Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PCLinuxOS em Português do Brasil

“PCLinuxOS é uma distribuição LiveCD baseada no Mandrake, possui um sistema de dados parecido com o do Knoppix, onde os dados do CD são descomprimidos on-the-fly, permitindo até 2 GB de programas e arquivos de sistema em apenas um CD, incluindo KDE, GNOME, FluxBox, e aproximadamente mais 5000 pacotes prontos para o uso. Apesar de ser uma distribuição muito comentada em sites e fóruns brasileiros, muitos não sabem que ela tem suporte ao Português do Brasil, e por esse motivo irei mostrar nesse tópico como instalar e configurar para deixar o PCLinuxOS totalmente em nosso idioma.”

Enviado por Luis alberto ferreira (albertoluisferreiraΘbol·com·br) – referência (comunidade-linuxnarede.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 3:32 pm

    Em resumo: mais uma distribuição Linux.

    Na verdade o PcLinuxOs é uma das mais famosas distribuições mundo afora, fico intrigado porque é tão pouco falada por essas bandas…

    Vespúcio (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 4:48 pm

    Estou com o PCLinuxOS 2007 instalado aqui no meu PC há meses. É uma distro sensacional. Muito leve, mesmo usando KDE, e fácil de usar. E, como disse o Grobsch, é uma das distros mais populares do mundo – basta ver sua colocação no Distrowatch. No Brasil, creio que não seja muito conhecida justamente por não vir com o pt-BR por padrão.

    Mandrake? o PClinuxOS é baseado no Mandriva Linux, que ja foi o Mandrake, mas antes de se juntar com o Conectiva.
    Vou contar porque o PCLinuxOS não é muito falado… porque ele é basecamente um Mandriva com o urpmi substituido pelo apt-get. Se instalado, é possível instalar os locales em pt_Br, mas no CD só tem inglês. É uma distro com uma pequena comunidade de desenvolvedores, na verdade só um ou 2 fazem realmente o servoço pesado e nesses ja está incluso o Textar. A Mandriva tem uma emoresa por cuidando, ou seja, muito mais desenvolvedores e sendo pagos pra isso… o Mandriva tem várias atualizações de bug e segurança por mês (se preciso), ja o PClinuxOs fica sujeito a disponibilidade de tempo nos finais de semana dos menbros da sua comunidade.
    O PClinuxOS é muito bom mesmo… mas na verdade ele é apenas tão bom quanto o Mandriva e nada mais… (mas isso é só minha opinião) ;)

    Arthur (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 4:55 pm

    Em resumo: mais uma distribuição Linux. [2]

    Me desculpem, mas o PCLinuxOS não é só mais uma distribuição Linux. Apesar de ser baseada no Mandriva, ela é bem customizada e chega a ser bem mais rápida que o próprio Mandriva. E eu digo isso com conhecimento de causa, pois atualmente utilizo Mandriva no meu notebook e já utilizei o PCLinuxOS. Além do mais, a customização da aparência desta distro é uma das melhores que já vi. Vem com muitos temas de muito bom gosto. Para aqueles que dizem que se trata somente de mais uma distro linux, provavelmente também acham isso do Debian, Slackware, Suse, Fedora, Kurumin e outras.

    Pelo que eu sei o que o pessoal acha diferente em relação ao Mandriva Linux é principalmente o uso do apt (o apt para rpm, criado pela Conectiva) em vez do urpmi (como falaram), temas visuais diferentes e acho que alguns pacotes proibidos nos EUA (tipo a libdvdcss) ou proprietários já incluídos no CD. Nada especial ou que não possa ser usado/incluído facilmente no mandriva. O Mandriva ainda tem tanto a possibilidade de ser instalado a partir de um livecd quanto pelo instalador tradicional, onde se tem maior controle da instalação.

    O “painel de controle” do PCLinuxOS é o mesmo do mandriva e a grande maioria dos pacotes da atual versão estável do PCLinuxOS é da época do Mandriva 2007.0. A última versão, PCLinuxOS 2007 foi lançada em 20 de maio de 2007…

    Aqui se pode ver como usar o apt e synaptic no Mandriva

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/1/3/

    e como usar os repositórios do Mandriva, inclusive os PLF, que complementam a distribuição com todos aqueles pacotes proibidos nos EUA ou não livres mas que são imprescindíveis para um desktop completamente utilizável:

    http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

    http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2020.0

    Dá muito menos trabalho e os CDs/DVDs de instalação já suportam múltiplas línguas, inclusive o pt_BR. No final da instalação já se tem um desktop em pt_BR, mesmo sem internet.

    Baixei a versão com o Gnome 2.21.2 e rodei dentro do Virtual Box. Realmente me impressionou, mas só cheguei a usar o live cd dentro da máquina virtual… parece bem feita.

    Xis (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 11:18 pm

    Vejo assim:

    - Distros desenvolvedoras: Red Hat (campeã absoluta) e SUSE vice. Debian, Slackware, Gentoo e mais algumas vem em segundo plano, bem atrás das primeiras.

    - Distros secundárias: PCLinuxOS, Mint, Sabayon, etc…

    Distros secundárias inovam em seus desktops, colocam funções/temas, ativam alguns recursos ou desativam outros, etc… Porém, elas não participam ativamente do desenvolvimento das ferramentas, apenas as utilizam.

    Enquanto as distros desenvolvedoras estão aí desenvolvendo os atuais e os próximos softwares que todas as outras distros irão utilizar.

    E a comunidade? Bem, a comunidade desenvolve muito também, igual a Red Hat e provavelmente mais que a SUSE.

    Samuel (usuário não registrado) em 18/02/2008 às 11:42 pm

    Amigo, vi sua dica mas ela está completamente incompleta. Você não disse como fazer para deixar as pastas na configuração correta de idioma, não indicou os pacotes q instalar para deixar vários programas em pt-br (incluindo firefox e openoffice) e também não deu a dica do synaptic instalar os programas em pt-br.

    Bem, complementando a sua dica, segue a minha:

    PCLinuxOS em português (Portugal ou Brasil)

    1.Instale com synaptic:
    - aspell-pt
    - kde-il8n-pt ou kde-il8n-pt_BR
    - locales-pt

    2.Vá em “Configuration -> KDE Control Center -> Accessibility -> Region & Language -> Add Language – > Other” e escolha o idioma.
    Reinicie o KDE (control-alt-backspace) e logue-se novamente.

    3.Usando o konqueror como root (“Applications – > File tools -> File Manager – Super User Mode”), abra a pasta /etc/rpm e clique sobre o arquivo “macros”. Altere- o para %_install_langs_pt_PT:pt
    ou %_install_langs_pt_BR:pt e salve-o.

    4.Abra também o arquivo “environment” na pasta /etc, inserindo este texto conforme a dica de cabrolho:
    Código:

    LC_ALL=pt_BR
    LANG=pt_BR.ISO-8859-1
    LANGUAGE=pt_BR
    LC_TYPE=pt_BR

    5.No PCLinuxOS Control Center, clique em “System” e em “Configure the system language and region” e escolha o idioma.
    Reinicie o KDE (control-alt-backspace) e logue-se novamente.

    O KDE está todo em português.

    Para colocar em português programas como o gimp, k3b, krusader, LocaleDrake, Menudrake, etc., basta reinstalá-los com synaptic (atualização geralmente já reinstala boa parte deles).

    (traduzido e adaptado a partir do post http://www.pclinuxos.com/forum/index.php?topic=9058.0 de JohnW)

    Para passar para português tem que reinstalar tudo não KDE?
    Trabalho enorme…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Grobsch, não é reinstalar não, so foi um inserção de pacotes de idioma, e cada distribuição pode fazer a sua maneira, pessoalmente só entro em Yast>Sistema>Idioma, porém isso não é um problema do KDE e sim da distro, a maioria delas necessita só instalar os novos pacotes que todos os programas já inicializam traduzidos.

    Não há nenhuma novidade nesta notícia. Já usei o PCLOS em 2005 e 2006 em pt-BR.
    É uma distro simpática, bem terminada e (à epoca) me resolveu problemas de compartilhamento de internet que o drakconf (ou MCC) do mandriva teimava em não resolver. Depois voltei pro Mandriva.
    Ao ler esta nota, (cansado da instabilidade do Mandriva em enxergar redes wireless disponíveis mesmo tendo reconhecido e configurado “corretamente” a placa wireless e já a tendo utilizado com sucesso no Kubunto, Sabayon…), a utilizei por uma semana, mas fiquei surpreso com o número de bugs da edição atual do PCLOS.

    A impressão que fiquei foi de que nos últimos tempos se preocuparam mais com o visual, que está bonito, que com a funcionabilidade do sistema. Oxalá melhorem, particularmente prefiro o apt-rpm e suas interfaces gráficas ao chato urpmi e seu lento drakrpm (opinião pessoa).

Este post é antigo (2008-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.