Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que eu gostaria de ver no fisl10, por Fernanda Weiden

A Fernanda Weiden escreveu na semana passada em seu blog: “Desde que o último fisl terminou, tenho pensado muito no que eu gostaria de fazer para o fisl10. Então vou documentar aqui, e vamos ver se ano que vem, quando o fisl estiver acabado, poderei dizer que algumas dessas coisas foram feitas, ou se alguém me convenceu de fazer diferente.”

E a lista que ela elencou, e explicou item a item, tem fatores interessantes: alojamento para estudantes, incentivo a que os palestrantes usem software livre em seus notebooks, salas dedicadas a trilhas específicas, sessões técnicas mais longas e mais. Confira: “O que eu gostaria de ver no fisl10?“.

Saiba mais (nanda.softwarelivre.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Concordo com a Fernanda! Quando fui emitir meu certificado de participação, preenchi um questionário que também aborda as nossas “querências” para o FISL 10.0

    Lendo o texto da Fernanda, onde ela comenta sobre o uso de software proprietário por palestrantes e afins, recordo de um cartaz de PROCURADO que o pessoal colocou por lá… oferecendo recompensa a quem encontrasse um certo indivíduo utilizados de MS (foi hilário ver me filho correndo pra lá e pra cá tentando achar o menino “pra dizer pra ele que ele entrou na casinha errada mãe”).

    Apesar de julgar 1000% válido o questionamento sobre a abertura das contas do FISL, ainda creio que a cada ano devemos tentar superar o evento passado, e com certeza a prioridade deve ser a qualidade das palestras, aberturas de cursos e quem sabe, criar espaços para negócios em SL (não falo em empresas que vão mostrar seus produtos, falo dos produtos da comunidade).

    O único ponto que discordo veementemente é o 3° ponto. Impedir o palestrante de usar SO proprietário? Ridículo. Software livre não deve rodar só em Sistemas livres, e é justamente essa a graça do SL. Dar opções, dar liberdade.

    Por exemplo, eu bem que tentei, mas não gosto do OpenOffice e prefiro o Office em diversas situações. Agora, me impedir de apresentar uma idéia ou solução por estar usando Windows + Powerpoint? Simplesmente ridículo e sem razão nenhuma de ser. E é esse fanatismo exacerbado que só prejudica o crescimento e ampla aceitação e uso dos Softwares Livres.

    O que seria interessante seria (se fosse possível, é claro): Impedir softwares “piratas” e compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais. Aí sim.

    Excelente idéia.

    Abaixo algumas das minhas sugestões pessoais que espero que um dia se tornem realidade:

    1- Preço de inscrição mais justo para estudantes, e não o 50% de desconto tradicionalmente praticado. Sei que o custo do material (bolsa e programação) não passa de R$ 10,00 e por isso um valor justo seria algo em torno de R$ 20,00.

    2- Se não tem como deixar a doação para o tal banco de sementes livres bem que poderiam tornar facultativas sendo que o participantes poderiam escolher inclusive a faixa de valor que quer doar (3, 5, 10, 50 etc).

    3- Um espaço mais decente para grupos de usuários, preferencialmente um espaço maior, com mais tomadas e pontos de rede. Quem vive o Software Livre 365 dias por ano merece mais atenção.

    4- Transparência nas contas do ano que vem, já que neste ano a organização do FISL não se manifestou aos diversos convites que o Augusto e eu fizemos aqui no BR-Linux. Vejam que vocês tem o ano inteiro para pensar nisso e certamente serão indagados sobre o mesmo assunto no próximo ano.

    Essas foram algumas das coisas que lembrei, e de onde vieram essas idéias tem muitas mais.

    Leo

    John Doe (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 11:51 am

    Que tal trazer o Richard Stallman e convidá-lo para participar daquela piscina para arrecadar fundos para a FSF, como fizeram com o Linus na Linux Conf na Austrália. Seria uma excelente oportunidade pois poderia ao mesmo tempo se ajudar a FSF e fazer o Stallman tomar um banho.

    Anonimo Covarde (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 12:15 pm

    Todo mundo reclama do Windows, mas diversos palestrantes tambem usaram Mac OS X. E ai?

    Fernando (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 12:33 pm

    Concordo com os pontos colocados, exceto pela proibição de sistemas operacionais proprietários. Software livre não é proibição de modo algum, software livre é liberdade. Antes disso então que as palestras sejam melhor selecionadas.

    Concordo com o Fernando e com o Ruivo. Extremismo, radicalismo não vai ser solução pro Fisl não. Posso usar um Mac, como boa parte dos palestrantes usava e ainda sim desevolver e usar software livre. A graça do software livre está justamente na liberdade de escolha e não na imposição ou obrigação. Imagine expulsar a Sun inteira só porque praticamente todos os palestrantes da Sun usaram um macbook. Não tem cabimento isso.

    Todos os outros pontos destacados pela Fernanda são válidos para mim. Sobre as palestras, acho interessante a idéia de separar os temas, mas acho complicado separar completamente, pois tem palestras grandes, médias e pequenas sobre um tema qualquer. Não da pra usar sempre o maior ou o menor auditório e acho que é por isso que eles não fizeram a separação por temas.

    Outros pontos interessantes que a Fernanda não tocou, e que o Leonardo Menezes falou, foi sobre o espaço dos grupos de usuários, que estava com uma infra-estrutura bem ruim, com poucos cabos de rede e tomadas, e sobre a transparência nas contas, que para um evento em que o tema foco é software livre, ter as contas “fechadas” é paradoxal.

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.