Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NoticiasLinux: VIA publica documentação e faz parceria com OpenChrome

Mais cedo neste ano, a VIA anunciou que gostaria de ‘pegar o trem’ do open-source estabelecendo uma iniciativa de desenvolvimento de um driver open-source, lançando documentação e código-fonte e melhor contato com a comunidade. Eles deram alguns pequenos passos nos últimos meses mas hoje deram sua maior contribuição ao lançar 4 guias de documentação para programação que cobrem o vídeo, 2D e 3D para seu processador gráfico Chrome 9. Adicionalmente, estão agora em parceria com os desenvolvedores do projeto OpenChrome.

Saiba mais (noticiaslinux.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    valdeir (usuário não registrado) em 22/11/2008 às 5:47 pm

    Já é um começo

    MaxRaven (usuário não registrado) em 22/11/2008 às 7:09 pm

    Tenho de dar o braço a torcer, a VIA finalmente resolveu se mexer. De inicio não acreditava muito, mas depois de ver os efeitos do KDE4 rodando liso numa VIA e até uns jogos rodando bem, realmente, eles estão andando, finalmente.

    Tomara que dê certo.
    Eu tenho uma placa dessas no meu computador lá do trabalho e algum tempo atrás até consegui configurar o compiz com estes drivers, mas atualmente ela não funciona de jeito algum.

    Eu tenho um note da Positivo, um V146 e digo com sinceridade. O dispositivo de vídeo da VIA é ruim demais.
    Com linux (eu uso e trabalho com o mandriva 2009), consegue-se uma velocidade muito maior do que o Vista que vem instalado. Até o vídeo fica melhor, mas ainda sim, sente-se um gargalo. Sem falar num pau danado que as vezes dá no boot.

    Para se ter uma idéia, é sofrível executar o google earth. A movimentação fica quadro a quadro pois o driver não trabalha nativamente com o dispositovo, passando tudo para o processador. Ai sobrecarrega tudo.

    Acho que a VIA estava perdendo mercado e com essa crise, optou para o caminho óbvio (código aberto). Ainda bem, pois assim teremos mais opções e finalmente um driver decente.

    A Ali Corp deveria fazer o mesmo com a câmera M5602. Não há driver pronto para linux. Digo isso por conta do meu laptop.

    Igor (usuário não registrado) em 22/11/2008 às 10:33 pm

    Enquanto isso a NVIDIA fica cada vez mais isolada em sua postura de não cooperar com o código aberto.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 22/11/2008 às 11:27 pm

    Senhores, não é “placa de vídeo”, e sim, IGP… &;-D

    Já estava na hora, não?
    Tomara q que driver já venha incluído no Linux e no X.org, assim como o da Intel, para que não tenhamos trabalho algum para colocá-lo para funcionar.

    Hoje em dia manter as especificações dos hardware fechadas é ir andar para trás.

    Para meu próximo computador – nunca falei em deixar de consumir, mas sim em diminuir este consumo :-) – procurarei alguma placa mãe que suporte algum(a) BIOS open source, como o OpenBIOS, ou algo assim. BIOS opensource é o próximo passo.

    Como eu sou “gato escaldado” no que diz respeito à VIA, fui conferir a informação pelo lado do OpenChrome, e encontrei esse e-mail de 20 de novembro de 2008.

    Vale dizer que o driver do projeto Unichrome não foi atualizado em dois anos, e que o XOrg 7.4 adotou o driver do projeto Openchrome.

Este post é antigo (2008-11-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.