Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PCWorld compara Ubuntu 8.04 e Fedora 9

A PC World compara as versões recentes de duas das mais populares distribuições de Linux, tratando de detalhes incluindo aplicativos, recursos, configurações, etc.

Ambos recebem avaliações altas, com nota 94 (e classificação “superior”) para o Ubuntu, e nota 83 (e classificação “muito bom”) para o Fedora.

Saiba mais (pcworld.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    CCF (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 4:50 pm

    Meus parabéns ao Ubuntu e ao Fedora o/

    Dorival (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 5:25 pm

    “A prerelease version of Xorg 7.4, however, causes problems with nVidia cards, preventing Desktop Effects–which is now standard in Fedora 9–from working. At posting time, this problem remained unresolved, though contributors to the Fedora Forums suggested that it would soon be corrected.”

    Postaram dia 02 e nesta data já havia a correção do driver pelo menos da Nvidia para o Xorg 7.4 do FC9. Para quem instala em notebooks, como é meu caso, o FC9 ficou muito bom, suporte Wireless excelente e reconhecimento às webcams.

    Parabéns às duas distros.

    Estou usando o Fedora 9 em meu notebook e estou gostando bastante: rápido, estável, reconheceu todo o hardware (desde o 7 isso já acontecia), os atalhos de teclado foram auto-configurados… muito bom mesmo! A única coisa que continua me chateando é o bug eterno do Firefox. Um bug que acompanha o Fedora e derivados desde que ele usava o Firefox 1.5, impendindo-ode imprimir textos quando usamos a opção de imprimir apenas o que for selecionado na página. Parece uma coisa boba, mas minha esposa, por exemplo usa muito esta opção e com o Fedora não funciona.

    Um abraço.

    Desculpem, cometi um erro de digitação e o link ficou errado este é o correto: bug eterno do Firefox.

    foobob (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:24 pm

    Pra quem não acredita em mim, basta dar uma olhada na barra “Em discussão” ali ao lado. O Ubuntu tá sempre nas paradas. É bom, atrai público.

    Vale destacar que a matéria foi muito sensata e não apontou vencedores. Cada distro teve suas vantagens reconhecidas e levadas em consideração.

    Eu só queria avisar à turma que está empolgada para instalar o Fedora 9 que, embora eu tenha instalado e esteja achando muito boa, há algum bug esquisito no particionador do live CD que pode causar perda de dados, então evitem redimensionar partições por ele. Já relatei o bug. No meu blog postei mais detalhes sobre o problema:
    http://eufedorotufedoraselefedora.wordpress.com/2008/06/01/morte-ao-particionador-do-fedora/

    Sergio (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:35 pm

    Essa comparação faria mais sentido se fosse a dupla: OpenSuse e Ubuntu, pois Fedora? Fala sério….

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 10:12 pm

    Ou Ubuntu e Mandriva!! Que também é exelente!

    Dorival (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 11:12 am

    Sérgio, realmente o Fedora deve ser complicado para usuário com pouca experiência em linux como vc. Venha aqui para manter o nível e não para falar besteria !!!

    Walacy, exelente !!! Nossa !! parei ai …

    Parabéns às duas ditros, como já havia dito antes !!!

    Ou Ubuntu, Mandriva, Suse, Fedora e [sua distro preferida]…

    Ok, faltou uma letra!

    Atire uma pedra!

    Sergio (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 1:29 pm

    Dorival, para sua informação o Fedora é totalmente voltado para iniciantes, e sobre “experiência”, utilizei o slackware por dois anos e atualmente utilizo arch e OpenSuse, não gostei da comparação com o Fedora, pois existem várias distribuição melhores, e no caso do OpenSuse é milhões de vezes melhor.

    Sempre que alguém comparar uma distro com outra vai ter gente concordando e gente discordando. Acho que quase todas as distros são melhores que as outras em algum ponto, logo, posso fazer uma comparação apenas escolhendo determinados pontos e chegar a um “vencedor”.
    Pra mim a melhor é o Fedora, pois para o que preciso, funciona perfeitamente. Já outras pessoas vão achar outra distro melhor (independente de qual ela seja), pelo mesmo motivo que o meu, serve melhor para o que precisam.

    Dorival (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 2:54 pm

    sérgio, fique com sua opinião para vc !!! Esse tipo de comentário desmerecendo uma distro esta ficando chata !!!

    edempoa (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 10:05 pm

    Então parabéns a todos :-)

    Pois é galera, vocês viram este comparativo de performance?

    Ubuntu, Fedora, Mandriva Performance Compared.

    No final, por pouco, o Fedora foi mais rápido (os gráficos são fáceis de se entender).

Este post é antigo (2008-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.