Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mês que vem: o que virá no Ubuntu 8.10?

“Claro que muito do que virá de novidade no próximo Ubuntu vem dos projetos upstream, e portanto também acabará vindo (quando já não vem desde hoje) nas demais distribuições da mesma safra.

Mesmo assim, a lista de novidades prevista é interessante para fãs e usuários da mais popular das distribuições de Linux.

Eu gostei das facilidades maiores para configurar acesso via dispositivos 3G, e da conta default para usuários locais convidados, mas tem bem mais novidades na lista.”

Enviado por J. Pádua – referência (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 7:15 pm

    Será que o Ubuntu 8.10 me faz largar do Mandriva bom só em outubro para saber.

    Tenchi (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 7:50 pm

    Que me perdoem os deuses, mas – ao menos em aparência – para mim está igualzinho ao Ubuntu de dois anos atrás. Espero que em recursos esteja melhor – tenho que admitir que o Ubuntu avançou muito em recursos desde sua primeira versão, mas as mudanças no visual, que há tempos vem anunciando, parecem que ficarão para amanhã mesmo.

    walfredo junior (usuário não registrado) em 5/09/2008 às 10:19 pm

    eu usei muito tempo o conectiva,mandriva, e redhat como desktop mas depois que usei o ubuntu no meu notebook vaio a partir da versão 7.10,, nunca mais larguei . :D. muito bom !

    Pena que eles não tem tanto cuidado com o Kubuntu como tem com o Ubuntu. Uso o KDE, e por isso não consegui me acostumar com a distro. Fico com o Mandriva mesmo. Vamos ver na próxima se eles deram uma atenção maior.

    Tiago Souza (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 1:00 am

    Resumindo, ditro com gnome é: Ubuntu ou Fedora. Distro com KDE é OpenSUSE ou Mandriva, o resto é resto….

    Tiago Souza (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 1:02 am

    Resumindo, distro com Gnome é: Ubuntu ou Fedora. Distro com KDE é OpenSUSE ou Mandriva, o resto é resto….

    Erika Emrich (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 3:27 am

    Uso o Kurumin NG 8.06,que é totalmente compatível com os pacotes Ubuntu/Kubuntu e usa o KDE.
    Gosto muito dele,principalmente por ser possível fazer tudo sem precisar dessa complicação de ficar digitando comandos.
    Tenho muito interesse em experimentar o Ubuntu(ou Kubuntu)8.10.
    O problema é a dificuldade que estou tendo para saber como ganhar o CD,pois tem um tal de “launchpad” no site,que não entendi o que é.
    Procuro dicas para conseguir alguém no Rio de Janeiro que distribua.

    ioca100 (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 7:57 am

    Erika Emrich, veja lá no fórum do Ubuntu se consegue.
    http://ubuntuforum-br.org/index.php

    blade (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 8:33 am

    Não consigo entender como tanta gente consegue afirmar que o Ubuntu é superior as demais distribuições linux no sentido de amigabilidade e recursos. O Gnome é e sempre foi inferior ao KDE em recursos e o kubuntu sempre foi deixado de lado pela Canonical e várias outras distribuições trazem um KDE mais customizado do que o kubuntu. Além disso o ubuntu confia muito na instalação por livecd e o instalador tradicional dele ainda é feito em modo texto, enquanto várias outras além do livecd trazem a opção do instalador tradicional gráfico, com muito mais possibilidade de customização do sistema DURANTE a instalação. E como falar em distribuição amigável se o ubuntu não tem um painel de controle total como o Yast do Opensuse ou o do mandriva ? O ubuntu apenas tem a vantegem de ter um repositório grande de pacotes por causa do debian, só isso. O opensuse, o mandriva e o fedora dão de 10 a 0 em recursos e usabilidade real. Fazem tudo o que o ubuntu faz, trazem mais pacotes nos DVDS de instalação, trazem a possibilidade de instalação do KDE, GNOME e etc no mesmo DVD e muito mais.

    Como o Ubuntu não tem painel de controle?

    As mais novas versões do GNOME trazem um painel de controle centralizado no estilo do KDE. Se você se referiu ao gerenciador de pacotes, o quê que é o Synaptic então?

    blade (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 9:42 am

    Um painel de controle completo como o yast ou o do mandriva que configuram quase tudo no sistema sem necessidade de linha de comando, não pequenas configurações como endereço de rede, temas e etc

    a (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 11:38 am

    me parece q o ubuntu opta por nao ter o painel de controle, colocando todos os aplicativos de configuração no menu “sistema” do gnome. ops, deve ser por isso q ele existe! :)

    gnome vs KDE nao da pra discutir, cada um tem o seu favorito e pronto(eu acho kde muito confuso e com cara de desenho animado ;) ). pra entender o pq de tanta gente defendendo o ubuntu como distro mais fácil (sendo verdade ou não) basta usá-lo. mas usá-lo de verdade, não instalar numa partição secundaria para teste ou no virtualbox, vmware. só assim vc pode compreender quantos problemas vc encontra e quão difícil é resolve los com auxilio dos demais usuários do ubuntu através dos foruns.

    se vc tá feliz com sua distro e não tem tempo ou razões para testar outra, muito bem, mas não fique dizendo q ubuntu é mais complicada pq nao tem isso ou aquilo outro sem ter realmente utilizado o sistema.

    Felipe (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 12:55 pm

    Deveria mudar essa aaparencia urgentemennte

    Curioso (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 12:55 pm

    O Ubuntu tem bastante marketing e dinheiro, ele parece o windows das distribuições linux, onde nem sempre o melhor é o mais usado.

    Na minha opinião pelos recursos que tem ele esta longe de ser um boa distribuição.

    José Carlos (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 12:57 pm

    Só quero ver se minha placa wirelles Realteck RTL8180 irá funcionar sem problemas nessa nova versão do ubuntu.

    frank_w (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 1:04 pm

    A questao nao é a quantidade de recursos e sim como ele sao mostrados ao utilizador. O gnome no ubuntu é excelente, facil, direto, simples, funcional. Eu prefiro uma distro com ampla divulgação/utilização que tente configurar todo o meu hardware sozinha, do que ter uma que tem ferramentas específicas que nem sempre funcionam.

    Mandriva: Tem tudo para ser uma excelente distro porem é cheia de “bugs normais” (só reconhece 830mb de ram no ONE.) e bugs anormais onde ofusca completamente suas qualidades.

    Opensuse: Muito confusa(opniao pessoal), complicada(opiniao pessoal), proprietária(é novell isso, novell aquilo, novell firewall, novell media player, novell office… ta bom eu forcei um pouco mas essa foi a impressao que tive.)

    Ubuntu: O se dispõe a fazer, o faz de maneira satisfatória.

    Ubuntu/Debian/Slackware por enquanto sao as mais confiáveis.

    *ZenWalk em testes…

    Isaac (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 2:56 pm

    Mandriva: bugs anormais onde ofusca completamente suas qualidades.
    =================================================================

    Uso o Mandriva, desde a versão 2005 LE.
    Nesta versão tinha bugs a rodo, mas da versão 2006 em diante, ele está 100%.

    a (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 2:58 pm

    eu to apostando q a aparencia vai mudar :D ainda ta nos alfas, mas ja deu pra perceber q ele querem inovar. o tema gtk newhuman proposto é muito bem acabado, se vc não gosta de temas escuros eu aconselho a testar assim mesmo, mudando as cores ao seu gosto, vc vai ter uma surpresa :) .

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 6:09 pm

    O Gnome é bem configurável pra quem não gosta do tema padrão. Esse tema marrom já virou marca do Ubuntu, duvido que eles vão mudar.

    Pra mim, o segredo do sucesso dele é que é uma das distribuições que melhor configura hardware automático, sem precisar de linha de comando ou de configuração manual.

    O Ubuntu das distribuições que testei foi uma das que menos gostei… infelizmente não sou fã da maioria das escolhas padrões que os desenvolvedores fazem como Usplash, as modificações no boot, NetworkManager, e mais… A última versão me deu dor de cabeça em meus rápidos testes, mas devo admitir que é defeito meu também, porque tenho uma visão diferente do que deve ser um sistema operacional.

    Nesses cinco anos e meio que uso Linux mais me decepciono que me satisfaço quando complicam tentando facilitar. O que mais eu odiava no ruindows era a dificuldade para mudar o padrão, mudar como o sistema funcionava, e muitas distribuições Linux fazem o mesmo. Por isso só gosto das distros que tentam não tirar o poder do usuário.

    Gnome x KDE, cada qual tem defeitos e qualidades e o usuário deve medir o que prefere, eu não gosto do Gnome, o KDE é bem superior em recursos, mas me irrita ele não usar /etc/profile, por exemplo. O Gnome Volume Manager é muito inferior ao gerenciador de mídias do KDE, o K3b dá de mil a zero em qualquer interface para Gnome.

    A melhor distribuição para KDE é DISPARADO o Slackware, aliás o Slackware é a distribuição adotada e mencionada pelo próprio KDE, porque o Patrick não fica inventando a roda e entrega o KDE o mais próximo ao que é preparado pelos desenvolvedores. KDE em 10mil pacotes é uma das coisas que mais me irritam em certas distros.

    Cada distro tem defeitos e qualidades, a maior qualidade do Ubuntu é o marketing. Não é troll, não é para irritar ou criticar, é apenas como me sinto sempre que tento mudar algo padronizado em certas distribuições.

    Se para a maioria funcionalidade é o mais importante, para mim é poder de costumização, mas talvez o sucesso do Ubuntu esteja em ter percebido que usuário quer ligar o computador e usar.

    Só um adendo, eu fui obrigado a testar o Ubuntu por causa de trabalho senão nem teria chegado perto dele… testei também o Sabayon recentemente e não gostei, apesar de ter algumas coisas interessantes.

    s (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 8:39 pm

    Grobsch,

    Concordo com vc, o ubuntu é feito pra usuário q quer ligar o pc e usar e não ficar se perdendo e um monte de configuração q so faz perder tempo e q irrita.

    meujoystick (usuário não registrado) em 6/09/2008 às 8:59 pm

    Todas as vezes que eu testei o Ubuntu pra saber porque tanto oba-oba em cima desta distribuição, percebi que havia perdido meu tempo… O Mandriva é muito melhor.

    E poderia ser ainda melhor se tivesse um milhonário que socasse dinheiro na distribuição e enviasse CD para os 4 cantos do mundo, entre um vôo de espaçonave e outro…

    Qual o grande software que o Canonical desenvolveu ou apoiou? Gostaria muito mesmo de saber. A Mandriva dentre outros contribui como KDE que é usado por todos, inclusive pelo Ubuntu.

    alex (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 12:21 am

    Além disso, a Mandriva (entenda-se Conectiva) foi quem criou o próprio synaptic que eles usam como gerenciador de pacotes.

    frank_w (usuário não registrado) em 8/09/2008 às 12:57 pm

    Agora todos os meus comentarios sao bloqueados. que legal. Fico muito feliz com isso. Assim posso tomar conhecimento de que vosso site nao possui a devida seriedade que acreditava possuir.

    Gostaria de conhecer em que parte de meu comentário feri as regras de seu site.

    Frank_w, salvo engano os seus comentários não foram bloqueados, mas sim moderados negativamente pelos leitores, e continuam disponíveis para leitura de qualquer interessado.

    Aqui explica como funciona a moderação pelos usuários: http://br-linux.org/2008/modera/ – ela funciona no BR-Linux desde o início de 2005.

    Não sei se alguma parte do seu comentário fere as regras do site, nem posso fazer nada sobre a sua opinião sobre a seriedade do site ser formada a partir da possibilidade de os leitores moderarem os comentários uns dos outros. Você é bem-vindo se quiser continuar lendo.

    Carlos Almeida (usuário não registrado) em 9/09/2008 às 11:58 am

    Voces se esqueceram do Big Linux 4.0. Essa sim, uma distro de verdade, com tudo. É uma distro pra “preguiçoso”, pois nao se precisa fazer exatamente nada nela.

    Carlos

    Eu uso o Kubuntu e gosto muito dele, principalmente por usar KDE, mas ultimamente está me fazendo perder a vontade de usá-lo pela insistência em tirar o kcontrol e colocar aquele systemsettings como padrão, que parece o painel de controle do Windows.
    Se sentir que tenho que mudar, provavelmente irei testar o Debian ou voltar pro Mandriva, sei lá. :)

    Guilherme (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 7:51 pm

    Distribuição é questão de gosto e questão de experiência pessoal. Já testei as 30 principais distribuições e posso dizer. Eu prefiro usar uma distribuição que seja bem testada como um Mandriva, OpenSuse, Ubuntu. Nesse momento, uso o Ubuntu porque ele é o que melhor me atendeu, nunca deu nenhum problema mas confesso que é bem simples de usar e também não tem tantos recursos.

    Os paineis de controle do Yast e o do Mandriva dão de 10 a zero nas configurações do Ubuntu mas em compensação, o OpenSuse que eu testei estava muito bugado, além de ser pesado, preferi ficar com o Ubuntu, não dá para reunir todas as vantagens em uma só distribuição. Talvez o BigLinux chegue próximo disso.

    abcd (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 1:35 pm

    Se eu soubesse, misturaria recursos do gnome com os do KDE a fim de obter um mix que me agradasse. Fico com o KDE por costume, embora já tenha me adaptado ao gnome.

    O kurumin nada mais é do que um kubuntu travestido com os ícones mágicos e roupagem do kuruma. Não existe mais aquela persoanlização do sistema como o morimoto fez.

    Não acho produtivo ficar aqui malhando uma ou outra distribuição. Todas são boas e atendem determinados gostos. Quem gosta de arroz de feijão, ok. Quem quer plantar o arroz e o feijão para comer, tudo ok também…

    Hoje o kubuntu atende muito bem minhas necessidades no laptop, como o mandriva do pc e para outros sa demais que existem por aí.

    Afinal, como dizia Confúcio: – Gosto e c* cada um tem o seu!”

    E tenho dito!!!

    (Favor nao censurarem este post também, como fizeram com os outros. Não é troll!!!)

Este post é antigo (2008-09-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.