Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pidgin: como adicionar o Facebook Chat

“Nosso programa favorito de mensageiro acaba de ganhar um novo plug-in, o Facebook Chat para o Pidgin. Agora você pode utilizar o Pidgin para conectar-se a 16 mensageiros diferentes.”

Enviado por Danilo (daniloΘsolutio360·com) – referência (solutio360.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Como ex-usuário do QUASE-excelente Pidgin, posso me dar o direito ao comentário sarcastico:

    Talvez voltasse a usar o Pidgin se ao invés de um plugin
    para o Facebook ele ganhasse um plugin para audio e vídeo
    no GTalk e/ou MSN.

    Detalhe: Usava o Pidgin à 4 anos, pena que o projeto não evolui pelos caminhos que o usuário espera.

    Hey werlbraga, se importa em dizer o que que você usa agora?

    Sugeri meus contatos que só usavam ICQ ou Yahoo Messenger a migrarem para o GoogleTalk ou MSN e passei a usar dois programas ao invés de um só (Gajim e aMSN). O Gajim não suporta vídeo/audio ainda (estou procurando um que o faça) mas o aMSN suporta sim.

    Depois de anos usando um só programa é um tremendo desconforto ter que trabalhar com dois, mas estou me adaptando.

    welrbraga, você ja tentou usar o Mercury? (www.mercury.im)
    Embora seja meio “pesadão” (escrito em java) ele tem me atendido muito bom e tem suporte pra tudo isso que você necessita, (segundo o que você disse). recurso que uso muito nele é abrir varias contas ao mesmo tempo, todos os dias abro 3 contas do msn ao mesmo tempo. Ah, tambem roda varios protocolos. Estou usando agora o Emesene e é bonzinho mas não tem os mesmos recursos do Mercury

    Miranda,
    Eu já usei o Mercury sim. Mas au tenho uma terrível aversão a programas em Java.
    Na época ele era pesado e até insisti em usá-lo por algum tempo, até que ao atualizar a JVM ele deixou de funcionar… quando decidi por continuar com Pidgin (Gaim na época).

    Mas vou relutar contra meu preconceito e fazer outro teste com o Mercury pra ver se ele merece a minha credibilidade.

    Se quiser tentar esse Emesene (http://www.emesene.org) ele não é ruim não, é rapido e tem um visual bem limpo. Só não tem recurso de video e audio mas pelo que andei lendo o desenvolvedor esta implementando essas funções nele e quando isso acontecer será (na minha opinião) o melhor cliente de msn para Linux.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 1:00 pm

    Faz tempo que não tenho mais conhecidos que usam AIM e ICQ. A grande maioria usa Yahoo Messenger e MSN. Atualmente estou com o Kopete, mas também não faz áudio e vídeo.

    Eu continuo usando Pidgin e minha filosofia neste caso é a seguinte: programa de IM é pra texto. Se eu quiser áudio e/ou vídeo eu uso o Skype ou Ekiga.

    miranda, pois saiba que o aMSN e o emesene entraram em processo de “fusão”. Os desenvolvedores dos dois projetos de uniram para o desenvolvimento do aMSN2. Mais informações em: http://www.amsn-project.net/forums/viewtopic.php?t=5299.
    O melhor de tudo é que o programa será escrito em python, além de ser multi-interface! O que isto significa? Que qualquer um poderá criar uma interface utilizando a toolkit que quiser!
    A interface padrão utilizará a EFL, conjunto de bibliotecas do Enlightenment! E qual a vantagem disto? Primeiro: o programa terá uma interface mais leve, já que a atual em tk é complicada de tão pesada que ficou. Segundo: as libs da EFL permitem que os apĺicativos possam ser totalmente modificados sem a necessidade de mexer no código do programa em si. Uma demonstração? Neste vídeo aqui, ó. Incrível, nao? :-)
    O legal é que teve muita gente que não gostou da idéia do desenvolvedor principal do aMSN, já que a maioria das bibliotecas que formam a EFL ainda não foram lançadas como estáveis. Mas como ele mesmo disse, a interface em EFL será a padrão, mas ninguém é obrigado a utilizá-la, bastando desenvolver outra e mantê-la. Outra interface padrão será em “modo texto”, utilizando ncurses, ao estilo finch, similar do pidgin.
    Pena que o amsn não é multiprotocolo, pois se fosse continuaria utilizando ele. Abandonei quando percebi que ele ficou pesado demais para minha máquina.
    E welrbraga, um cara está trabalhando neste recurso de áudio e vídeo para o pidgin, mas acho que não será incorporado nem numa versão 3.0 do mesmo. Mas parece já ter um bom progresso. Procure na página do programa pelos projetos do Summer of Code.

    Miranda,
    Instalei o Mercury para testar, mes não achei se existe algum plugin para integrar a conta do GTalk (Jabber) no camarada.

    Marcos,

    Até o mês passado ainda tinha 5 contatos que usavam ICQ, mas a muito tempo que o número de contatos estavam em declínio. O que é uma pena já que era um programa muito bom.

    Tenchi realmente esse aMSN 2 é show, muito bonito MESMO!!!! Vai colocar todos os outros no chinelo ;)
    Eu estava testando aqui welrbraga o mercury e realmente a função que existia para usar o jabber (Gtalk) não existe mais ;( . Você só vai encontar ela nas versão mais antiga (1.8) porque cheguei a usar gtalk nessa versão, porem os recursos de audio e video são meio duvidosos….
    Acho melhor esperar o aMSN 2 mesmo.

    Wallacy (usuário não registrado) em 23/06/2008 às 7:27 pm

    Já eu não largo o Kopete :)

    Faz bem seu trabalho!

Este post é antigo (2008-06-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.