Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Piratas armados com lançadores de granadas são despistados por manobras evasivas

Piratas armados com lançadores de granadas atacaram três embarcações na costa da Somália, mas não conseguiram seqüestrar os navios graças a ação rápida dos marinheiros, informou um oficial da marinha nesta segunda-feira.

Um cargueiro chinês, um navio-tanque de Cingapura e um navio-silo tailandês conseguiram impedir o ataque dos piratas no último fim de semana no Golfo de Aden ao aumentar a velocidade e adotar manobras evasivas, segundo Noel Choong, da Agência Marítima Internacional.

A Somália, que não tem um governo atuante desde 1991, é o líder mundial de ataques de piratas. Os incidentes com os três navios elevou para 44 o número de ataques apenas neste ano. De acordo com Choong, a maioria ocorre no Golfo de Aden. (via noticias.terra.com.br)

Leia também: Some Confusing or Loaded Words and Phrases that are Worth Avoiding – GNU.org.

Saiba mais (noticias.terra.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 3:34 pm

    estou sem entender rs
    o que essa notícia tem haver com informática?

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 3:42 pm

    Pô, Augusto. Tu tá pedindo demais da galera aqui.. Se deu cãinbra no cérebro do povo com a piadinha do Bing esse aqui então vai causar enxaquecas.

    :-D

    Tilt (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 3:56 pm

    Vai causar enxaqueca sim.
    Piadas sem graça sempre causam.

    Lucas Fernando (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 3:58 pm

    Hoje é primeiro de Abril?

    pascal (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:01 pm

    8 de Setembro !

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:05 pm

    hum… estou no site certo? será que caí em um poison cache de dns? :-)

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:06 pm

    Roubaram o note do Augusto!

    Só pode :P

    a (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:12 pm

    onde é q tem pra baixar? hehehehhehehheh

    Essas noticias vão parar no terra tecnologia.

    henry (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:28 pm

    vcs e a falta de noção ao ler as noticias…

    (leiam o rodape da noticia……)

    Bom, segundo as empresas de software propietario e outras donas de patentes de propiedade intelectual em geral, fazer copias ilegais des seus softwares ou produtos é moralmente equivalente a abordar embarcações em alto mar e sequestrar e assainar pessoas, ha e claro saquear. Para estas empresas ambas as coisas são tão semelhante que eles utilizam o mesmo termo para descrever estes atos, eles chamam de “pirataria”.

    Imagino que com esta noticia a MS e outras já devem estar investindo para acabar com a “pirataria”

    Diego (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 4:59 pm

    Desde quando esta notícia é de informática?

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 5:00 pm

    Sem noção é a comparação que foi feita.
    O termo pirata que foi utilizado remete aos piratas dos mares que tinha no tempo dos navios , epoca do descobrimento do Brasil e até de antes.

    O termo pirata é nesse sentido , em relação a saques em auto mar.

    Eu não concordo com o termo pirata ou pirataria que é usado em informática.
    A grande maioria usa um software não licenciado.
    Eu acho que o termo pirataria em informática não é correto.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 5:02 pm

    E a pergunta que não quer calar: e…?

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 5:11 pm

    Você não comprar uma copia original é uma coisa, temos ai as redes p2p ou o famoso disk camelo. rs Vc pode pedir que eles te dão qualquer cd ou dvd de qualquer programa.
    Apesar que isso é meio mentiroso , pedi uma vez uma copia do SAP e o cara não tinha. :P

    Vc não pagar pelo software original não quer dizer que esteja roubando.
    Quer dizer que se a pessoa não paga imposto de renda está roubando o governo?
    Se a pessoa não paga pelo jogo Fifa 2008 , need for speed e outros jogos , ela está roubando a empresa que fez o software?

    Pensar que se vc não comprou uma copia legal , significa que vc está roubando é muito pesado e sem sentido.

    Mesmo que o programa seja 100 reais , algumas pessoas ainda sim iriam comprar uma copia ilegal e não original.

    Eu sinceramente não concordo com essa comparação feita.
    Ainda mais que na maioria dos saques feitos pelos piratas acabava em morte das pessoas do barco atacado.

    Ninguem que compra software ilegal matou alguem da Microsoft , Borland , Corel , Adobe e outras ai.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 5:20 pm

    Ou melhor: Stallman e visto tomando banho!

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 5:27 pm

    Diz a lenda que ele só toma banho se o dia for divisivel por um numero primo.

    To brincando , mas tem um blog realmente do site da Globo que é mais de zuação.
    E o autor desse blog é o dono do Kibeloco.
    Ai sempre rola uma briguinha entre o dono do Kibeloco e do Cocadaboa.
    Esse cara do Kibeloco sempre rouba umas ideias do Cocadaboa.

    barbazul (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 6:16 pm

    Pois é, ótima a pergunta que todos estão fazendo ao Augusto: o que é que pirataria tem a ver com software ou informática?

    Agora da próxima vez que ouvirem dos meios de comunicação, da ABES ou das autoridades políciais a tentativa de fazer a mesma associação, basta reagir com o mesmo espanto.

    Bruno, quem não paga imposto de renda está roubando do governo, roubando do Brasileiro, principalmente o mais pobre que não pode fugir da tributação.

    Embora alguns discordem, diferente das empresas de informática que você citou, não é nada interessante para o Brasil que roubem dele. De fato estas empresas são diretamente responsáveis e tomam vantagem da pirataria.

    Outro dia vi o windows XP pirata de um colega…, eu VI ele atualizando o sistema no sitio da própria MS…, ai ficou CLARO que a MS SUPORTA E APOIA A PIRATARIA.

    Imagine se todo mundo que usasse windows tivesse que pagar, seria o fim da MS, pelo menos do monopólio total.

    Livio (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 6:54 pm

    Só tem uma coisa que não me sai da cabeça, se usar software não-original, não-registrado e obtido através das redes P2P ou do mercado paralelo não é roubo, o que é então?

    Roubo é algo bem definido na legislação, Livio, e não inclui diretamente as ações que você mencionou. Este uso indevido é uma violação ao direito autoral, e não roubo, ou alguma categoria de infração dos direitos dos navegantes. Para saber mais, sugiro olhar a Lei N. 10.695, de 2003, que trata do aspecto penal disso. Para os demais aspectos, as Leis 9.609 e 9.610 dão uma boa idéia.

    Eventualmente, o que a imprensa costuma chamar de pirataria também é o que se chama de contrafação (especialmente quando há cópias ou “falsificação” envolvidas).

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:12 pm

    Sobre o governo pode até ser , mas no caso não tem haver com pirataria e sim sobre não pagar impostos.

    Eu não concordo que o termo pirataria seja usado em informática.
    Porque não concordo, vou dizer.
    Na epoca da pirataria que tinha os saques e pilhagem.
    Os saques não eram feitos de maneira amiga sem morte,muitas vezes as mortes eram brutais.
    Os piratas não roubavam uma vez só , eram varias vezes.
    Dúvido que tenha acontecido um saque aonde nenhuma pessoa tenha morrido, tanto do lado dos piratas quanto da embarcação atacada.

    Eu sou muito mais dizer que a pessoa está usando software não licenciado e copia não autorizada.
    Seria o correto a se afirmar.

    Concordo que se a MS estivesse sendo mais dura , ninguem ia ter uma copia ilegal do Windows.
    Não creio que seja impossivel fazer um sistema que não seja facil burlar.
    Tecnologia pra isso nós temos , uso de criptografia e outras coisas mais. Até se empresas que produz placa-maãe , HD e outros perifericos.
    Se fosse tudo feito de forma amarrada para não ter como burlar, ninguem ia usar software não licenciado.

    Acabar com isso é facil.
    Até mesmo a Apple se bloquear a execução do Mac OS se a maquina não for um Mac, ninguem ia usar copia em maquinas não Apple.
    É possivel acabar com isso , as empresas só não fazem por medo da falencia.

    Livio (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:19 pm

    O que eu quis dizer foi que às vezes os comentários tais quais os deste post aparentam (veja bem, aparentam) fazer apologia ao que as empresas de software classificam como “pirataria”.

    Instalar software comercial adquirido através das redes P2P ou do mercado paralelo não é algo que eu possa chamar de correto.

    Convém evidenciar que pessoas suaram muito para criar os softwares, portanto, se alguém usa sem pagar seu preço, este está tirando algo que deveria ser do desenvolvedor, por isso que parece roubo.

    Espero não ter sido mal compreendido.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:26 pm

    Augusto , mas você não concorda que chamar de pirataria não é correto?
    Ninguem rouba um cd ou dvd dessas empresas de softwares.
    Alguem que comprou acaba fazendo uma copia e distribuindo, seja em redes p2p ou cddvd.
    Claro que pode ter um roubo sim , no caso é mais provavel em relação a musicas e filmes.
    Existe sim pessoas que estão trabalhando na gravação das midias desses produtos e pode roubar um e vender depois.
    Não sei se é o que mais acontece.
    Isso que falei da pessoa comprar e colocar em rede p2p, eu sei pq já vi gente fazendo isso.
    Pagou uma nota preta e fez uma copia e colocou na rede p2p.

    Eu continuo não concordando com o termo de pirataria.

    Eu não gosto de chamar de pirataria casos de infração a direitos autorais, Bruno. Mas os dicionários correntes reconhecem este significado, então eu não iria tão longe a ponto de dizer que é errado. Prefiro chamar pelo nome certo, como consta na legislação.

    Livio, concordo com você que o direito dos autores deve ser respeitado, na forma definida na legislação.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:40 pm

    Mas existe um lucro exorbitante ai.
    Vai numa loja que venda DVD ou cd de uma distribuição qualquer de linux.
    Ou um cddvd do FreeBSD e outros *BSD.
    Aproveita e pesquisa se tem um cd do OpenOffice.org ou BrOffice.org.

    Depois vai ou até na mesma loja e pergunte o preço do Winodws e do MS Office.
    O Windows e o Office são caros não é porque os desenvolvedores deles são mais importantes ou outra coisa nesse nível.

    Não quero dizer que o Windows tenha que ter o preço igual ao do Linux.
    Quero dizer que o preço é maior do que realmente deveria ser.

    Não sou a favor de usar software não licenciado e ilegal.
    Mas acho que os programas devem ter um preço justo.
    Se der a louca na comunidade e todas as distros em comum acordo começarem a vender o linux por 400 reais?
    O linux vale isso tudo?
    Pode até ser que se for contabilizar e dá um preço para uma distribuição linux , passe de 200 reais.
    Sei que muitos aceitariam pagar o preço.

    Lembrei aqui agora , acho que foi da Conectiva que vi isso.
    Tinha um logo de pirata e escrito em baixo, esse pode piratiar ou que aconselhava …
    Algo assim.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:44 pm

    Augusto , para finalizar o assunto.
    O que a legislação define sobre essa questão?

    Confesso que não entendi qual é o seu ponto. É a preocupação com a possibilidade de todos os distribuidores de Linux se juntarem em um cartel para forçarem preços? Não me parece algo que valha a pena perder nenhum minuto de sono se preocupando.

    Ou é o direito de um autor cobrar o preço que desejar pela sua obra, independente do preço de reprodução da mídia? Aí é algo que até se pode questionar, mas o direito do autor fazer isso é real, concreto.

    Bruno, sugiro olhar a Lei N. 10.695, de 2003, que trata do aspecto penal disso. Para os demais aspectos, as Leis 9.609 e 9.610 dão uma boa idéia.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 7:56 pm

    Eu sei que isso nunca vai acontecer.
    Eu quis mostrar que uma empresa pode colocar o preço alto em seu produto, mais alto do que realmente é.
    Claro que nenhuma das distribuições iria fazer algo parecido.

    O Windows é bem caro, se o linux estivesse lutando com as mesmas armas e colocando o preço das distribuições lá em cima.
    Claro que teria que seer em comum acordo entre todas as distro.

    Não sei se o preço cobrado pela mídia é justo.
    Não sei se uma distro daria essa informação, mas acho que tem mais pessoas baixando uma ISO e queimando um cddvd do que comprando um pacote na loja.

    Sobre isso do povo comprar copias ilegais , eu acho que seja mais o problema do preço do que de outro.
    Tem versões de Office que é mais cara que um Windows, pode isso?
    Não acho que seja correto.

    Acho que elas ganham mais dinheiro em relação a suporte, consultoria e treinamentos.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 8:11 pm

    “Acho que elas ganham mais dinheiro em relação a suporte, consultoria e treinamentos.”
    Elas aqui são as distribuições.

    Eu vi um professor dizendo sobre o Jboss que é muito bom e gratuito.
    A dona dele é a Red Hat.
    Ela ganha dinheiro com consultoria e treinamento. Sobre suporte eu estou em duvida.
    Mas é capaz que o suporte seja cobrado também.

    Isso é um exemplo que o dinheiro não precisa ser na venda do produto.
    Claro que se a Red hat fosse vender , provavelmente a solução do Jboss seria bem cara.

    Se a Microsoft vendesse o Windows e Office por um preço justo e o suporte for também cobrado.
    Talvez não tivesse tantas copias piratas.

    Livio (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 8:27 pm

    No caso dos preços do MS Windows e MS Office, não se trata de ser caro só por ser caro (se bem que MS Office Home & Student por R$200 não é tão caro assim), a MS dá suporte aos seus produtos e isso é uma exigência de quem paga R$1000 pelo pacote MS Office Professional.

    Se a MS não desse suporte nem garantia pro MS Windows, ela poderia distribuir gratuitamente, já que os clientes pagantes (grandes corporações e empresas) sustentariam a MS que economizaria muito dinheiro ao não se preocupar com clientes da versão distribuível.

    Concordo que há softwares realmente caros, mas quem precisa deles para trabalhar não liga para o preço, pois isso é investimento (com uma ferramenta boa o trabalho rende mais), sem falar que custo com software é deduzido integralmente do imposto de renda (bom pra quem declara).

    Na verdade as empresas tendem a colocar nos produtos o preço que acreditam que irá lhe maximizar o rendimento, considerando o valor intrínseco do produto e, principalmente, o preço que os consumidores estarão dispostos a pagar, e o preço praticado pela concorrência e possíveis substitutos.

Este post é antigo (2008-09-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.