Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Primeiro release público do Silverlight para Linux está disponível

“O primeiro release público de MoonLight, o projeto Silverlight no Linux do líder open-source Miguel de Icaza e seu grupo de programadores – está disponivel. De Icaza, o vice-presidente para tecnologias de desenvolvedores da Novell, notou o release em um post datado de 13 de Maio no blog http://tirania.org/blog/archive/2008/May-13-1.html. Ele disse que o release está disponível para testadores de duas formas: uma versão sem codecs de mídia e uma que permitirá aos usuários compilar codecs FFMpeg eles mesmos. O release suporta apenas Silverlight 1.0. Os desenvolvedores planejam suportar Silverlight 2.0, que atualmente está em fase beta, no final do inverno (verão nos EUA).”

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) – referência (linux-tutorial.info).

Leia também: MS Silverlight no Linux? Estamos nessa, diz o fundador do Mono.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Por mim…

    …esse SilverLight (MoonLight) não precisava sair do papel.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    O Silverlight só serve para fazer a Adobe abrir o formato do Flash (e acredito que eles não o fariam se não fosse a MS comendo o mercado deles pelas beiradas).

    Imagine: Banners flash-like usando tudo que o .Net framework tem a oferecer!

    cristo (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 6:13 pm

    eu ainda prefiro Flex, a qualidade do Flex ainda é superior ao do Silver(Moon)light

    Cadu (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 8:56 pm

    Que aberração… é impressionante como um cara que se diz defensor do software livre (e que qualquer pessoa com cérebro sabe que ele não o é) promove essas porcarias da microsoft. E mais uma praga para se juntar com o Flash na internet… que porcaria!

    É impressionante…

    Na verdade, o mais impressionante ainda é ver gente babando pelo Icaza e as coisas podres que ele promove patrocinado pela microsoft (leia-se .Net, mono).

    Morte ao .Net, mono, e agora ao Silverlight! (Sem esquecer do Java, claro… :))

    André Machado (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 9:16 pm

    Se bem que a Sun vai abrir o código do Java sob a GPL (ninguém sabe quando, mas vai…).

    Cassiano (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 9:57 pm

    É engraçado e no mínimo irritante, pois só porque a tecnologia é proprietária quer dizer que não vale nada? Não concordo em condenar um produto ou uma tecnologia só porque é da Microsoft ou só porque é proprietária.

    Cadu (usuário não registrado) em 18/05/2008 às 10:40 pm

    Cassiano,

    Não é APENAS por ser proprietário. Mas… MS + proprietário + porcaria parecida com flash… dai não dá né!

    E, qualquer um é livre para dizer não a softwares proprietários, e para ser “xiita, radical” e defender o software livre. Ou mesmo para odiar a microsoft. Não gostou? azar… És livre para fazer o contrário, usar windows, programar em .Net, criar um fã clube do miguel de icaza, balmer, bill gates… criar um blog sobre software proprietário (e incluir um monte de lixo em silverlight), fazer o que quiseres… só não espera que todo mundo concorde contigo… :)

    O tempo é dele, ele faz o que quiser com ele, mas eu se fosse ele gastaria esse tempo em coisas mais interessantes como o Gnome. :-)

    Silverlight é proprietário, baseado em soluções e formatos proprietários e não possui implementações e ferramentas livres da própria Microsoft. Além disso, sem querer ser chato, mas a Microsoft tem um histório longo de estratégias desleais com os desenvolvedores e usuários. Implementar um monte de padrões dela para depois você ser vítima em uma guerra de patentes?

    A Abode liberou as especificações, não o código-fonte, de uma parte das tecnologias RIA dela (o SDK). Ou seja, as comunidades terão que correr atrás para criarem suas próprias implementações (Flex player) e os desenvolvedores RIA podem pagar 300 dólares (mais taxas) para usar as ferramentas de desenvolvimento da Abode (Flex Builder), só para começar.

    Eu aposto minhas fichas no JavaFX que já é livre (GPL) hoje e agora de verdade (https://openjfx.dev.java.net/) apesar de que as tecnologias ainda estão evoluindo. Mas já tem muita coisa legal agora (http://javafx.com/). Além do mais dentro de um ano poderemos ver o JavaFX nos celulares e então são dois coelhões com uma cajadada só. :D

    Primeira (da Nova Série 56.876…) implementação do Cavalo de Tróia para FlashOtários já está disponível (há um século)!

    A MSTimplim! (onomatopéia da registradora) não toma jeito, mesmo. Depois da SCO e de outras “maravilhas” do “Room 25″ e dos Miguéis (de Icaza) da vida, vem ela tentar mais uma artimanha para tentar envolver os atores e usuários do Linux. É ruim, heim? Pode-se falar mal da Sun, mas pelo menos eles têm liberado alguma coisa, com ou sem pressão. E o “padrão” OOXML, o famoso “tábua de pirulito”, cheio de furos, incompatível com a própria suíte da MS, o Miguel de Icaza não vai dar uma ajudinha, não? O sr. Miguel deve estar achando que reputação é algo que ele pode, de alguma forma, reaver, a despeito de todas as lambanças e de “achar” o OOXML “um belo – soberbo padrão”. Não é possível, sr. Miguel. Viva a Sun.

    Bem agora podemos ter player de 64 bits, coisa que Adobe não vai fazer por um bom tempo.

    Cadu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 1:17 am

    “Que maravilha! podemos ter player de 64 bits agora, graças ao Miguel!”

    Player de quê? De porcaria? Melhor não ter nenhum player do que ter player de 64 bits de um padrão (padrão? hahaha) horrendo.

    Ainda bem que passei desta fase de ficar agredindo conhecendo ou não sobre o assunto. Bem também superei esta fase de dizer que tudo da Microsoft é ruim. Alguém aqui realmente conhece o poder do Silverlight? Ou só fala mal do produto porque é da Microsoft?
    Bem agora que não estou mais falando mal da Microsoft, então quer dizer que não sou mais da comunidade ou que fui para o lado negro da Força? Sinto, mas isso é patético. Queira ou não o ambiente do Windows vai está aí por um bom tempo, além disso a Microsoft só está agindo como uma empresa qualquer ou você Cadu acha que existam empresas boazinhas??? Qual é Cadu acorde não existe essa de empresa boazinha, todas as empresas pensam em lucro e farão de tudo por ele. Pelo menos as empresas sérias.

    Como dizem são apenas negócios.

    PS.: Eu falei em padrão??? Agora a culpa não é minha, nem da Novell (Icaza) ou da Microsoft se não tem capacidade de melhorá o SVG ou tirar do papel as especificações que a W3C está criando para vídeos na internet.

    Corrigindo:
    melhorá -> melhorar

    Cadu (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 6:16 am

    João Manuel,

    Não falei que empresas não pensam em lucro. Eu trabalho para uma empresa que desenvolve um microkernel, e apesar dele ser distribuído sob uma licensa open source, o uso comercial é limitado. E não vejo nenhum problema nisso.

    Agora, uma empresa desleal que não sabe nada sobre padrões, “inventando” (leia-se, copiando) um novo padrão, e um carinha que se acha o máximo por implementar (des)padrões da microsoft no Linux (e que ainda tem milhares de … uhm… puxa-sacos (pra não ser tão malvado né…)?). É com isso que eu tenho problema.

    O pior de tudo é se essa idéia da microsoft pegar. Dai sim… todos vamos estar destinados a instalar mais um lindo plugin só para poder visualizar websites feitos por pessoas sem capacidade de fazer algo sem usar um programinha “clica, arrasta, clica, arrasta, ctrl+c, ctrl+v, clica, salva, pronto!” (sem ofensa, nada pessoal).

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 8:19 am

    O que me irrita na MS não é ela “copia… digo … criar” coisas que já existem… e sim que eles sempre anunciam como o “melhor do mundo e unico no que faz”… chega uma hora que isso iriita.

    moderado (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 8:27 am

    No inteiror, “ir no miguel” é sinônimo de ir ao banheiro. Quando dizem “fulano tá no miguel” é que ele está, hmmm, digamos, “obrando”… e, com todo o respeito aos demais “Miguéis”, o miguel de icaza realmente só faz m*, a começar pelo gnome…

    [Fora do Assunto]
    Bem em primeiro lugar é Emanuel, porque será que os brasileiros tem trauma com este nome? Pois a maioria erra. Bem pelo menos não colocou Manoel.

    Bem voltando ao assunto: a Microsoft como já comentei age como qualquer outra empresa que está no comando. Sempre tenta se impor, isso é completamente normal. Agora só vira padrão se maioria deixar. Agora eu não concordo mais dizer/comentar que tudo da Microsoft é ruim só porque é da Microsoft. Sinto, mas já não concordo com esta visão. Primeiro quero experimentar e julgar o produto e não somente quem faz o produto.

    [Fora do Assunto]
    Perante ao caso OOXML já deixei minha opinão: que a Microsoft e a ECMA, mesmo com a justificativa de terem que impor sua decisão, deveriam ter espero mais um pouco e aparado mais algumas arestas antes de lançar a especificação.

    Finalizando me pergunto se você estão apenas julgando por ser da Microsoft ou porque a tecnologia é ruim mesma?

    * Não me ofendi com nada que você comentou. Só que não concordo mais julgar como ruim só porque tem a marca Microsoft, estou preferindo julgar se é bom ou ruim quando eu usar o produto.

    Este penúltimo comentário está cheio de erros de português, realmente estou com sono.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 9:35 am

    “Se bem que a Sun vai abrir o código do Java sob a GPL (ninguém sabe quando, mas vai…).”
    Já liberou. Falta somente uma parte que está no classpath exception mas já estão migrando. Consulte openjdk

    Outra coisa. Por que visar lucro significa que a empresa não é boazinha? Lucro é ruim? É do mal?

    Não visar lucro não transforma a empresa do mal, claro se a sua empresa não for a Micrsoft. Desculpe, mas para mim a Microsoft não é o demônio. Simplesmente é uma empresa que domina vários mercados e sabe jogar, muito bem por sinal.
    Todas as práticas comerciais que a Microsoft usa a IBM, a RedHat, a Sun, entre outras usam também, mas por liberarem alguma coisa em software livre são abençoadas pela comunidade. Dizer que o produto é ruim tecnicamente só por causa das práticas comerciais da empresa isso é patético.

    foobob (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 4:14 pm

    Sem dúvida o br-linux ficou muito mais divertido com a participação dos salsinhas pró-M$ advindos do bit/2. Sua crença pueril em uma nova e vibrante M$ é tão tocante quanto a sanha livre dos alcunhados freetards…

    joaoemanuel1981 em 19/05/2008 às 3:55 pm
    Não visar lucro não transforma a empresa do mal, claro se a sua empresa não for a Micrsoft. Desculpe, mas para mim a Microsoft não é o demônio. Simplesmente é uma empresa que domina vários mercados e sabe jogar, muito bem por sinal.
    Todas as práticas comerciais que a Microsoft usa a IBM, a RedHat, a Sun, entre outras usam também, mas por liberarem alguma coisa em software livre são abençoadas pela comunidade. Dizer que o produto é ruim tecnicamente só por causa das práticas comerciais da empresa isso é patético.

    Exemplos, por favor?

    Bom acho que estão falando bobagem a Microsoft esta pagando para a Novell desenvolver o MoonLight,….bem quanto a mico$oft creio que não preciso falar mais nada!

    http://img45097.pictiger.com/images/12915297/

    self_liar (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 11:51 pm

    Talvez algumas empresas já cometeram alguns erros com o software livre,mas não foi tanto quanto a M$ cometeu!
    Ameaçar todo mundo do software livre com “suas” patentes e ainda por cima se você dar uma olhada nos documentos confidencias da Microsoft ,fica claro todas as estratégias malignas que a microsoft tem contra o software livre.

    Formatos proprietários, Venda casada de windows starters para roubar o dinheiro do consumidor iniciante e muitas outras coisas que a M$ faz.

    Além disso aquele maravilhoso win vista que usa 20% do seu processador pra te deixar em uma cadeia .As pessoas são bobas demais aceitando DRM nas suas máquinas.

    E ainda por cima a maioria das empresas que deu alguns problemas ao soft livre,agora estão ajudando bastante mesmo que aparentemente.
    Eu lembro que a Sun já teve problemas,mas não tão grave quanto a M$!
    E a Sun hoje de longe é a melhor em colaborar com o software livre.
    Claro que tudo são empresas, o objetivo é o ganho.Mas mesmo assim a Sun de longe se superou.

    Miguel é um comprado.

    E a microsoft não desistiu daquele processo de patentes.Se as pessoas não ficarem espertas e deixarem que o Mono engula o Gnome,a microsoft terá um poder bem maior quando um processo acontecer.

    Nós temos que reforçar a nossa oposição sobre patentes ridículas e não permitir que a M$ tenha chance alguma perante a lei!!

    Tire a merlin do Mono e começe a programar em python e java-gtk já!

    Sem falar no contratozinho idiota entre a M$ e a novell.Além disso ,a microsoft e a novell estão escravizando o software livre.Agora pra usar o gnome ,eu tenho que usar todo aquele kit sujo do mono!

    Eu sei que dá pra tirar,mas duvido que alguém tenha vontade de tirar o mono colado no Gnome.

    Pelo amor de Deus né gente.Eu prefiro 10000000x escolher a tecnologia java do que a tecnologia patenteada do nosso inimigo!

    Quem a usa ,já deve esperar por uma traição!

    self_liar (usuário não registrado) em 19/05/2008 às 11:55 pm

    E por fim a M$ roube seus dados pessoais.O DoD já usou a M$ com seus windows pra espionar o mundo inteiro!

    E eu continuo a desconfiar que ela faz isso .Não posso provar né ,código fechado é uma merlin.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/05/2008 às 12:08 am

    Ah seria bom se criassemos um script semelhante a aquele que limpa o kernel,mas em vez disso serve para limpar a distribuição como o Mono.

Este post é antigo (2008-05-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.