Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que haverá de novidade no Gimp 2.6?

Este artigo do Gimpusers.com apresenta uma grande (22 itens) lista de novidades que deverão vir no Gimp 2.6, cujo lançamento está previsto para agosto, com uma versão preliminar provavelmente disponível em julho.

Eu gostei da ferramenta de seleção livre, das (possíveis) novidades na entrada de textos, e da idéia inteligente com relação ao ponteiro do mouse nas capturas de tela.

Saiba mais (gimpusers.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Truco (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 6:27 pm

    Eu desisti do Gimp.
    Uso o Photoshop Cs2 pelo wine ha um tempo e garanto, é muito melhor.

    Big Features, such as 16 Bit color support or native CMYK color space are not included in GIMP 2.6, however with the implementation of GEGL the road is now clear to develop such features in upcoming versions. Hopefully in 2009 with GIMP 2.8.

    Isto é interessante. Estão prestes a cair os dois grandes pilares de crítica contra o GIMP: o suporte a 16bit de cores e CMYK nativo.

    Truco (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 7:21 pm

    Sim, os dois grandes pilares de crítica contra o GIMP, mas ainda faltam 223234543536 outros.

    Fernando (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 7:49 pm

    ^
    ||
    ||

    ……………………..

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 8:31 pm

    Eu adoro ver nessas notícias o quanto as pessoas dizem que precisam do Photoshop. Com certeza, nosso amigo assima, identificado como Truco, pagou pela sua licença.

    Revoltado (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 8:51 pm

    Eu adoro ver nessas notícias o quanto as pessoas dizem que precisam do Photoshop. Com certeza, nosso amigo assima, identificado como Truco, pagou pela sua licença.

    Claro que pagou, R$ 10,00 no camelô da esquina ;-)

    derf (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 8:52 pm

    De novo, pra mim nada….. Onde está o novo modo de tela, a cmyk, as actions, batch, etc…

    Felipe (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 9:12 pm

    Tomara que tenha mais recursos efeitos e seja mais organizado

    Truco (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 9:44 pm

    É, na realidade não paguei.
    Ganhei do meu irmão que comprou nos EUA.

    Mas pagaria, assim como paguei op Auto Cad, o Windows XP e o Open Suse 11.

    Lucas Fernando V de A Amorim (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 9:49 pm

    Que troxa esse Truco, na minha opinião o Gimp ja é bem maduro para muitas tarefas e caminha em direção a outras.

    freak (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 11:02 pm

    INFELIZMENTE… e falo na boa… INFELIZMENTE por varios motivos, e o principal é q gostaria de usar apenas linux, o gimp n chega aos pés do photoshop. A e… antes que alguém venha falando sobre eu ter pago por ele eu paguei sim… Caixinha, manual e nota. Como paguei pelo corel tb e outros incluindo o windows.

    Uso pq é melhor mesmo, n o windows, mas o resto é sim. Nem vou entrar aqui em detalhes tecnicos e tudo mais (ta aí o google pra sanar essas duvidas), mas eu tentei sabe… tentei usar o gimp. A interface dele é um saco (e olha q nem estou falando de copiar o photoshop não em, acho esse lance de janelas separadas bem melhor) os incones são enormes e n da uma boa possibilidade de configuração. Ja vi projetos de possiveis mudanças de inferfaces do gimp q resolveriam tudo isso, mas parece q a filosofia pró passado ganhou.

    Enfim… apesar de ainda n ser tudo aqui tb, o projeto q mais promete ta sendo o blender. Acho q esse sim, daqui a algum tempo vai realmente dar medo aos outros…

    Sezaru (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 1:42 am

    Meu Deus, mas que pessoal chato… não gostam do Gimp? não usem ele pronto, ninguém ta obrigando vocês a usarem ele, acham que o photoshop é bem melhor? usem ele então e parem de encher o saco, só querem reclamar a toa? então parem de coçar o saco e vão ajudar o projeto a evoluir, é sempre a mesma coisa e as mesmas pessoas, só sabem reclamar e não fazem nada para ajudar e pior que uns 80% desse pessoal é Brasileiro (digo algo mais mundialmente e não no BR-Linux), Eta povinho chato esse meu ein? só sabem reclamar e não querem ajudar em nada…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 2:08 am

    O velho problema do CMYK…Os pincéis ainda não estão bons. Faltam efeitos em camadas. As janelas seguem soltas: Para usuários do Windows, que não contam com várias workspaces, isso segue sendo um terror. Enfim, como falaram aí acima, o melhor projeto em CG livre, atualmente, ao meu ver, segue sendo o Blender. Impressionante como em 2 anos o software já conta com os melhores recursos dos melhores aplicativos da área.

    Isaac (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 7:33 am

    Não tenho nada contra o Gimp, até o acho excelente.
    A única coisa negativa dele é a interface confusa.

    O Gimp é excelente, é claro que vivemos em democracia, todos podem usar Photoshop. Eu uso Gimp, é excelente, show, a interface é ótima, e vem avançando cada dia que passa, eu apesar de usá-lo diariamente nem conheço 5% dos recursos, então não fico procurando pelo que não tem.

    Nem quero ver Photoshop mas na vida, estou feliz com o Gimp.

    Sandro (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 10:53 am

    Acho que a questão é adaptação a ferramenta para um profissional que lida diariamente seria muito trabalhoso a se adaptar a uma nova ferramenta, pois se essa fosse realmente a intenção do gimp ele se direcionaria a este propósito, mas o que Gimp se propõe e ser uma solução a mais, e como muitos apontam, ele precisa ainda ficar maduro para aplicações com CMYK, que é importante em Editoração Eletrônica. Como se trata de uma solução aberta garanto que devera chegar a este ponto. Pode demorar mas ira conseguir. Estou usando o Inkscape para trabalhar, pode não se comparar ao Coreldraw, mas quando eu apresento ele muito gostaram, alguns falam que falta isso ou aquilo, mas no geral se adaptaram, vejo que o inkscape é mais aceito do que é o Gimp, em se comparando aos softwares fechado do seu ramo. Gimp se tivesse como escolher entre múltiplas janela(MDI?) ou ambiente único, já seria um passo interessante. O Gimp ao meu ver precisa de uma interface melhor, mas com dois monitores a historia muda de figura, nesse aspecto o Gimp é interessante, principalmente quanto se usa aquelas mesas com display(qual o nome mesmo?)

    Desculpe pelo comentário extenso

    Sinceramente

    Sandro Amilton Vieira

    Nelson (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 10:56 am

    Gosto do Gimp, acho o Blender massa, mas sou mais o Inkscape !!

    Truco (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 12:30 pm

    O negócio é que o povo é muito xiita.
    Só pq o programa é livre, vc tem que adorá-lo e achar melhor q o software proprietŕio.

    Fala sério. A interface dele é um lixo. Aquelas janelas são irritantes, falta muita função nele e não é pq eu não coloboro com o projeto que não posso reclamar, mesmo pq, 90% das reclamações é com relação as janelas, e eles NUNCA mudam isso.

    Harry (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 1:08 pm

    O Truco tem razão, se trata de design básico, os projetistas da Adobe fizeram a escolha correta: um contâiner como interface. Mas os desenvolvedores do Gimp insistem na escolha errada; me parece falta de humildade ao se recusarem a mudar algo tão básico.

    Fred (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 1:08 pm

    http://gimp-brainstorm.blogspot.com/

    Esse blog é o GIMP UI brainstorm, e nele usuários de todo o mundo postam suas idéias para melhorar a usabilidade desse excelente software.

    O problema do Gimp é que os desenvolvedores não querem se render aos pedidos dos usuários por achar que estariam copiando o Photoshop, mais aqui entre nos eu acho que o Photoshop já mostrou que não existem outras alternativas no campo da usabilidade. Temos que ser um poco photoshop.

    Eu acho que nesse link que eu postei acima existem idéias e soluções bastante originais que poderiam sem sobra de duvidas ser adotado pelos desenvolvedores do Gimp.

    Mais o segredo do sucesso do Gimp, está em seus desenvolvedores escutar os usuários, mais nada alem disso. Ok.

    Fred (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 1:14 pm

    http://bp2.blogger.com/_wmx3OgdATU0/SHCy1KpM2PI/AAAAAAAAAkc/iU5KYdsu6TA/s1600/gimp-gui-finalidea.png

    Vejam que idéia excelente. São três novos modos de visualização do Gimp. Por que não adotar? Tal intervenção não seria muito difícil, ok.

    Engraçado a fanaticidade de ambos os lados.
    Photoshop é bom, ninguém discute, mas sinceramente já fiz trabalhos mto bons usando GIMP/Inkscape.

    Tentei por um bom tempo usar Photoshop mas para mim a interface do GIMP se sai mais comoda, mesmo no Windows. A coisa mais legal no Photoshop, de verdade, é a base de usuários que contribui com pincéis e o ‘diabo a quatro’. Acho que isso sinceramente faz dele o melhor.

    Quanto ao profissional, hoje você tem dois tipos, o profissional de Photoshop e o profissional de Design web. Quem manja manja e sabe fazer seu trabalho em qualquer lugar, penso assim.

    João Paulo (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 2:52 pm

    O que falta pro pessoal daqui, é saber aceitar opiniões contrárias, saber respeitar a opinião dos outros, não gosto do gimp beleza não usa, é bom saber o que tem para melhorar no gimp, a qual programa ele é comparado, e saber o que tem de ruim nele, para tentarmos melhorar. O doido ali generalizou sobre os brasileiros, acho melhor ele rever os conceitos dele. ;*

    João Paulo (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 2:55 pm

    Ahh, acabei esquecendo da minha opinião…
    O GIMP é muito bom, porém a interface é meio confusa. Se botassem GIMP x Adobe Photoshop eu ia do Photoshop, porem se botassem GIMP x Qualquer um outro, eu iria com certeza de GIMP. Espero poder ajudar a melhorar este software.

    joca (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 4:38 pm

    Paintbrush manda muito tbm

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 4:58 pm

    Quando eu escrevi “assima”, pensei em “assim” enquanto digitava “acima” :P

    Ainda sobre o GIMP: eu conheço o Photoshop, mas para meu uso diário (que é simples), o GIMP dá e sobra.

    Renan (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 5:22 pm

    A coisa mais legal no Photoshop, de verdade, é a base de usuários que contribui com pincéis e o ‘diabo a quatro’. Acho que isso sinceramente faz dele o melhor.

    O GIMP 2.4 já consegue usar os pincéis do Photoshop.

    Ah, e o Photoshop no Macintosh usa janelas flutuantes, ao estilo do GIMP:

    http://www.guidebookgallery.org/pics/apps/photoshop/workspace/full/900-mac-1-1.png

    A idéia de “tudo em um contêiner” do Photoshop vem do mundo Windows.

    Harry (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 6:38 pm

    Porque tipificar um design como “mundo Windows” ?
    Um contâiner (entre outras coisas) é a melhor escolha. Vi o site “gimp brainstorm”, os que opinam provavelmente são designers, sabem do que estão falando. Mas se os coders do Gimp simplesmente ignoram esse tipo de iniciativa, então não tem jeito mesmo; vamos continuar sem uma ferramenta de design que possa competir com o Photoshop.

    Harry e Truco, a opção de usar um contêiner nem sempre é a melhor.. eu uso Gimp, faço tudo que preciso nele, e as janelas separadas são PERFEITAS pra quem trabalha com mais de um monitor e tablet. Se você prefere o Photoshop, tudo bem, use ele e RESPEITE OS OUTROS.. mas não venha falar que o Gimp é ruim pois ele atende a muita gente sem problemas. A interface dele é ótima pra muitas pessoas, inclusive quem usa Photoshop no Mac também prefere a interface do Gimp, experiência própria e de vários colegas de trabalho.

    Parece que o pessoal que diz que é muito “confuso”, provavelmente usou uma vez, não achou alguma coisa e nem se deu ao trabalho de tentar ler na documentação ou pesquisar, fuçar mesmo.. se o cara é preguiçoso não é culpa do aplicativo. Conhecimento nunca é demais, e pode inclusive valorizar um currículo, principalmente pra quem trabalha com CG, onde o mercado está sempre mudando, novos softwares surgindo.

    Levanto a seguinte questão.. já pararam pra pensar, se o Gimp daqui a alguns anos, pelo desenvolvimento do mercado, passe a ser o número 1 na área? O que aconteceria com todo o pessoal que vive preso ao Photoshop porque ele é o “padrão”?

    Pessoal, uso o Gimp no meu trabalho. Faz alguns anos que não uso Photoshop. Sou Desenhista Gráfico. O problema do CMYK realmente é um problema, mas o plugin que contorna essa falta faz até melhor do que a encomenda. Até hoje, não vi nenhum programa conseguir fazer um duotone melhor que o GIMP.

    Para quem disse que o único problema do Gimp é a interface, e para quem falou q o Blender é o unico bom, tem muita gente que fala mal do blender, até chamando ele de programa para alienígena, por que não é tão amigável.

    E eu tava pensando exatamente nisso, quem reclama de ele não ser de uma janela só, como quem usa mac não reclama? Photoshop no Mac é com múltiplas janelas…

    Sezaru (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 11:01 pm

    O negocio é simples, o Gimp é um software livre, feito por pessoas que gostam do que fazem, não ganham nada por isso e potanto não tem nenhuma obrigação de escutar o que os outros querem, se o objetivo dos devs fosse fazer o gimp ser o software de imagens mais usado do mundo eles saberiam exatamente o que fazer, seria só copiar o photoshop.. acontece que se percebe que não é esse o objetivo deles e não vai ser vocês (os que reclamam) que vão mudar isso… Por isso que eu falo “não ta feliz com algo? então tira o traseiro da cadeira e vai ajudar a arrumar”, é assim que funciona, não gosta da interface do gimp? ok, cria um fork, faz a droga da interface e seja feliz, quer uma utilidade que o gimp não tem? crie ela e mande para os devs… Não sabe programar? aprenda ué, ninguém nasce sabendo.. Não quer aprender a programar? então meu amigo, senta e chora, porque ninguém é obrigado a fazer o que se deseja de mão beijada não..

    João Paulo, eu não generalizei não, não lmbro de ter falado que todos os brasileiros são assim, mas pelo menos na área de informatica e especialmente software livre a grande maioria é assim mesmo, eu frequento vários blogs e coisas do gênero de gringos e posso te afirmar, lá pessoal não fica só reclamando a toa e querendo que os outros resolvam os problemas para ele não…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 11:31 pm

    O krita tem a interface toda juntinha, como muitos querem, ai, não faz muito tempo, começaram a reclamar no blog de um dos devs que o tamanho da interface era diferente da do PS, e por isso não era bom.

    Ando usando os 2, me atendem bem, algumas coisas o krita ainda está em desvantagem, mas para as minhas tarefas comuns é bem tranquilo, já o gimp me atende a anos, nunca precisei do PS para nada, usei umas 3x em casa de amigos e confesso que me senti pouco a vontade com ele, não conseguia usar para tarefas bem basicas (que é para que uso esse tipo de software).

    Douglas (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 11:47 pm

    Infelizmente maioria das pessoas que se saem bem usando ferramentas de edição e tratamento de imagens e criação, não gostam de coisas que mudem ou que inovem muito, pois a maioria aprende a fazer deste ou daquele jeito, e vão continuar fazendo assim, ou seja se eles aprenderam a usar no photoshop ao estilo janela unica do windows, não vão aceitar nunca o gimp e suas janelas dspersas. Não sou designer mas minha irmã sim e sei o que digo, ela tem uma capacidade gigantesca para criar e editar mas não se acostuma com o linux nem com o gimp. pois ela aprendeu no photoshop e vai continuar usar photoshop e windows piratão até que seja de uma forma muito severa proibido isto, pois não vai querer levar tempo reaprendendo o que ela faz em outro muito bem.

    Designs não são como programadores, eles não gostam de se adaptar inventar e se virar nos trinta. Gostam de usar ferramentas estaveis, prontas e de preferencia que outras pessoas que usaram, deem dicas!

    infelizmente é assim!

    freak (usuário não registrado) em 12/07/2008 às 11:48 pm

    O Gimp n é ruim, mas n é tão bom quanto o photoshop. Isso é fato. O q agente tem q entender é q numa situação onde tem um cliente esperando um projeto vc n vai usar uma faca de cozinha pra fazer o trabalho de uma chave propria para aquilo. Portanto n é só o artista q conta..

    Eu gosto da interface do gimp e a do blender. Me acostumei bem a elas e n vejo problema nenhum. Só n gosto de uns detalhes q poderiam ser diferentes e isso ja foi sugerido no caso do gimp, mas como ja foi comentado os desenvolvedores ignoram sumariamente.

    Acontece q nem todo mundo sabe usar um programa desse tipo E programar ao mesmo tempo. Programar n é coisa tão simples assim então dizer q agente só reclama é uma inverdade pq são feitas muitas sugestões tb. Mas do q adianta quando os desenvolvedores ignoram? Se n é para ser assim então pq perder o tempo com isso?

    Sei la…

    Sezaru (usuário não registrado) em 13/07/2008 às 12:59 am

    Entendo o seu lado freak, mas veja só, eu ainda estou (tentando) aprendendo a programar, mas já faço alguns scriptzinhos para me ajudar numas atividades aqui, por exemplo um script meu para converter mp3 para ogg em massa, eu uso ele de boa e vários amigos mus também, ai já me vieram falar “po, porque se não faz o script fazer o contrário também? converter de ogg para mp3″, eu simplesmente falei que não, não gosto de mp3 então não vejo para que fazer isso, pode até parecer egoista, mas poxa, eu que fiz o script, eu que decido o que eu coloco naquilo ou não, mesma coisa para o gimp, os devs que fizeram ele, então nada mais justo que eles decidirem o que colocam nele…
    Sobre apreder a programas beleza, eu concordo plenamente que não é algo facil de se aprender, mas também isso não é desculpa pro pessoal ficar reclamando a toa, se não quer aprender a programar então a única saida é falar com os devs e mostrar seu ponto de vista sobre a utilidaed que se quer adicionar ao programa, esperar o dev responder e aceitar a resposta dele… e não querer aceitar ai só como eu já falei msmo, aprende a prorgamar e faz um fork.

Este post é antigo (2008-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.