Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Outro violador da GPL faz acordo extrajudicial com o Busybox

Os desenvolvedores do Busybox, que já processaram diversas empresas de equipamentos de conectividade que distribuem seu software GPL sem disponibilizar o código-fonte corresponndente, continuam sem encontrar um oponente que esteja disposto a deixar a questão ser resolvida nos tribunais – todos eles vêm resolvendo a questão extrajudicialmente, e acabam se adequando aos termos do licenciamento do Busybox. No caso mais recente, da High Gain Antennas, o réu mais uma vez aceitou um acordo que envolveu a adequação, a notificação de quem já comprou os equipamentos sem o código-fonte, e o pagamento de uma soma em dinheiro, entre outras medidas.

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Maurício (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 8:27 am

    Acho que não vamos ver a GPL ser testada nos Tribunais tão cedo, pois apenas uma empresa muito idiota deixaria uma situação como essa chegar as últimas conseqüências se o seu desrespeito ao licenciamento é tão claro.

    O motivo de uma empresa que viola a GPL não ir aos tribunais não passa somente pela conseqüência que isso trará para ela.

    Um ganho de causa para a comunidade sobre uma violação da GPL criará jurisprudência e tornará mais “caro” outros acordos. Perder num tribunal faz com que a licença se torne mais forte.

    kayo (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 9:28 am

    falou e disse frb.

    Maurício (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 9:31 am

    Tens razão!

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 10/03/2008 às 1:48 pm

    Discordo de vocês, acredito que havendo espaço para resolução de problemas sem conflitos este é o melhor caminho para TODOS. Se há uma forma de resolver extrajudicialmente que é boa para AMBOS os lados, por que não adota-la ?

    Mauricio (usuário não registrado) em 11/03/2008 às 12:09 am

    Pra ser sincero eu já não estou entendendo nada disso aqui. Gustavo, eu concordo com você também, e sem tirar uma linha do que eu disse.

Este post é antigo (2008-03-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.