ninguém usa, não adianta.

    Talvez uma distro com uma cara mais convencional tivesse sido mais bem-sucedida. Do jeito que é o OLPC é uma mistura de PenseBem com Laptop da Barbie. O Intel Classmate é muito mais “respeitável”, rodando XP ou Linux (com uma distro com cara de computador, não de jogo pedagógico para crianças “lentinhas”)

    PS: Alguém avise ao Stallman que o OLPC com Linux NÃO foi descontinuado, então ao oferecer a versão com XP eles AUMENTARAM o leque de opções. Se eu tenho DUAS escolhas ao invés de uma, eu tenho mais liberdade.

    André Caldas (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:26 am

    @rilton:

    [...] é muita inocência achar que elas nunca mais usarão um pc com windows.

    Colega, você está se confundindo. O objetivo do OLPC não é fazer com que as crianças nunca mais usem windows.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:40 am

    “Já tem umas duas décadas que o Stallman insiste que as pessoas façam a correta distinção entre software livre, software proprietário, software pago, software gratuito, código aberto e código fechado. Você que se acha tão por dentro do “linux” ainda faz confusão. Como pode o Stallman ter falado demais se nem o básico você aprendeu?”

    amigo eu sei muito bem a diferença entre todos que o senhor citou, não preciso ficar entrando em meritos de ninguém, muito menos os meus, não preciso ficar espalhando pros quatro cantos do mundo como se compila um kernel ou como se faz um driver de video na mão, vamos acabar com essa puxação de saco pro lado do Richard, ele não é nenhum cristo pra o que ele disser agente tem dizer amém. Apenas acho que ele deveria ficar mais na dele, eu ainda estou a procura de alguem que use linux por conta de uma opinão dele, acho que as pessoas escolhem o software por conta dos beneficios que ele te trás, se ele fez alguma ferramenta que auxiliou, facilitou ou melhorou em algo, e as pessoas preferem usar por conta dessa melhoria, cara, eu dou os meus mais sinceros parabéns pra ele, mais apenas ter as criticas dele ( corretas ou não ) para usar software livre, pra mim isso é ridiculo. respeito as opniões de todos aqui, mais essa é a minha.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:49 am

    E para as namoradinhas do Richard, falem a vontade… pra mim chega entrar em atrito por bobagens igual a essa.

    Cadu (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:56 am

    “Hummm… Manifesto GNU, GCC, EMACS? &;-D”

    GCC??? hahahahahaha… Desde quando o Stallman mantém o GCC? Se muito ele mantém o Emacs OS (já que o Hurd não funcionou né), e olhe lá.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:57 am

    Antes de Windows e Linux, deveriam sim é dar uma ótima educação e fazer as crianças quererem apreender cada vez mais. Pois a cada dia que passa todo o ambiente educacional, além de desmotivar as crianças, está piorando. E computadores não irão ajudar a melhorar esta situação.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 11:57 am

    Qual é o problema no Stallman em dar uma opinião? E qual o motivo do ressentimento de alguns? Parece que o cérebro de alguns funciona só com meio-bit…. :D

    Abraços.

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:06 pm

    Cardoso disse uma coisa bem coerente sobre ter o windows no OLPC.
    Realmente o linux que está no OLPC parece não acompanhar a evolução das crianças dos dias de hoje.
    O projeto em si é muito bacana e sensacional.
    Mas como ele mesmo disse , será que muitos dos paises que o OLPC foi oferecido não fizeram essa pergunta : “Tem com Winodws?”

    O linux do ClassMate e do eeepc são bem mais evoluido que o do OLPC.
    Talvez se o Richard não tivesse essa birra besta de Microsoft, ele iria entender e propor um linux descente que realmente faça a criança querer usar e não for um SO parecendo com joguinho do Pense bem.
    Eu gosto do SL muito mais por causa do Linus e de coisas que li a respeito da sua ideia do que pelo RMS.
    Como o Rilton disse , parece que tudo que o RMS diz o pessoal concorda e diz amém.
    Tem pessoas do mundo SL que eu dou muito mais ouvido por ser opniões mais coerentes e mais corretas em relação aquilo. Tem uns que dão até soluções ou ideias de como chegar a solução.
    RMS pode esperniar sempre contra a Microsoft , mas até ela já está evoluindo em relação a SO e outras coisas.
    Só ele que continua na mesma.

    cardoso (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:17 pm

    Nossa avelino, quanta perspicácia. Mande seu currículo pro Monty Python.

    Bruno, depois de mexer nos dois eu percebi que como todo projeto feito por pedagogos, o OLPC trata crianças como retardadas. Já viu criança mexendo em computador? Não têm medo nem do Linux. Elas entram, fuçam, descobrem programas, elas GOSTAM de descobrir coisas.

    O que criança NÃO GOSTA é de ser tratada como criança, e é isso que o OLPC faz, só falta vir com kit sorvete-na-testa.

    Mas a minha implicância com o projeto não é essa. Eu insisto que enfiar computar em escolas de países que não têm nem merenda, que dirá giz e cadeiras, é besteira. Nos últimos 6000 anos de existência do mundo (hoje estou fundamentalista) todo mundo aprendeu com cuspe e giz. Quem ensina é PROFESSOR, não computador.

    Troco computadores na sala de aula por capacitação e salário decente para professores, que tal?

    … eu ainda estou a procura de alguem que use linux por conta de uma opinão dele, acho que as pessoas escolhem o software por conta dos beneficios que ele te trás …

    rilton, parabéns, encontrou um! E te garanto que existe muitos outros por aí, da década de 80 pra cá.

    Eu conheci o GNU/Linux antes do projeto GNU e dos valores do software livre, assim como muitas outras pessoas, infelizmente! Engraçado não?

    Meu interesse por computação, que estava apagando, reapareceu quando conheci o projeto GNU e o software livre em meados de 2002 e persiste até hoje, principalmente por causa dos valores sociais.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:30 pm

    “Troco computadores na sala de aula por capacitação e salário decente para professores, que tal?”

    boa. finalmente algo necessário.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:34 pm

    “rilton, parabéns, encontrou um! E te garanto que existe muitos outros por aí, da década de 80 pra cá.”

    :-)

    Anthony Marciano Collucci (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:35 pm

    rilton

    “eu uso linux a mais de 7 anos, e durante 7 anos todo santo mês o Richard Stallman aparece na mídia criticando alguma coisa… esse cara não tem o que fazer não? não constroi p**** nenhuma, só fala mau das coisas, parece um cavalo que só olha pra frente.”

    Nao preciso nem falar que o Richard ja construiu muita coisa, uma pergunta vc ja ta criticando o cara, mas vc chegou a ler o motivo da critica dele? Se voce por acaso apoiasse algum projeto e visse ele ir pela vala, acho que tambem chingaria, e se nao vc nao e capaz de se indignar com isso e pq nao tem coragem ou nao tem opiniao.

    ” o mundo não é apenas isso, eu uso linux tanto no trabalho, em servidores e no meu desktop, quanto no meu notebook e no meu pc de casa, mais mesmo assim utilizo soluções pagas e de codigo fechado e nem por isso o mundo vai acabar,”

    Nunca lembro do Richard falando olha o mundo vai acabar pq estao usando softwares proprietarios, o que se vê e que o uso de software proprietario nao traz beneficio nenhum para a comunidade, e no fim das contas um dos maiores contribuites e fundador da GNU foi o Richard entao ele esta no minimo contribuindo e tentando fazer crescer a comunidade que cria o linux que voce usa no seu servidor e desktop , cara, se voce acha que a OLPC deve estar usando o windows e uma opiniao sua, mas eu ainda sou contra o monopolio, nao e so contra a MS mas se a OLPC usasse o MAC OS, por exemplo eu seria contra, ja se usasse o Free BSD, linux, eu apoiaria e uma questao de ter liberdade… e um companheiro ai em cima falou algo interessante, a migração para o linux e traumatica, porque o primeiro sistema operacional que o sujeito aprende a trabalhar e com o windows, se aprende a mexer com linux, ele se daria muito bem com qualquer *nix, bsd da vida, e ate mesmo com o windows e MAC OS… flws

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:35 pm

    Infelizmente é uma triste verdade Cardoso, tem escolas por ai que estão funcionando mais por insistencia dos professores e diretores.
    Tem escolas que as carteiras estão destruidas e eles sempre dão uma concertada de leve , mas passa um tempo ela não serve mais e nem da pra arrumar.
    Alguns professores realmente precisam de capacitação , eu já fui em interior que a professora não sabia o basico pra dar aula.
    Algumas escreviam até errado.
    Computador na escola ajuda sim , pra fazer pesquisas e outras coisas.
    Mas o computador ter o linux , windows ou até mesmo Freebsd , isso pouco importa se a intenção é o aluno poder buscar informação.
    Indiferente do meu ponto de vista ser usar SO x ou SO y , a intenção é as crianças ter uma ferramenta para buscar informação.
    Seja essa ferramenta , um pc , um olpc ou bibliotecas.
    No dia que o RMS falar algo e no final der a solução ou der uma ideia de como chegar a solução ai talvez eu de credito para o que ele fale.

    rilton (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:42 pm

    Caro Anthony Marciano Collucci apenas leia:

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:35 pm

    Infelizmente é uma triste verdade Cardoso, tem escolas por ai que estão funcionando mais por insistencia dos professores e diretores.
    Tem escolas que as carteiras estão destruidas e eles sempre dão uma concertada de leve , mas passa um tempo ela não serve mais e nem da pra arrumar.
    Alguns professores realmente precisam de capacitação , eu já fui em interior que a professora não sabia o basico pra dar aula.
    Algumas escreviam até errado.
    Computador na escola ajuda sim , pra fazer pesquisas e outras coisas.
    Mas o computador ter o linux , windows ou até mesmo Freebsd , isso pouco importa se a intenção é o aluno poder buscar informação.
    Indiferente do meu ponto de vista ser usar SO x ou SO y , a intenção é as crianças ter uma ferramenta para buscar informação.
    Seja essa ferramenta , um pc , um olpc ou bibliotecas.
    No dia que o RMS falar algo e no final der a solução ou der uma ideia de como chegar a solução ai talvez eu de credito para o que ele fale.”

    Não é questão de linux ou windows ou mac no olpc, e apenas uma questão de se preocupar com o que realmente vale apena, e não chutar o balde por qualquer coisa apenas para aparecer na midia.

    Se vc assim como os outros que estão defendendo tanto ele, inves de continuar a com essa rasgação de seda, tivessem vontade de ajudar essas crianças, não é discutindo meritos de sistema operacional que vocês vão chegar nos seus objetivos.

    Cadu (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 12:45 pm

    “Nunca lembro do Richard falando olha o mundo vai acabar pq estao usando softwares proprietarios, o que se vê e que o uso de software proprietario nao traz beneficio nenhum para a comunidade [...]”

    Eu acho engraçada essa palavra… comunidade… que comunidade? Uma comunidade de gente dividida? Quem é essa comunidade? Os membros da FSF? Os desenvolvedores do Linux e a LKML? Os faladores? Os hackers que desenvolvem o software que os faladores usam para fazer as coisas deles e, entre essas coisas, falar? Os seguidores do Richard Stallman, PhD (aparentemente ele recebeu vários Doutorados sem na verdade aplicar para um)? Os seguidores do Linus Torvalds? Nós que comentamos no br-linux? Os usuários de Linux? Ou os usuários de “GNU barra Linux” (essa é a nomenclatura recomendada pelo Dr. Stallman, “GNU slash Linux”)? Os usuários de Mac OS X? Os usuários de Windows?

    Não sei, mas muitos gostam dessa palavra… comunidade… e apesar de eu me enquadrar em algumas, não me enquadro em várias que citei. Seria mais interessante quando as pessoas que fazem uso dessa palavra descrevessem a qual comunidade estão se referindo. Faria mais sentido.

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:00 pm

    Anthony , liberdade é só ter o linux no olpc?
    Para mim o OLPC vindo com linux ou windows, isso sim é liberdade de escolha.
    Liberdade pra mim é você ter opções diversas e não somente uma.
    Suite de escritório por exemplo , temos diversas opções desde softwares proprietarios a opensource.
    Browsers também temos varias opções.
    SO e muitas outras coisas.
    Isso é liberdade , a pessoa escolhe o que lhe agradar.

    Eu uso linux e windows , isso paga as minhas contas.
    Duvido que alguns aqui que são muito extremistas em relação a discussão SL x SP. Se na empresas que eles trabalhem se amanhã tiverem que também trabalhar com o windows ou outro software proprietario se iriam sair da empresa por conta de suas convicções ou principios.

    Não acho que o OLPC está com linux e windows seja porque o NegroPonte se vendeu como muitos acham. O OLPC está com o windows também por causa de pressão de mercado.
    Se o OLPC tivesse ficado só com linux até hoje, sejam sinceros e pensem se realmente algum desses paises que comprou com Windows iria comprar com linux.
    Sou muito mais dar para crianças aquele Mobo da Positivo ou um eeepc do que o OLPC, indiferente de qual SO for.
    Algumas coisas acontecem por causa de pressão do mercado ou da sociedade em geral.
    OLPC com linux, ok que bacana e sensacional projeto.
    Ai o mercado diz , projeto é bacana mesmo mas tem com Windows?
    Porque eu só compro se vier com ele.
    Com essa pressão de eu só compro se vier com ele, vocês acham que iriam bater o pé e dizer que é so linux?

    Vigia (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:02 pm

    Os seguidores do Richard Stallman, PhD (aparentemente ele recebeu vários Doutorados sem na verdade aplicar para um)?

    Wikipedia people (in english…of course…):
    http://en.wikipedia.org/wiki/Stallman

    Ele é “apenas” bacharel em física por Harvard.
    Harvard ok ? Não é uma escolinha bagaça como os montes de “Uni” que temos por aqui…

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:22 pm

    Porque ao invés de gastar com computadores não gastam criando um ambiente educacional que possa receber os computadores? Dizer que computadores ajudariam na atual situação do ambiente educacional é ignorância total. Onde ainda tem escolas de latão, escolas com séries diferentes estudam na mesma sala, que marginais entram sem a menor preocupação, entre outros fatores; dizer que o gasto com computadores é o ideal na atual situação é ignorância sim. O maior exemplo de que primeiro devesse criar um ambiente educacional de verdade e depois colocar o computador foi caso de Nigéria ou de Gana (não lembrando agora) que as crianças, que vocês dizem que vão pesquisar para as aulas, estavam acessando sites indevidos. E se colocarem filtros e outras proteções, simplesmente a maioria absoluta deixará de lado o computador ou irão burlar para acessar os sites indevidos.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:22 pm

    Porque ao invés de gastar com computadores não gastam criando um ambiente educacional que possa receber os computadores? Dizer que computadores ajudariam na atual situação do ambiente educacional é ignorância total. Onde ainda tem escolas de latão, escolas com séries diferentes estudam na mesma sala, que marginais entram sem a menor preocupação, entre outros fatores; dizer que o gasto com computadores é o ideal na atual situação é ignorância sim. O maior exemplo de que primeiro devesse criar um ambiente educacional de verdade e depois colocar o computador foi caso de Nigéria ou de Gana (não estou lembrando agora) que as crianças, que vocês dizem que vão pesquisar para as aulas, estavam acessando sites indevidos. E se colocarem filtros e outras proteções, simplesmente a maioria absoluta deixará de lado o computador ou irão burlar para acessar os sites indevidos.

    Cristina (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:26 pm

    O Stallman é radical isso é inegável.

    Para ele é tipo capitão nascimento:
    - ou se corrompe (aceita o Software Proprietário – SP)
    - ou se omite ( ficar em cima do muro )
    - ou vai para guerra (combater ferozmente o SP e seus incentivadores)

    Essa radicalidade gerou bons e maus frutos. Immo, mais bons que ruins! Se não tivessemos alguém assim radical e polêmico muita coisa não teria andado.

    rilton disse:

    [...] Richard Stallman aparece na mídia criticando alguma coisa… esse cara não tem o que fazer não? não constroi p**** nenhuma, só fala mau das coisas [...]

    Não que eu não tenha minhas críticas ao RMS, mas você está enganado no que disse Rilton. Mesmo se fôssemos simplistas ao ponto de desconsiderássemos os esforços do projeto GNU ou da FSF, basta olhar as manpages de vários comandos que você usa no dia-a-dia e ver o que ele já fez de código.

    Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:41 pm

    Pelo visto os passos para realmente ter as crianças usando um OLPC ou qualquer outro projeto parecido:
    1ª – Capacitar os professores.
    2ª – Melhorar a infraestrutura(inclui o predios e moveis em geral) das escolas.
    3ª – Melhorar e implantar mais segurança nas escolas.
    4ª – Ter um projeto baseado em SL para implantar(vide neste mesmo site o projeto de sistema de gestão escolar da prefeitura de Itajaí) e outros por exemplo pra gestão de bibliotecas(também teve já uma notícia sobre um projeto nesse sentido aqui nesse site)
    5ª – entregar OLPC ou qualquer laptop com a mesma ideia do OLPC.
    6ª – Colocar acesso Wi-fi em toda escola.
    7ª – Ter uma alimentação correta para as crianças. (Tinha me esquecido desse item).

    Sei que a minha lista de passos pode não ser perfeita , mas acho que isso já é meio caminho andado.
    E isso não é só no Brasil, acho que existe escolas em paises bem mais pobres que nós que estão até piores.
    Esqueci da merenda , não é o ultimo passo, mas porque não estava querendo arrumar e por na ordem certa os passos.
    Infelizmente muitas crianças só se alimentam na escola , esse é um triste fato que é verdade em muitos estados.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 6/11/2008 às 1:46 pm

    Ahaha, bem que eu gostaria Cardoso. Mas, ao que parece, você está fazendo escola! :D

Este post é antigo (2008-11-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.