Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Net oferece banda larga de 3, 6 e 12 Mbps

A NET aumentou a velocidade oferecida em seus serviços de banda larga para 3, 6 e 12 Mbps.

O Vírtua Mega Flash de 3 Mbps tem velocidade de download nominal de 3 Mbps e upload nominal de 500 Kbps. O preço do serviço é 104,90 por mês. A opção de 6 Mbps tem velocidade de download nominal de 6 Mbps e 600 Kbps de upload nominal. A mensalidade é de 139,90.

Até agora o Vírtua de 12 Mbps só estava disponível no pacote NET Combo HD Max, agora pode ser adquirido à parte. A velocidade de download nominal é de 12 Mbps, de upload é 800 Kbps. A franquia de dados é de 90 GB. Por mês, o cliente paga 239,90 pelo serviço.

Skavurszka! O assinante do Vírtua deve ficar atento à cota de dados determinada pela NET, em contrato. Quem assina o Vírtua de 3 Mbps tem uma franquia de dados de 30 GB. O serviço de 6 Mbps tem cota de 60 GB e o de 12 Mbps, de 90 GB. Caso o cliente ultrapasse a cota, a NET diminui a velocidade do Vírtua a 200 Kbps até o fim do mês.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pierre (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 3:36 pm

    Eu não me conformo em pagar a velocidade nominal, juro que me sinto roubado.
    Por exemplo eu sou assinante da BRTelecom: Quanto tinha o plano de
    600 kbps= meu download era 450 kbs
    800 kbs = meu download era 590 kbs
    1mb = meu download é agora 830 kbs

    Ou seja sempre pago mais e levo menos, e as operadoras fazem isto descaradamente. Já estou até preocupado quando a BRTelecom virar OI, acho que tem a piorar.
    Enfim, coisas do Brasil.

    É uma pena que a banda larga ainda engatinhe no país e seja tão cara. A NET com essas franquias surreais prejudicam o usuário que assina o serviço (já que atualmente a maioria que busca acessos mais rápidos é justamente os que fazem uso pesado da rede).

    Filosofia de boteco, notícias comentadas e muito mais:
    http://raphael.maisemconta.com

    Quanto tinha o plano de
    600 kbps= meu download era 450 kbs
    800 kbs = meu download era 590 kbs
    1mb = meu download é agora 830 kbs

    Não é defendendo nenhuma telecom, mas nenhum protocolo de rede ficará sem perda alguma. Se você assina 1mbps, qualquer coisa acima de uns 85% está bom. É por isso que os contratos não garantem 100% da velocidade.
    Tente montar uma rede 100mbps entre dois micros e faça uma transferência entre eles para ver se vai ter exatos 100mbps. Se numa rede local, entre dois micros não se consegue 100%, por que teria que conseguir em redes Internet?
    Acho justo reclamar se tem menos que uns 85% da velocidade contratada, se tem uma cota de download muito baixa, se o preço está muito alto, se a conexão é instável …

    Felipe (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:03 pm

    @Pierre
    Só lembrando: existe um overhead nos vários protocolos. Como exemplo, com o TCP pode chegar a ser 5% em média. Veja http://www.pixelbeat.org/speeds.html por exemplo.

    Isaac Mendes (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:05 pm

    O único problema desse argumento é que as operadoras garantem apenas 10% da banda.

    Ou seja, se você contrata 1 mega nominal, tem velocidade real de 830 kbps e está tendo velocidades de 100, 110 kbps ainda não poderia reclamar.

    Mas brasileiro gosta mesmo é de ser enganado e achar que tá levando vantagem. Paciência.

    E ainda tem um monte de mané comprando plano “3G”.

    ahahahahahah !!!

    Brasil-sil-sil !

    Isaac Mendes (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:12 pm

    Ah !

    e além da cota, eles deviam falar que fazem traffic shaping também.

    Neguin vai seco pra assinar esses planos crente que vai fazer download de torrents e acessa e-mule a 3, 6, 12 mbps e na verdade vai ter a mesma velocidade do cara que assina o plano de 200 kbps…

    Há 3 anos atrás a NET era sem sombra de dúvida a melhor alternativa no que se refere a acesso a Internet, hoje é uma das piores, se não for a pior.

    Ou seja, se você contrata 1 mega nominal, tem velocidade real de 830 kbps e está tendo velocidades de 100, 110 kbps ainda não poderia reclamar.

    Bom, eu nunca vi ninguém com 1M nominal que estivesse obtendo velocidades de 100 kbps com a conexão. Isso seria realmente um absurdo, visto que isso é próximo de uma conexão discada (conexão discada dá 56kbps descontando a compressão V.44bis), e menos que uma ISDN.

    Isaac Mendes (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:20 pm

    Muitos usuários não tem o conhecimento necessário sobre o que é velocidade de conexão. Eles somente tem uma vaga noção que “a Internet está lenta”.

    Quando era assinante da NET fiquei por duas semanas acessando a 200 kbps (detalhe: pagava o plano de 4 mbps). Depois de 2 semanas de muita luta, 2 visitas de técnicos e muita dor de cabeça, finalmente corrigiram o problema.

    Depois disso a rede deles caia direto aqui em Brasilia, daí resolvi cancelar minha assinatura.

    eu tenho net de 1M e baixo a 127kbps.

    qdo reclamei, me disseram q era 1Megabit e não 1MByte, ou seja,

    1Mb / 8 (Byte) = 125 kBps

    achei plausível o argumento, mas agora estou em dúvida se é real ou fictício o q me disseram.

    att.

    =o)

    aaa (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:29 pm

    A Net ta “gargalando” ainda mais a rede sucateada da Embratel com esses planos fantasmas de vários MBits.
    Aí não consegue atender e tem que apelar pra técnicas sujas como o traffic shapping.

    Pierre (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 4:33 pm

    Cenoura e Felipe,

    Em relação a não obter a velocidade total eu concordo com vocês sim, 85% no meu caso é bem aceitavel. Mas o Isaac Mendes reportou realmente o sentido da minha mensagem, isto abre mão para os 10% de garantia o que é um verdadeiro absurdo, ou seja você paga uma coisa e na maioria das vezes leva bem abaixo do que seria de direito.
    Eu tenho amigos que na maioria dos casos tem de 40% a 50% da velocidade.
    Uma coisa é certa no Brasil existe um monopolia sim. O que antes era um monopolio pela Telebras, virou monopolio regionalizado na minha área tem GVT que é a espelha, mas com capilaridade da Rede da Brasil Telecom, a GVT só chega a alguns pontos.
    Mas concordo com o Coelho e o Felipe em relação aos 85%, mas isto não é a realidade da maioria dos usuarios como o Isaac citou.

    wallysou, é real sim.

    Velocidades de conexão sempre foram anunciadas em bits e não em bytes.

    Por exemplo, em conexões discadas, sempre se falou de 56kbps (o que dá 7kb/s).

    Outro exemplo é quando você compra uma placa de rede de 100M. São 100Mbit/s, tanto que você nunca vai conseguir uma taxa de transferência de 100 megabytes por segundo em uma rede local com uma placa dessas.

    Engraçado é que logo após ler a notícia abri meu e-mail e havia acabado de receber um e-mail da GVT dizendo que por mais R$5,00 a velocidade da minha internet pode ser aumentada de 1mb para 3mb em horário não-comercial. Será influência da concorrência?
    Por mais engraçado que pareça obtenho velocidades muito boas com o serviço que assino. Normalmente o download fica acima dos 100Kb/s via http ou ftp. Quando é via torrent e há considerável número de semeadores, a velocidade chega à estabilizar em velocidades semelhantes.

    Alguém aí teria informações sobre as velocidades comuns da internet em outros países? Um colega meu morou no Japão por um ano e lá de vez em quando reclamava que a internet estava lenta, à 10mbps :-)

    Valessio Brto (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 5:09 pm

    sniff, vocês pelo menos estão reclamando de ‘barriga cheia’… pior é aqui na Bahia.. vem pra cá;
    Velox/Telemar/Oi internet aqui é um furo de duzentas facadas.

    1MB aqui varia de R$ 160 ~ R$ 320,00 por mês; Sendo que você baixa a 90k, se conseguir mais é um milagre na sua rede telefônica de esta ‘limpa’…

    a internet aqui é via jegue e você paga preço de taxi.

    .. (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 5:14 pm

    bem,aqui onde moro a de 2mpbs é somente 249 por mês

    a de 300kbps somente 80 por mês

    wallysou,

    É isso mesmo Mbps = Mega bits por segundo.

    Ou seja um plano de 1 Mbps lhe da uma taxa de transferência de 128 MBps (Mega Bytes por segundo).

    Ou seja, se você está conseguindo fazer download a 125MBps acho que está muito bom.

    Eu tenho um plano de 2Mbps pela BrT e consigo fazer download a 245MBps. Ou seja tenho 95% do contratado, o que na minha opinião é muito bom, considerando que moro em uma area rural!

    Agora sobre essa garantia de 10%! Posso está enganado porém até onde eu entendi do contrato é que a atenuação máxima será de 10% e não a velocidade minima que será 10% do valor contratado. Ou seja, a garantia seria de 90% da conexão e não ao contrario.

    Já tive diversos planos de internet, em diversas localidades, e NUNCA tive menos de 90% do contratado.

    Já vi sobre esses 10% em vários lugares, em vários fóruns, porém toda vez que peço que me mostrem o contrato para tirar essa duvida o pessoal some. Pois até onde eu sei, o contratado diz que você vai perder no máximo 10% e não ao contrario.

    Acho que boa parte desses problemas surgem por falta de conhecimento.

    Primeiro por não conhecer a simbologia, todas as operadoras usam a notação Mbps e não MBps (ou seja bits por segundo e não bits por segundo). Essa é uma convenção internacional, assim como nos HDs que compramos, onde a notação é referente ao “bilhoes de bits” ou seja, um HD de 80Gb possui 80bilhoes de bits, ou seja aproximadamente 74GBytes.

    Segundo, se esquecer que a taxa de download ou upload depende muito do servidor do qual está conectado. Muitos sites restringem a velocidade para no máximo 300kbps por IP. Vários sites de download não deixam passar de 600kbps e por ai vai! Pessoalmente tirando o disco virtual do terra quase nunca consigo taxas de download acima de 240 KBps, em mais de 90% dos sites que eu visito não me deixam fazer download acima de 120kbps. Isso já não é culpa da operadora.

    Terceiro, ao real traffic shaping que as operadoras fazem, é quase impossivel usar torrent, ou fazer downloads de alguns sites como rapdshare ou megaupload! Isso é realmente um saco!

    Acho que essa soma de fatores, que é a falta de conhecimento e ao traffic shaping que as operadoras fazem que causam todo esse transtorno :)

    Pierre (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 5:27 pm

    Não quero criar polemica, mas pelo que sei a única empresa que garantia em contrato 90% da velocidade assegurada era a TVA e usava isto até como propaganda, principalmente na época que surgiu o VIRTUA com os megaflash 8mbs.
    Pelo menos a BRT nao tem 90% de garantia em contrato, pelo o que eu vi no site.

    Isaac Mendes (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 5:31 pm

    É impossível que tenha a BrT dê uma garantia de 90%se o overhead da conexão deles (ATM + TCP) é de cerca de 15%…

    Realmente, boa parte dos problemas “surgem por falta de conhecimento”.

    Quem assina o Vírtua de 3 Mbps tem uma franquia de dados de 30 GB.

    Se fizermos:

    3 Mbps = 3 Megabits/s = 384 KiB/s nominais
    30 GB = 31457280 KiB

    85% do nominal = 326,4 KiB/s

    Para baixar 30 GB à 326,4 KiB/s constantes leva-se ~96376 segundos, ou 26 horas e 46 segundos.

    Isso também significa que para não passar da cota, você precisa usar menos que 3,71% da sua conexão o mês inteiro.

    Por isso que não assino planos que tem cotas. Não valem a pena para quem baixa muito.

    Correção:

    26 horas e 46 segundos -> 26 horas e 46 minutos.

    Eu realmente fico preocupado com tanto burburinho de “planos” oferecidos pelas operadoras. A Telefônica veio com planos absurdos sem franquia de consumo (as 3 ultimas conexões da telefônica que eu tive contato vinham com um belo bloqueio em torrent) e a net me oferece intermitência de serviços com uma freqüência quase que mensal.

    Gostaria de deixar a dica aos colegas que tem problemas com as operadoras. Assim que abrirem os chamados nas operadoras, abram ocorrência na anatel, e reclamem, pois a anatel vem me ajudando nos últimos 4 ressarcimentos de valores que eu recebi !!

    http://www.youtube.com/watch?v=OAZlTXlxdKc

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 6:13 pm

    Apóio os limites por segurança; que ligando para a operadora ou acessando um site, eles possam ser ampliados.
    Falta é muita informação, é difícil saber até quanto já se consumiu de banda.

    Aqui em Mogi das Cruzes a Net está muito boa, muito melhor do que antes.

    Limitar a banda dessa maneira é vender gato por lebre, deveria se vender também a banda nos comerciais.

    Apóio a criação de um selo do gênero: ‘operadora livre de traffic-shapping’.

    Apóio a pradronização de modelos para visualização de consumo (nada de executáveis) e uma catilha editada pela Anatel e aprovada pelo Instituto de Defesa do Consumidor explicando como acessar esses endereços, quais seus direitos, o que é traffic-shapping e etc.

    Também deveria ser cobrada uma taxa na minha opinião pela modernização da infra-estrutura da informação no Brasil, criando assim um fundo para investimentos na área.
    Esses investimentos vão agir para melhorar a conexão do Brasil com o resto do mundo e aumentar a oferta de banda.

    Resta saber quem vai gerenciar pelo bem do consumidor.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 6:15 pm

    *Corrigindo: Quando falo banda acima, quero dizer cota.

    r. (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 6:30 pm

    pago r$ 300,00 por 30 mb no speedy fibra ótica.

    Eu uso Virtua de 4 Mbps e chego a conseguir (normalmente bem a noite) 450KBps, mas só com gerenciador de download que faça múltiplos requests simultâneos (como o Flashget) e isso num dia bom. E tem shaping sim, é comum torrent ser reduzido muito até umas 22:00 mais ou menos, depois melhora bem, como que por “mágica”.

    Uma regra razoável para se calcular o limite teórico máximo da sua conexão é dividir por 10 o valor em kbps para obter o kBps (b minúsculo é bit, B maiúsculo é byte). Isto é bem próximo do real se você dividisse por 8 mas considerasse o overhead de protocolo. Assim, uma conexão de 56 Kbps deve entregar algo próximo de 5.6 a 6.0 KBytes/s. Para links de 2Mbps ou maior, por ser usado o fator 9 ou 9.5 para a divisão por o overhead do protocolo pode diminuir um pouco, dependendo do tipo de tráfego. quanto mais rápido o link, menor o overhead de protocolo proporcionalmente. Mas nunca vai chegar a 8, não dá.

    Eu ainda não tive o desprazer de ter a velocidade do meu link reduzida para 200kbit/s, eu realmente iria ficar muito chateado. Meu limite de download deveria der de 40GB mas teve semana que eu baixei mais de 20GB em 3 ou 4 dias (e mantive parcialmente o ritmo depois) e nunca foi reduzido. Se eu conheço a Net, ela não tem capacidade técnica para implementar uma automatização de redução de velocidade, ela mal consegue monitorar o quanto você baixa.

    Flávio.

    FlavioMachado, a redução de velocidade não é automatizada. Ela é realizada manualmente pelo técnico da sua região, que liga antes para lhe oferecer um pacote adicional de cota ou um upgrade do plano.

    Isso se o técnico já for honesto. Já vi técnico enganando pessoas dizendo que a conexão iria abaixar para 200kbps definitivamente (com o cliente pagando o preço da conexão de 2M) se a pessoa não migrasse para o plano de 4M. A pessoa caiu na conversa do técnico e migrou.

    A maior arma deles é a desinformação. E não são só as operadoras que são desonestas. Os técnicos são ainda mais, e querem sempre ganhar “o deles” fazendo falcatruas. Denunciem técnicos no Ombudsman da operadora sempre que perceberem que estão tentando enrolar. Se não adiantar, acionem PROCON e ANATEL.

    Você pode até dizer que o overhead é de 15%, mas que eu nunca tive menos de 90% do que contratei, isso eu não tive! E olha que moro em uma área rural! Salvo torrents, que em determinadas horas do dia é não passa de 25%!

    A BrT não deixa claro quanto eles garantem, por isso é difícil saber os dados corretos!

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 10:00 pm

    Bom, minha experiencia pessoal com a net:
    Tenho o Virtua há quase 2 anos, comecei com o de 4Mb, depois mudei para o de 8Mb e desde ontem, 12Mb.

    As conexões sempre foram bem estáveis, e apenas notei efeitos de traffic shapping nos primeiros meses no eMule. Hoje sempre consigo baixar torrents com as velocidades máximas, quando o torrent tem seeders suficientes.

    A única coisa que sempre me deixou com bronca foi a tal da cota. Desses 24 meses de uso, diria que estourei a cota em 23 deles e fui “capado” em uns 8 deles, todos recentemente com excessão dos 2 últimos meses. Sou um heavy downloader e já cheguei a usar mais de meio tera de banda em um único mês sem ser capado, e ter passado uns poucos GBs da cota e ser capado logo em seguida.

    Esses motivos me levaram várias vezes a considerar voltar para o Speedy. Acho que só não fiz isso por ter encontrado um workaround para a questão da capagem, mas se algum dia esse workaround nao funcionar mais, cancelo na hora. :)

    Tirando isso, o serviço é relativamente estável e sempre tive velocidades compativeis com o meu plano.

    Neste momento estou com o de 12MB, baixando arquivos a 1,3MB/s.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 4:56 am

    Vcs reclamam de barriga cheia hahaha
    Moro em SP/Interior, da minha casa vejo a central da Telecômica e nem banda larga tenho, pois “não chegamos ainda a sua região, mas estamos realizando obras para logo chegar ai (desculpa padrão desde 2002)”.

    Uma opção, quando tem vagas (que não é sempre), seria via radio, velocidade 128kbps por 99,00 mensal.

    O que falta em telecomunicações é a total livre concorrência e algo semelhante que ocorre no Japão, onde a empresa que tem os cabos, tem de compartilhar sua infraestrura para que a concorrência entre e venda e ainda seja impedida de praticar preços menores que seus concorrentes.

    Não tem muito tempo deixei a TV num desses canais de jornalismo o tempo todo, lá estavam debatendo sobre empresas que queriam investir no Br, mas desistiram por causa da burrocracia, uma delas era justamente uma de telecomunicações, que não conseguia entender pq a ANATEL havia demorado tanto para liberar as empresas espelho das teles, o que estava fazendo demorar mais ainda a liberação para outras entrar no sistema.

    Ahh, estava na Capital (SP) hoje, a NET está pegando pesado em publicidade, o Russo ai estava em cartazes por todo lado, meninas bonitas distribuindo folhetos em quase toda esquina. O que gastaram em papel dava para dar um bom desconto aos clientes :p

    Isaac Mendes (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 9:04 am

    Wallacy escreveu:

    “Você pode até dizer que o overhead é de 15%, mas que eu nunca tive menos de 90% do que contratei, isso eu não tive! E olha que moro em uma área rural! Salvo torrents, que em determinadas horas do dia é não passa de 25%!”

    Wallacy, então a BrT usa alguma nova tecnologia experimental na sua conexão pra ter um overhead tão baixo! Nem no melhor caso uma conexão ATM/TCP tem um overheade menor que 12%.

    Gostaria que eles usassem a mesma tecnologia lá em casa…

    nenhuma, repito, nenhuma operadora garante 90% da velocidade Ncontratada pra conexões ADSL. É técnicamente impossível.

    E é por este mesmo motivo que não se atinge 100% de uso em uma placa 100 ou mesmo em uma placa Gigabit: overhead do protocolo.

    Tenta dar uma lida em:

    http://pflog.net/dsl_overhead/

    Lucas Fernando V de A Amorim (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 9:54 am

    Mas garantir 10% e ficar com 10% ~ 90% do seu tempo é piada.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 10:36 am

    É rapaz, quando o governo privatizou as telecomunicações o povo ignorante aplaudiu.

    Agora chupa Brazil!

    (até rimou…)

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 10:51 am

    E se não tivesse privatizado teríamos concorrência e serviços bons?

    Onde eu morava, na capital de SP, uma linha custava U$3000,00 no mercado paralelo, contudo não tinha para comprar, só para alugar, por U$120,00 mensais (mais a conta telefônica, claro) e ainda tinha de aturar problemas diversos, como interrupção do serviço, linhas congestionadas e tudo mais.

    Realmente, se tivesse mantido como estava seria ótimo, nem estaríamos aqui reclamando que a internet está lerda.

    Tenho GVT e recomendo. Meu link é de 5M (tem até 20 disponível) e é bem raro estar abaixo disso, pelo contrário, geralmente é um pouco acima. Em conexões próximas eu consigo downloads entre 650 e 700Kbps normalmente.

    []s

    Adilson.

    foobob (usuário não registrado) em 3/07/2008 às 11:42 pm

    Concordo com as opiniões sobre as conexões ADSL da GVT, que tenho em casa, rodando no Linux. Meus pais sempre sofreram no Rio de Janeiro com a Net, mas é o reduto da Globo, enfim…

    à propósito: 90GB a 12Mbps? Pô, em um dia vai! É ridículo…

Este post é antigo (2008-07-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.