Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ministério da Previdência divulga intenção de uso de plataformas abertas

“A Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República, no Distrito Federal, distribuiu para a Imprensa, no dia 29 de maio, o texto anunciando a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência.

Esta ação visa garantir a continuidade das ações do MPS para a mudança de seu parque tecnológico, estruturado em tecnologia proprietária. O objetivo é garantir a adoção de plataformas de padrão aberto, que permitam a aquisição de produtos e serviços – atualmente fornecidos por uma única empresa em razão da sua exclusividade – por meio de licitação.”

Enviado por Adriano (aeuclidesΘyahoo·com·br) – referência (prdf.mpf.gov.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos S. Trazzini (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 2:07 pm

    O link da redefência está quebrado.

    Divulgar “intenção de usar” é como inaugurar pedra fundamental e dizer que o estádio já está pronto.

    Somente para esclarecer. O termo refere-se a adoção de arquiteturas abertas de hardware, na busca da eliminação de dependência tecnológica de mainframes de um único fornecedor. Na prática consiste em migrar as bases de dados e aplicativos para plataformas de hardware (servidores) que permitam concorrência entre diversos fornecedores.

    Não quer dizer necessariamente software aberto. A princípio, os novos sistemas da previdência (que é uma das pioneiras, geradora e uma das maiores usuárias de SL do Governo Federal) que substituirão os do mainframe estão sendo desenvolvidos em Java com bases Oracle.

    HelvécioGuimarães (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 8:49 pm

    Toda a base de dados da Previdência está presa à plataforma UNISYS. Que só roda nos supercomputadores UNISYS (‘super’ de super-caro).

    O Ministério Público Federal pressionou por esta mudança. (na pratica, obrigou)

    SDS

Este post é antigo (2008-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.