Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft e Novell ampliam sua parceria relacionada ao Linux

Leia também: Microsoft and Novell do it again, no LWN.

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (20/08) que vai adquirir junto à Novell cerca de 100 milhões de dólares em cupons de suporte para o Suse Linux. O anúncio amplia uma parceria fechada entre as duas empresas em 2006, que atende a clientes que rodam tanto o Windows quanto o Linux em seus ambientes de servidores.

As duas companhias também confirmaram que investimentos serão feitos para reforçar as ferramentas, suporte e treinamento que a Novell oferece aos seus cleintes com o objetivo de melhorar a interoperabilidade entre o Windows Server e o Suse Linux Enterprise Server. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jotaB (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 4:17 pm

    Por que a Linspire a a Xandros foram demonizadas pelos seus acordos com a M$, mas todo mundo foi condescendente com o Suse/OpenSuse?

    Discriminação, só porque são menores?

    É verdade.
    Nunca vi problema em nenhuma das iniciativas, as empresas só estão tentando ganhar dinheiro. A venda de Linux pela Novell aumentou consideravelmente, o que é bom para o sistema. E as alterações tanto no kernel quanto nas demais ferramentas para virtualização e integração entre os sistemas operacionais foram todas liberadas para a comunidade.

    O que muita gente fica “mordido” é que a MS está conseguindo ganhar mais dinheiro com Linux do que muita empresa de SL. Pra mim, isso é prova de que não se deve misturar ideologia e negócios.

    Dstolf (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 4:45 pm

    mas xingaram muito a novell no começo… é que agora pararam com a criancisse… cade o popolon? ele era o que mais xingava…

    também não vejo mais ninguém xingando a xandros, que inclusive é uma distro usada no eee, correto?

    Marcio (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:13 pm

    Eu uso o SuSe e no dia que eu ver que o mesmo não atende mais minhas expectativas meu mudo pra …. humm….. perai….. humm………….
    Cara agora não me lembro…. são tantas distros, que nem sei pra qual eu mudo…. rs….

    urs.bira (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:15 pm

    Quanto mais gente negociando melhor. Cada vez mais teremos sistemas mais confiáveis.

    urs.bira
    Literatura e Leitura

    Acho que o pessoal cansou de reclamar e nada mudar. Eu, como muitos, não uso SuSE nunca mais (ou até que termine o acordo com a MS e se verifique que não tem “bombas de copyright e patentes” plantadas para explodir daqui há pouco) e o mesmo vale para a Xandros e Linspire.

    Acho que é a atitude mais sensata: em vez de brigar verbalmente, basta protestar com a carteira (não comprando e nem contribuindo) e nem fazendo download das versões menos fechadas dessas distribuições.

    Assim não precisamos ficar com fama de “xiitas” e ainda conseguimos o objetivo de não apoiar essas aberrações com a MS.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:36 pm

    Eu faço isso há algum tempo ,nunca usei o opensuse e não vou usar.

    Além dessas bombas de copyright e do seu belo passado ,m$ e intel forçam e brincam com os notebooks ,forçando os equipamentos a serem windowz ou alguma distro que pague impostos a m$ ,como o suse por exemplo.

    Raimundo (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:45 pm

    Self_liar e suas bobagens, é engraçado como pessoas acham que as empresas devem ser demonizadas por tentar ganhar dinheiro. Tem gente que acredita que o certo é as empresas gastarem todo seu dinheiro fazendo um sistema perfeito que fique longe da microsoft só para eles usarem.. Façam isso até todo o capital acabar, pois assim o Self_liar e sua turma serão felizes….

    Douglas(cronnosli) (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:49 pm

    O maior perigo nestes arcodos, realmente são as chances da M$$$$$$$$$$$$$$$$$$, de querer sair e processar deus e tudo mundo

    Antonio Dias (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:52 pm

    É verdade, eu utilizo openSUSE e dou o maior apóio para o sucesso da Novell, pois muitas das distro ditas “santas” não contribuem em nada para o desenvolvimento do linux e derivados. E quer quiser ter certeza basta olhar a lista de empresas que contribuem para o kernel, e lembre-se: Se quiser ficar longe das coisas patrocinadas pela Novell fique longe do LINUX!

    Antonio Dias (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 5:58 pm

    É verdade, eu utilizo openSUSE e dou o maior apóio para o sucesso da Novell, pois muitas das distro ditas “santas” não contribuem em nada para o desenvolvimento do linux e derivados. E quem quiser ter certeza basta olhar a lista das empresas que mais contribuem para o kernel, e lembre-se: Se quiser ficar longe das coisas patrocinadas pela Novell fique longe do LINUX!

    Marky (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 6:36 pm

    Eles foram demonizados porque antes haviam feito um acordo babaca de patentes, uma espécie de ameaça velada aos usuários. Esse acordo é bem diferente, não tem nada a ver com patentes. Se fizessem só acordos desse tipo, ótimo, mas não é bem assim não.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:00 pm

    marcosalex e Antonio Dias falaram tudo. Eu não aprovei o acordo no início, por que a Novell estava levando ré na situação: Simplesmente parou o desenvolvimento de alguns produtos[1] e disse amém pra umas barbaridades do Steve Ballmer; Porém, HOJE a Novell fatura como nunca faturou após a realização do acordo. A integração do SuSE com o ActiveDirectory tá super bacana, e eles continuam contribuindo mais e mais com o desenvolvimento do kernel Linux.

    Mas, sempre existem as crianças para achar que as empresas são coisas do demônio, a Micro$oft não presta, a Novell é vendida e nada mais importa, viva as comunidades. Ok, ok, cada um na sua. Mas, que a realidade calou a boca de muita gente devido ao referido acordo (como a minha), ah sim, como calou!

    Eu também acredito que os usuários e o dinheiro que o SuSE e a Novell ganharam após esse acordo também compensaram a meia dúzia de freetards® (by Carlos Cardoso) que migraram para o Ubuntu por que o SuSE não vai contra os “ideais” da comunidade. Lamentável por eles. :-)

    [1] O “Open Exchange” da Novell era bem interessante. Foi descontinuado, e como o código era GPL, qualquer um poderia continuar o projeto e adaptá-lo para suas necessidades. Infelizmente não foi o que aconteceu, hehe. Viva a comunidade :-P

    marco (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 8:46 pm

    Ideologia, quero uma pra viver…
    Isso tudo é muito complicado, mas imagine se uma grande empresa que fatura e movimenta milhões, com milhres de funcionários em seu vários níveis e outros agregados inderetos iria utilizar uma soluçao linux qualquer ou de repente pedir um cd pelo correio, logicamente que quer uma alternativa confiável e que tenha suporte e que não vá causar surpresas desagradáveis, não simpatizo com a microsoft, mas na vida real nem tudo são flores…

    tony (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:29 pm

    Engraçado, eu já vi e ouvi isto antes… Humn nem me lembro quando. Acho que estou ficando velho, são mais de 20 anos tentando entender máquinas e softwares…. Penso que tudo que aprendi até agora e estou aprendendo, não vai ter significado algum daqui a pouco espaço de tempo….
    Será que foi pura ideologia?
    Será que meus cabelos brancos, minha dificuldade de enxergar e meu cansaço valeram a pena…… Sim valeu…. Não me importa o que venha daqui para frente… O conhecimento está em mim e só a morte vai tirá-lo…. Os códigos fontes (shell scripts, perls, python, C ANSI, Assembly, PHP, ASP, VBA, Js, etc… etc…
    É por isto e muitas outras coisas que podemos mostrar que somos capazes de produzir o melhor… E na era da internet o sistema operacional conhecido hoje vai deixar de existir… E quem está começando agora vai ter um novo desafio pela frente. E não é a parceria entre duas ou mais empresas que vai mudar isto….
    Lutem, mudem, construam um mundo diferente sem olhar para o mal feito do seu vizinho… E aqueles que quiserem seguir na mesma estrada, vão se sentir livres, e isto é o que importa…

    cardoso (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 9:57 pm

    Ser contra esse tipo de acordo me lembra um grupo de freetards (tm Eu) que vi certa vez que queria que o OpenOffice NÃO suportasse nenhum formato MS-Office, pois isso seria “dar espaço” pra concorrência.

    Mesmo que o Ballmer pare de tomar os remédios e reverta ao que era, são US$100 milhões, muito disso voltando pro desenvolvimento do Linux, e código que é compartilhado com a comunidade.

    PS: Ao pessoal que gosta de protestar, a MS está colaborando com a Fundação Apache. Por coerência, não acessetem 80% da web, ok?

    A M$ diz que o Linux usa patentes dela. E então Lucas Timm, isso é bom ou ruim? Imagine um cenário onde essa empresa apareça na sua porta para cobrar os esses supostos “direitos”, vc vai pagar? Vai entregar seu dinheiro em troca de nada, fácil assim?

    Que tal uma promoção: “a cada dois cliques de mouse que vc já deu na vida agente quer apenas 1 cent!”.

    Vc se lembra do alvoroço quando a Unisys provocou na tentativa de cobrar pelo uso de arquivos .GIF? Pois é! não queremos entrar numa furada dessas, apesar de no Brasil essas patentes de software não valerem, não quer dizer que não devamos nos preocupar. Se a M$ têm ou não patentes não importa, o fato é que é uma empresa concorrente do Linux e é sabido que joga sujo (é o que dizem os processos que ela perdeu nos EUA e na UE, vc não precisa ficar com minha opinião).

    O caso da Novell com a M$ é que aparentemente ela aceitou a coação da M$ e pagou proteção para ela. Daí a desconfiança com que foi recebida a notícia.

    Vamos ver o que vai acontecer quando o acordo expirar. Enquanto isso, é bom ficar de olho.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 20/08/2008 às 11:39 pm

    Emanuel$an, a $CO também tinha código$ patenteado$ do Unix no Linux. Partiu pro proce$$o e o que aconteceu? Poi$ é. Até agora, toda a atitude da Micro$oft com relação a $upo$ta$ patente$ infringida$ no código de fonte do Linux foram mera e$peculação. Todo mundo – inclu$ive o mercado – já tá careca de $aber di$$o.

    Então: O Linux realmente infringe patente$ da Micro$oft?

    1) $e infringi$$e ele$ teriam que mo$trar o código de fonte no tribunal; O proce$$o pode $er revertido, todo$ $abem di$$o.
    2) $e infringi$$e ba$taria notificar o Linux que o código $eria totalmente ree$crito. Linu$ Torvald$ já garantiu i$$o.

    I$$o é bom ou ruim me$mo? Ruim, claro. Pra Micro$oft! Por que, pro Linux, i$$o não faz a menor diferença.

    Bozo (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 1:50 am

    Aí, na boa pessoal do Meiobit: voltem pro buraco de onde saíram.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 2:08 am

    MS Linux? :D

    Marcio-Torres em 21/08/2008 às 9:08 am

    Já pensou se o Brasil não tivesse acordos comerciais com outros países, só por conta de ideologias má interpretadas, talvez estivéssemos atrasados 500 anos!!!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 9:16 am

    Só 500? :P

    É incrível como ainda tem gente que acredita na “lenda das patentes malignas da MS”.

    Leonardo Ferreira (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 9:44 am

    Novell feia e boba. Tem horas que a comunidade Linux é altamente contraditória. Olhem as contribuições da Novell para o kernel, as implementações diversas que ela criou/participou.

    edempoa (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 9:51 am

    A princípio eu queria entender porque as pessoas acham que tem o direito de emitir opinião sobre o que duas empresas privadas (não to falando de sanitário não =p) fazem entre si.

    Sobre a questão das patentes, penso que ninguém deveria levar isso a sério, o risco é mínimo, para não dizer inexistente.

    as empresas só estão tentando ganhar dinheiro
    O problema é de que maneira. Basta olhar o estupro que foi feito na ISO em relação ao OOXML recentemente para ver como anda o jogo hoje em dia. Para um ambiente “corporativo e adulto” que é aceito hoje em dia como “aceitável” talvez isso possa parecer perfeitamente normal, mas não deixam de ser coisas sem ética e escrúpulos. Depois a gente reclama de políticos embolsando dinheiro e usando da máquina pública em seu favor. Com a gente pagando a conta.

    Quanto mais gente negociando melhor. Cada vez mais teremos sistemas mais confiáveis.
    Eu sou a favor de negócios também (ninguém aqui é hippie né) desde os sistemas fiquem mais confiáveis e não extintos a favor de quem paga mais. ;-)

    Tem gente que acredita que o certo é as empresas gastarem todo seu dinheiro fazendo um sistema perfeito que fique longe da microsoft só para eles usarem.
    Para a IBM sai mais barato investir no Linux do que desenvolver o próprio sistema. E nesse caso, nem precisaram da micro$oft … não que a IBM possa ser considerada uma santa também. ;-)

    Se fizessem só acordos desse tipo, ótimo, mas não é bem assim não.
    E mesmo nesse acordo as linhas miúdas tem que ser lidas. Não é tudo branco e preto assim não em coisas desse porte.

    Se quiser ficar longe das coisas patrocinadas pela Novell fique longe do LINUX! Ao pessoal que gosta de protestar, a MS está colaborando com a Fundação Apache. Por coerência, não acessetem 80% da web, ok?
    Menos né, gente. Menos.

    Mas, sempre existem as crianças para achar que as empresas são coisas do demônio, a Micro$oft não presta, a Novell é vendida e nada mais importa, viva as comunidades.
    O inverso é válido: sempre existem as crianças para achar que as empresas são 100% boazinhas, que a micro$oft presta e que a Novell não é vendida. Viva o comércio!

    Ok, ok, cada um na sua.
    Eu concordo, cada um na sua, mas não vale classificar o outro lado como criança. ;-)

    Aí, na boa pessoal do Meiobit: voltem pro buraco de onde saíram.
    Rapaz, eu estava desconfiado mesmo …

    Já pensou se o Brasil não tivesse acordos comerciais com outros países, só por conta de ideologias má interpretadas, talvez estivéssemos atrasados 500 anos!!!
    E por causa de alguns desses que foram firmados só por interesse na grana – que se exploda o resto – que podemos estar atrasados uns 500 anos também.

    É incrível como ainda tem gente que acredita na “lenda das patentes malignas da MS”.
    Os que acreditam pagam uma cacetada para eles, vide o tanto de gente que eles apavoraram com isso e que depositaram alguns milhões de dólares na conta deles.

    A princípio eu queria entender porque as pessoas acham que tem o direito de emitir opinião sobre o que duas empresas privadas (não to falando de sanitário não =p) fazem entre si.
    Talvez pelo fato delas trabalharem com algo que hoje em dia pode ser considerado talvez até infraestrutura básica? Eu pelo menos fico de olho em algum possível estrago que isso pode fazer no Linux. De resto, que se exploda. ;-)

    self_liar (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 10:49 am

    É dá pra ver a trollagem desse povo do meiobit,agressão verbal e utilização de argumentos pessoais para atcar as pessoas.Inclusive utilizam a e$crita pra isso

    self_liar (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 10:53 am

    E não podemos comparar o projeto apache com as técnicas da novell.O projeto apache fez algo tolerável,mas não moralmente aceitável pois pode abrir brechas para um futuro eee.

    A novell é um caso bem diferente,ela toma os direitos dos outros para ganahr poderes exclusivos.

    Alex Maia Sanchez (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 11:27 am

    Assim como ela fez no caso SCO X IBM, ela tomou “posse” do direitos ? Negativo ! As patentes citadas no caso sempre pertenceram a novell, ela só colocou um basta na palhaçada toda !

    Quem nunca utilizou opensuse deveria experimentar ao invés de criticar ! Vejam as inúmeras contribuições da novell para o kernel, a melhora da interoperabilidade entre as duas plataformas ! Paremos de ser xiitas, isso não nos levará a lugar algum !

    Eu utilizei Novell Netware, Utilizo Opensuse e não me arrependo ! Fico tranquilo quanto a estas coisas de patentes !

    A coisa mais coerente que eu ouvi em todos os comentários foi “CADA UM NA SUA !”

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 11:47 am

    Self_liar, se foi pra mim, eu não pertenço ao MeioBit. Também não usei de agressão a ninguém, conforme vossa senhoria o fez. :-)

    Eu concordo com você, Alex Maia Sanchez. Quem não quiser o OpenSuSE que use o Ubuntu. Mas não sabem o quanto a distribuição é excelente. Não somos nós que perdemos :-)

    Vejam as inúmeras contribuições da novell para o kernel

    Né por nada não, longe de querer criticar qualquer contribuição, que com certeza é muito mais do que eu fiz, mas também não vamos exagerar: levando em conta quantidade (e não qualidade), dando uma olhada nos Changelogs da série 2.6.x, de todos os emails presentes (levando em conta “author”, “signed-off-by” e “acked-by”), as contribuições da novell resultam em menos de 1% (0.35%) do total. Levando-se em conta a novell e a suse, são 4.11%.

    Como falei, ótimo, obrigado e tal, mas ficar exagerando também é sacanagem.

    Paremos de ser xiitas, isso não nos levará a lugar algum

    Ok, concordo, mas também não podemos ser inocentes e achar que o mundo é um lugar de algodão-doce cor-de-rosa só porque empresas como a micro$oft dizem a palavrinha mágica “interoperabilidade”. Isso leva à extinção! :-)

    Revoltado (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 11:58 am

    Viva a comunidade de SL do braziu, a mais pró-M$ que existe visto os comentários acima.

    edempoa (usuário não registrado) em 21/08/2008 às 12:00 pm

    Talvez pelo fato delas trabalharem com algo que hoje em dia pode ser considerado talvez até infraestrutura básica? Eu pelo menos fico de olho em algum possível estrago que isso pode fazer no Linux. De resto, que se exploda. ;-)

    De olho todos ficamos. Ocorre que nessa questão sempre aparecem alguns comentários que sugerem que as empresas teriam algum tipo de obrigação implícita de agir de forma x ou y. Se a Novell corre um risco fazendo uma cordo com a Microsoft, então cabe a ela avaliar se estes riscos valem a pena ou não. A questão da acusação de violação de patentes é outra, apesar de intimamente relacionada com esta.


    Ocorre que nessa questão sempre aparecem alguns comentários que sugerem que as empresas teriam algum tipo de obrigação implícita de agir de forma x ou y.

    Lembrei de um caso aqui: haviam duas empresas aéreas que atendiam a cidade, a Gol e a TAM. Fizeram um acordo operacional e a Gol saiu, deixando só a TAM que duplicou o valor das passagens! Eu reclamei algumas vezes e … eles aumentaram ainda mais. É aquele esquema, são empresas privadas e tal, mas quem se ferrou nessa com certeza foram os passageiros, que agora são vítimas de … monopólio! Uia!

    Srs., estava levando em conta os emails únicos vindos dos Changelogs. Vou postar uma correção após o almoço, pois parece que a conta é outra.

Este post é antigo (2008-08-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.