Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Para palestrante da Campus Party, criadores de software livre são como prostitutas

Além do preconceito, discordo da tentativa do palestrante de contrapor as seguintes idéias, como se fossem contraditórias entre si:
a) desenvolvimento de software livre
b) modelo comercialmente sustentado
c) atuação profissional no mercado de trabalho

Segue o trecho selecionado pelo leitor:

“”Devo ser o criador de games mais velho da Espanha, comecei em 1983 e posso assegurar que vi centenas de casos em que um jovem que desenvolveu um software livre, depois de um tempo cansou de não cobrar e terminou sendo contratado por uma empresa. São como as prostitutas que se oferecem por dinheiro nas esquinas”, disse Suárez, dono da Arvirago Entertainment.

Se eu for seguir a linha de raciocínio deste senhor, nem saberia do que pensar daqueles que vendem licenças de uso… &;-D”

Enviado por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com) – referência (tecnologia.terra.com.br).

Atualização: publiquei o texto inicialmente com um título que mencionava o evento errado. À LatinoWare deixo meu pedido de desculpas pelo lapso, e prometo me penitenciar adequadamente.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Claudionor Buzzo Raymundo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:42 pm

    Atenção!!! O palestrante é do Campus Party!!! Basta seguir o link da notícia…

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:43 pm

    Imaginem que “zona” deve ser o Google. :D

    Mas esse tipo de comentário tá mais pra ressentimento.

    Se o programador de software livre é uma “prostituta”, o de software proprietário é um “traficante”?

    vovó mafalda (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:46 pm

    Não é fácil ganhar dinheiro com software livre, mas eu acho que os desenvolvedores não chegaram a esse ponto de vender o corpo…

    Qualquer desenvolvedor(a) de softwares é garoto(a) de programa. Independente se o software é livre ou não!
    ^_____^!

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:56 pm

    Qualquer desenvolvedor(a) de softwares é garoto(a) de programa. Independente se o software é livre ou não!

    Ahahah, é verdade.

    Terramel (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 4:57 pm

    Puts. Esse palestrante sim não sabe o que fala e nem o que está fazendo no evento. Deve ter sido informalmente contratado para fazer FUD :D O certo seria ver o desenvolvimento gratuito do Software Livre como algo a mais no currículo. Quem vai trabalhar desde o começo para uma grande empresa? E quem vai começar vendendo software e conseguir tornar esse software relevante com vários outros softwares maiores (tanto livres como proprietários?). Simplesmente é quase impossível criar um software fechado e sair tentando vender sozinho no começo. “Olha Sun, nunca programei uma linha, mas me contrata, vai…”
    Alguém tem que dizer pra ele que prostituta é ele que abre as pernas para o que o patrão quer.
    E não são todos que acabam em uma grande empresa. Veja o WordPress. Software Livre criado por um guri de uns 20 anos que sozinho conseguiu formar uma grande empresa com esse software ;)

    Tem razão, Claudionor. Vou corrigir.

    weber jr (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:05 pm

    Acho que o Avelino acertou na mosca. Parece cheia de ressentimento a criatura mesmo.

    Qual o nome do tal palestrante ? Espanhol ele, não ? Humm, será que não tem o sobrenome “de Icaza”. Pode ser o parente distante de outro espanhol que muda de opinião pra todo lado ao sabor do vento, ou dos dólares… :)

    Sérgio Luiz Araújo Silva (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:27 pm

    Isso é desespero mesmo!

    o melhor a fazer é ensinar programação para putas. teremos 2 vezes mais rendimento.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 5:52 pm

    Será que num próximo encontro de software livre, o Stallman vai entrar pulando e gritando: “Bitches, bitches, bitches!!!” :D

    Limão (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:01 pm

    Assim, eu sempre trabalhei para o setor privado, nunca nem SONHEI em participar ATIVAMENTE se um projeto Open Source. Eu tenho o incrível pré-conceito de que open source são projetos de faculdade BEM mais evoluídos, e que uma IBM, Oracle, Novell simplesmente viram que alguns desses projetos são tocados por ótimos profissionais, e que se eles participarem nisso, eles conseguiram esses ótimos profissionais para fazerem os seus softwares proprietários.

    E outra coisa: vender o seu trabalho não é prostituição. Prostituição é vender seus princípios. Se eu não estou satisfeito num projeto, até hoje eu sempre pude me dar ao luxo de dar tchau pro barqueiro e pular fora do barco. Sei que nem todo mundo pode se dar a esse luxo, mas conheço vários que se vendem por um pouco mais de dinheiro só pelo simples e vil metal. Tenha um pouco de orgulho e faça aquilo que vc se sente confortável em fazer, e não só aquilo que pedem pra vc fazer.

    Brandizzi (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 6:58 pm

    Para mim prostituição era fazer sexo por dinheiro…

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 7:08 pm

    Triste é alguém com tanta experiência ter uma opinião tão pobre como essa. Certamente este rapaz é ressentido de alguma forma com o Software Livre, quando deveria ser com relação a alguém.

    Para mim os criadores de software livre são como pássaros, livres. Para trabalhar onde quiserem, pois quem trabalha não é escravo ou prostituto. É escravo aquele que tudo se submete.

    “ara mim prostituição era fazer sexo por dinheiro…”
    Ele não disse que os desenvolvedores de SL são prostitutas, ele comparou um comportamento em um certo ponto. Talvez a escolha de profissional que ele usou fosse ofensiva porque soou pejorativa, mas a intenção dele não era essa.
    Não devemos nunca generalizar o SL porque sabemos bem os vários tipos de desenvolvedores, desde empresas, ocasionais, ideologistas e até o que ele cita: os que usam o projeto de software livre só pra entrar em uma empresa de software proprietário.

    João Melo (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 9:14 pm

    Mas então estamos voltando ao início dos tempos, pois a prostituição é a primeira das profissões. Ainda bem: o fim do mundo não vai ser agora, graças ao Software Livre e o GNU/LINUX. E que venham o(a)s garoto(a)s de programa!!!

    Paula Tejando (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 9:29 pm

    Não tem mais nada pra dizer !!! SO é o futuro !!!

    Rael Max (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:00 pm

    “Mas que cagada eu fiz hein?!”

    ^
    O tal espanhol ao ver o video de sua palestra! :P

    cardoso (usuário não registrado) em 4/11/2008 às 11:36 pm

    Yes, pq open source não dá dinheiro, vide os exemplos do firefox,novel, Sun, PHP e aquele tal de MySQL que não vale nada.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 12:40 am

    [maldade explícita]

    E antes que alguém xingue o Cardoso, dizendo que a mãe dele é programadora opensource, ele está sendo irônico! :D

    [/maldade explícita]

    sem@email.org (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 12:59 am

    “depois de um tempo cansou de não cobrar e terminou sendo contratado por uma empresa.”

    Como eh que eh “cansar de nao cobrar”?
    A pessoa que distribui o programa gratuitamente nem pensa em cobrar, no maximo solicita uma contribuiçao. Se nao houver retorno (nem finacneiro e nem pessoal) a pessoa para de desenvolver e quando o soft eh free-software alguem com mais tempo e paciencia pega o projeto e toca pra frente!!!

    Este espanhol do post deve ser muito ignorante para dizer bobagens assim… ou… trabalha pra alguem… alguem..!

    Paulinha (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 1:03 am

    Muito pejorativa esta comparação…está denegrindo a imagem de nós profissionais do sexo…Se quiser falar mal dos nerds que fazem SL nada temos haver, não precisa nos associar a estas pessoas estranhas…brincadeira galera…só pra descontrair

    Bruno Gonçalves (usuário não registrado) em 5/11/2008 às 8:16 am

    Apesar de concordar que quando um garoto desenvolve alguma coisa legal, sempre tem uma empresa em cima, não concordo que este garoto desenvolveu para isso. Acha que se eu desenvolver alguma coisa, e o google querer comprar, eu vou dizer: “nããão, pode pegar o fonte, é open, não quero trabalhar com voces, em nem quero o dinheiro de voces” …. aaa, ninguem é tão burro assim. mas não podemos dizer que é só por isso =///

    aaaa, não gostaria de generalizar como ele fez, mas convenhamos que a cabeça de closed-souce é mais hipocrita do que seu proprio código …

    Lamentavel que a sociedade se divida assim …

    Olavo Giampietro (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 9:12 am

    Gente muito “podre” esta palestra dele.

    Realmente os programadores deixam de programar sem ganhar dinheiro, se vemdem para empresas pequenas como a IBM que acredita em software livre faz tempo já.

    Cactus Kid (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 11:16 am

    Isso é puro ressentimento… o cara tem medo que a mãe dele não aguente a concorrência e aí ele não vai mais poder tomar dinheiro da velhinha que fica lá na zona tirando leite de pedra… uauauaua

    Cactus Kid

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 10/11/2008 às 7:36 pm

    Ele tem medo da concorrência. hehehe

Este post é antigo (2008-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.