Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Prazo para apelar contra o processo de aprovação do OOXML na ISO está terminando.

“O prazo para que cada país entre com um apelo formal criticando o processo sob o qual se decidiu por tornar o formato OOXML um padrão ISO termina dia 30 de maio.

De acordo com o site OOXML, o comitê da Africa do Sul já entrou com um apelo. Na minha opinião o Brasil também precisa, no mínimo, através da ABNT, expressar suporte oficialmente ao apelo feito pela Africa do Sul. Depois de todas as denúncias feitas por Jomar Silva (denúncia 1 e denúncia 2), acredito que seria muito estranho se a ABNT não se manifestasse. O Thiago Bauermann, em seu blog, dá um resumo da história toda.

O que se questiona, não é a viabilidade técnica do padrão proposto, mas sim, o abuso cometido contra o processo democrático que envolve o desenvolvimento de novos padrões. Será que a ABNT está se movendo? Quem quiser, pode contatar a ABNT através do site: ABNT.”

Enviado por André Caldas (andre·em·caldasΘgmail·com) – referência (noooxml.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fernando Cima [Microsoft] (usuário não registrado) em 27/05/2008 às 2:40 pm

    Na minha opinião o Brasil também precisa, no mínimo, através da ABNT, expressar suporte oficialmente ao apelo feito pela Africa do Sul.

    Vai ser interessante se isso acontecer. Basicamente, a única “irregularidade” apontada pela África do Sul foi que na reunião BRM em Genebra foi dado o direito a voto a países “O” (Observadores). Segundo a apelação, estes países não deveriam ter tido direito a voto, e sim somente países com status “P” (Participantes).

    Como o Brasil é um país “O”, se a ABNT apoiar oficialmente a apelação, o que ela vai estar dizendo é que concorda que nós brasileiros não deveríamos ter votado na reunião. O que seria completamente absurdo.

    Abraços,

    Não, esta não é a única regularidade apontada na carta: http://www.tectonic.co.za/wordpress/wp-content/uploads/2008/05/dis-29500-appeal-letter-iso-2008-0-22.pdf

    A petição se baseia principalmente no tempo destinado as discussões e analise técnicas.

    corrigindo: análises

    xuxu beleza (usuário não registrado) em 27/05/2008 às 3:56 pm

    Vocês perdem um tempo enorme com essa causa, mesmo sabendo que com apelação ou não, vocês já sabem o que vai acontecer….

    áfrica do sul???

    seria coincidência?
    ou o mark tem uma mão nisso?

    hehe

Este post é antigo (2008-05-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.