Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Reuters: Fórum de Software Livre não atrai executivos

“Já se trata da nona edição e o público cresce a cada ano, com recorde de 6,6 mil visitantes em 2008. Mas o Fórum Internacional de Software Livre, que se encerra neste sábado, ainda parece atrair mais o interesse dos estudantes que dos engravatados. Os corredores desta edição do evento estavam repletos deles — jovens e até crianças eram maioria esmagadora na comparação com adultos e executivos de negócios.

Vários adolescentes e universitários adotavam o “jeito Maddog de ser”: cabelos e barbas longas, ao estilo de Jon Maddog Hall, norte-americano que é um dos principais defensores do software livre e que chegou a trabalhar em parceria com Linus Torvalds, o criador do sistema operacional Linux. Ainda não existem estatísticas oficiais do perfil do público, mas o clima de evento universitário superava de longe o de um evento de tecnologia e negócios.

Companhias como UOL, Terra, Telefônica, Google e Intel compraram cotas de patrocínio do evento, as duas últimas em sua estréia este ano. O Google, no entanto, teve de colocar um cartaz em seu estande, escrito à mão, para informar: “não estamos entregando camisetas”. (…)”

Enviado por Tatiana T – referência (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Estudante (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 5:09 pm

    E sabe o que é mais engraçado? Os estudantes pagam muito bem por sinal, para assistir as palestras. Ou seja, se não está conseguindo atrair executivos(aqui ninguém é idiota suficiente para não saber o porque), o FISL ainda está punindo os estudantes com o preço.

    Hora, se estudantes são importantes para produzir o código(e não para disseminar a filosofia vazia, por favor!) porquê o acesso é dificultado para eles?

    Porquê não existe algo focado para estudantes, fanáticos por filosofia e executivos? Seria bem melhor saber que existe um evento onde estudantes podem aprender como realmente funcionam tecnicamente as coisas, além de ter um evento “woodstock” para os que defendem a liberdade sem nem saber por quê, e por último um evento onde as empresas que produzem software livre pudessem mostrar os seus produtos, para que executivos possam conhecer novas tecnologias e fazer um bom networking.

    Mas e porquê não acontece?

    John Doe (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 5:14 pm

    Perfeito meu jovem, só faltou mencionar a Política, pois mais uma vez o Jabá do povo do Governo reinou no FISL.

    John Doe

    “O mundo só será um lugar decente para viver no día em que o último MCSE for enforcado nas tripas do último programador .Net”

    Até onde eu saiba, estudante tem 50% de desconto na inscrição.

    E o fato de não ter “engravatado” lá dentro, não significa que eles não apóiem. Meu chefe é executivo e apóia quando eu resolvo ir participar destes eventos, tanto me liberando do trabalho, quanto pagando.

    Jose Eustaquio (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 6:43 pm

    Velho tem gente que não sabe o que fala e gosta de destruir tudo. Acho que o fórum não eh lugar somente de negócios, e a moçada de software livre eh essa mesmo. Tem gente que usa terno e outros bermuda e chinelo, e isso eh ser livre. Outro comentário e o lance do google. Eles colocaram o cartaz escrito a mão sim dizendo que não estavam distribuindo camisetas mais, mas isso foi por eles estarem desde o inicio com um outro cartaz dizendo ” troque seu cv por uma camiseta” agora tem gente que só leva para o lado pejorativo… eh uma pena. Gostei muito do FISL9, foi um dos melhores, alto nivel das palestras e dos cases….. Parabéns moçada!!!

    Karlisson (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 9:22 pm

    Tsc tsc tsc….tem gente que reclama demais…

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 9:31 pm

    Não achei que ele reclamou, mas só observou. É fato que o Fisl é mais voltado para estudantes mesmo, assim como existem outros eventos voltados mais para o público corporativo.
    Os dois ambientes raramente se misturam, não há nada demais nisso.

    Éder (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 10:12 pm

    “Os dois ambientes raramente se misturam, não há nada demais nisso.”

    Cara, eu discordo. Acho que isso só acontece no fisl. Por mim o cara que escreveu a matéria é que tá errado e não conhece o evento.

    Quem ficar procurando por engravatado lá vai se dar mal. Vai encontrar a Sulamita Garcia do mesmo jeito que há alguns anos atrás, só que agora na condição de executiva da Intel, por exemplo.

    Luiz (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 10:22 pm

    É.. Os orgãos do governo e provedores são malvados mesmo..

    Só por favor não se esqueçam que são eles que bancam o evento com os seus stands. Os 60 reais(ou menos) que vocês pagaram para ir no fisl, não são quase nada do custo final do evento.

    Executivos engravatados? São o diabo em pessoa.. Só que são eles que mandam, e assinam o cheque depois… Se tem alguem aqui que se alimenta de codigo fonte, deve ser muito feliz.. Ou mora na casa dos pais.

    E por fim.. Qualquer evento da microsoft, ou é gratuito (leia-se propaganda), ou custa mais de 1000 reais.

    O fisl foi um evento muito bom tecnicamente falando, e muito barato também. Tomara que ano que vem tenha mais stands distribuindo sacolas sem nenhum conteudo (o melhor conteudo?!? =p), e mais executivos engravatados.

    Vamos ao que interessa: a INFO esteve lá desta vez? Se não esteve, não aconteceu…

    Marcelo Minholi (usuário não registrado) em 22/04/2008 às 11:44 pm

    O motivo de um evento como o FISL não atrair executivos de negócios é muito simples. Um dos maiores benefícios do Software Livre é permitir que os profissionais de informática retomem as rédeas da computação e da tecnologia da informação. Vocês acham realmente que empresas nascidas e nutridas pela filosofia da restrição da propriedade e da comercialização dos direitos de uso iriam privilegiar esse tipo de evento?

    Que tipo de negócios poderiam ser oferecidos em um ambiente onde estão reunidas boa parte das pessoas que são capazes de desenvolver soluções tão boas quanto (ou melhores que) as que são oferecidas por empresas de tecnologia tendo como matéria prima apenas seu próprio conhecimento e um punhado de softwares distribuídos livremente na Internet?

    O FISL é um evento essencialmente Nerd, e Nerds não compram soluções de executivos, eles as vendem para eles.

    Os números mostram que dos participantes do FISL 2008, 24% são estudantes e 63% são profissionais e empresários de TI.
    Talvez nem todo profissional e empresário de TI tenha que usar um paletó e gravata para parecer um profissional. Só meu palpite.

    klein (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 12:59 am

    conheço pelo menos dois profissinais de TI que andam o dia inteirinho de Terno e gravata enquanto trabalham em suas funções, mas os dois foram ao melhor estilo “Nerd Mochileiro” pro FISL…….
    acho que muitos dos engravatados hoje eram nerds no passado e muitos nerds hoje vao ser engravatados no futuro, o ponto é….FISL é FISL, e todo mundo volta às origens quando vai pra lá…..

    LKRaider (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 1:05 am

    Mais uma vez notícias escritas por quem não faz seu dever de casa são lançadas à mídia sem qualquer revisão.

    Ainda me pergunto de que adianta tentar ler a mídia ‘formal’, que não passa de reciclagem de textos sensacionalistas mal escritos…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 3:38 am

    Acho que o fórum não eh lugar somente de negócios[...]

    E porque não poderia ser? Algum preconceito contra negócios, ou as pessoas vão viver de luz? Na minha opinião, negócios que respeitem o ambiente acadêmiccos só tendem a aumentar o número de usuários de S.L. no Brasil.

    Estudante (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 8:49 am

    Pessoas,

    Vocês não entenderam nada. Então vou ser mais claro: Quantos stands de empresas que vendem suporte e vivem de SL tinha? Se tinha, pareciam mais barracas de cachorro quente, frente aos monumentais stands do governo. As únicas empresas que realmente tinham um stand decente eram a Sun e a Intel, o resto tudo pequeno. Acontece que ninguém de vocês conhece o preço de um stand, e fica impraticável uma empresa pequena e séria de SL ter um stand bacana mostrando o seu trabalho. Mas curiosamente, os stands governamentais são gigantescos. Mas sinceramente, me digam qual foi a diferença prática para o FISL esses stands? Vitrine? Não está na hora de baixar a bola e deixar as empresas entrarem no FISL?

    Burrice de vocês acharem que executivos vestem só terno e gravata. Se prenderam em um esteterótipo e não no amago da questão. Ninguém vive de luz e de amor. Se isso acontecesse, já teria me mudado para uma ilha na América Central e estaria tudo bem.

    Até quando vitrines encheram o stand? Quando que as empresas sérias que produzem SL vão poder entrar, num preço razoável e convidativo?

    PS: Não me venham dizer que tinham empresas lá, proporcionalmente estas foram nulas e garanto que tinham muito mais para mostrar.

    Se esse evento fosse na região sudeste, o número de participantes seria multiplicado por 1000. Afirmo isso, pelo alto custo de hospedagem, alimentação e de passagem a Porto Alegre, além do que, a região sudeste é mais industrializada do pais.

    O pessoal que realiza o evento, poderia pensar na possibilidade de realizar esse evento em outras praças, de forma itinerante, ou seja, cada ano num Estado. Aliás, já dei essa idéia antes mas….. apenas sorrisos apareceram.

    gustavo (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 9:48 am

    Até aqui tem bairrista?

    Até aqui tem bairrista?

Este post é antigo (2008-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.