Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PI: Software Freedom Day em Teresina

“As vantagens do uso do Software Livre e suas implicações serão discutidas por representantes do Governo Estadual, Empresas, Universidades e ONGs durante os dias 17 a 19 de setembro, no Software Freedom Day 2008. O evento acontecerá no Auditório Afonso Sena da Universidade Federal do Piauí, em Teresina (PI), das 15 às 18 horas, sendo uma realização do Projeto Software Livre do Estado do Piauí – PSL-PI e o Grupo de Usuários Debian do Piauí – GUD-PI, em parceria com a Executiva Nacional dos Estudantes de Computação – ENEC e o Diretório Central dos Estudantes da UFPI – DCE-UFPI. A entrada é franca.

O Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software) é realizado mundialmente no dia 20 de setembro. “Esta é a primeira vez que o realizamos no Estado do Piauí e, devido à sua relevância, optamos por realizá-lo durante três dias”, esclarece o coordenador geral do PSL-PI, Adriano Duarte. “Trata-se de um espaço de debates e trocas de conhecimentos e vivências acerca do tema Software Livre e outros relacionados que afetam a sociedade em várias instâncias, gerando interesse na academia, no mercado, no governo e nos movimentos sociais”, complementa Filipe Saraiva, Diretor de Inclusão Digital da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação – ENEC e coordenador geral do evento.

O evento será composto por mesas-redondas que discutirão “Software Livre e Inclusão Digital”, “Software Livre, Governo e Universidade” e “Software Livre e Mercado”, compostas por representantes da Agência de Tecnologia da Informação do Governo do Estado do Piauí – ATI, do Núcleo de Processamento de Dados e do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal do Piauí, de empresas locais e dos telecentros da Casa Brasil de Teresina e Parnaíba (PI).

“Trata-se de um evento sem precedentes no Piauí, onde construiremos um movimento amplo para a adoção do Software Livre em nosso Estado, o que, entre várias outras vantagens, permite que mais jovens possam aprender e se capacitar como programadores, designers ou simplesmente usuários, formando assim um contingente de profissionais que oferecem soluções personalizadas para empresas e órgãos públicos, sem estarem amarrados a sistemas de algumas poucas empresas de software”, acrescenta Messias Alves, Analista de Suporte Técnico da ATI e Diretor-Geral do GUD-PI.

“Os participantes que levarem CDs ou DVDs virgens ao evento poderão levar pra casa cópias de programas e sistemas livres, para usarem em casa ou no trabalho, sem a necessidade de pagamento de licenças”, finaliza Filipe Saraiva.”

Enviado por Adriano Duarte (drykostarΘgmail·com) – referência (psl-pi.softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-09-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.