Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Quebrado sistema de criptografia McEliece

“Pesquisadores holandeses quebraram o sistema de criptografia McEliece, considerado até agora como o sistema de segurança do futuro, que deveria proteger os dados dos computadores quânticos, máquinas futurísticas que deverão fazer os computadores atuais se parecerem com ábacos manuais.”

Enviado por irado (iradoΘsafe-mail·net) – referência (inovacaotecnologica.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    abcd (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 12:07 pm

    he…he…he…
    mais uma “tecnologia do futuro” desmitificada por “tecnologia do passado”…..

    Rafael (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 4:07 pm

    Dan Bernstein, um dos autores, é o criador do qmail.

    Eu não entendo… Não entendo mesmo.

    Fala-se que no futuro os computadores serão extremamente rápidos – assim como falavam na década de 60, e realmente hoje são, não? – mas ao mesmo tempo fala-se que no futuro o computador comum será uma máquina simples, que acessaria tudo que estivesse na “nuvem”. Afinal, o que precisamos? De uma super máquina para usar o Word ou apenas de uma máquina comum, mesmo para as coisas mais complexas?

    Estava comentando estes dias que os computadores estão ficando cada vez mais rápidos, mas ainda fazemos as mesmas coisas que fazíamos a dez anos atrás.

    Acontece que as máquinas de hoje são dezenas de vezes mais rápidas que há dez anos, mas será que fazemos as coisas com dezenas de vezes mais eficiência e rapidez que antes? Pois percebo que as máquinas de hoje são tão lentas quanto as de antes. Parece que, quanto mais rápidas, mais recursos necessitamos delas, mas na realidade precisamos basicamente da mesma coisa.

    Acho isso realmente engraçado, embora ainda não entenda.

    Com relação ao computador quântico, há anos se fala nele, mas até agora não saiu nada de concreto que faça estas maravilhas que todos dizem. Em teoria é muito rápido, mas na prática demoraremos muito para adaptar tudo que temos – estou falando em nível de programação – para estas máquinas. Têm uma arquitetura totalmente diferente da dos computadores de hoje – que é a mesma que de 60 anos atrás – e programar para elas pelo visto será uma tarefa muito árdua, ao menos no começo, já que teremos que aprender e criar tudo “do zero”!

    A última notícia que tive destes computadores era de um com poucos “qbits”, menos de vinte, creio eu (preguiça de procurar no google). Bem, como são coisas de dimensões atômicas, parece ser bastante pequeno, mas o problema era ma “coisa” que “interpretava” era enorme.

    Creio que antes de iniciar uma pesquisa e futuramente produção destas máquinas devêssemos analisar coisas como por exemplo o consumo de energia das mesmas, pois, como o Maddod disse em sua palestra no Latinoware, se cada chinês tivesse uma um computador como estes que temos, seria necessário a construção de não sei quantas mais usinas hidrelétricas do porte da Itaipu.

    Dilema para o futuro: ou criamos computadores com menor poder de processamento e menor consumo de energia – assim todos teriam acesso à estas ferramentas; ou continuamos criando máquinas com um consumo de energia enorme para somente uma pequena parcela da população; ou utilizando maneiras “alternativas” de obtenção de energia: quase tudo pode ser usado: energia solar, dos gases inflamáveis abundantes em grandes massas de matéria orgãnica em decomposição (olha, nós somos bons nisso, temos lixões e esgotos para dar e vender).

    Esse pessoal fica inventando algoritmos de criptografia que alguém sempre acaba descobrindo como quebrar. Porque não continuam a usar os mais tradicionais, como a língua do pê? Até hoje não consigo decifrar quando uma pessoa fala utilizando-o… hauahuahau

    Ted (usuário não registrado) em 7/11/2008 às 4:44 pm

    Computadores rápidos com processadores dotados de vários núcleos e toneladas de memória RAM são excelentes servidores, principalmente para uso de virtualização nos datacenters. Para o “average user”, não importa muito se a máquina vai demorar x ou x+1 segundos para terminar uma determinada operação, desde que no fim ele consiga acessar o seu e-mail, MSN e orkut.

    Lewis (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 9:31 pm

    Os computadores evoluiram, mas os programadores involuiram.

    A 20 anos atras para programar o coitado tomava um cuidado danado com a quantide de memoria que eles utilizava, hoje os caras nao tao nem ai!

Este post é antigo (2008-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.