Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais telas do Kurumin NG

“Foram liberadas mais telas do Kurumin Nova Geração (KNG). Como fotos valem mais que mil palavras, vamos deixar que vocês apreciem as telas. Vale lembrar que a previsão de lançamento da primeira versão beta está para este final de semana.

Não se esqueçam ainda que o Kurumin, conforme dito na outra notícia, que ele manterá suas raízes e suas principais características, como os Ícones Mágicos e os diversos utilitários de configuração, além de sua filosofia.”

Enviado por Júlio César Bessa Monqueiro (julioΘguiadohardware·net) – referência (guiadohardware.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 4:47 pm

    Apesar da identidade visua ser chupada do VIsta, me parece extremamente usável…Muito mais que as versões anteriores. Entretanto, o antigo e belo logo do kurumin morreu, o que é uma pena…Me parece uma versão do Ubuntu customizada para o Brasil…Mas essa é uma impressão baseada apenas nos screens…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 5:10 pm

    Ele vai ser tão leve (ou vão trabalhar nisso) para que ele seja rápido como Kurumin 7r3 ? pq o Kubuntu é pesaaaaaaado, é leeeeeeerdo ainda

    Luis Cavalcante (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 5:15 pm

    Aqui no Estado do Pará nós já temos uma personalização do Kubuntu que chama-se BotoSeteLinux, que foi desenvolvido pela SEDUC com a UFPA e roda nos laborátorios da Rede Estadual de Ensino.
    O interessante que o projeto Boto, na sua primeira versão, tinha como base o Kurumin.

    O kicker tá parecendo do Windows XP, e não do Vista.

    Eu acho que o Kurumin prestou grandes serviços à comunidade Linux brasileira e trouxe mais novos usuários domésticos ao Linux do que qualquer outra distro.

    Entretanto, a única coisa que o tal Kurumin NG tem do antigo Kurumin é o nome. Tudo o que foi produzido em anos de desenvolvimento foi deixado pra trás e agora vão começar tudo do zero. Acho que deveriam simplesmente criar uma nova distro, ao invés de se aproveitar do nome já conhecido da anterior pra alavancar o sucesso dessa nova.

    Ao contrário do que muita gente acha, essas personalizações são boas pra usuários intermediários, iniciantes ou quem não quer/pode/consegue aplicar esse tipo de personalização ao k|x|ubuntu original. O grande problema é que, quem consegue fazer isso, muitas vezes não dá a mínima pra quem não consegue e diz que esse tipo de distro é inútil, de desenvolvedores incompetentes, que nada acrescentam, que só querem alimentar o próprio ego e outras coisas ainda piores.

    Felipe (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 5:22 pm

    nossa é bem bonito aquele é o KDE 4?

    Hmmm, menus enxutos e bem organizados, e ainda um tema de ícones bonito?

    Bah, isso não é o Kurumin do bons e velhos tempos em que comecei a usar Linux..

    Bom, parece que temos um bom mod do ubuntu aí. Isso é bom, o Kubuntu não é lá muito organizado e bonito..

    obs:
    (pq tem sempre um infeliz que aponta para qualquer iniciativa de deixar o Linux mais bonito e dispara a pérola: “copiaram a identidade visual do Vista”.. Ah, qualé, vai estudar um pouco mais antes de falar asneira)

    kayo (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 5:38 pm

    está bonito, mas.. pede pra sair :)

    Felipe, aquele não é o KDE 4.

    puelocesar, o kicker é muito parecido com o do windows XP e os botões da decoração de janela são sim uma imitação/cópia clara do Vista. Não há como negar.

    Eu não sou contra a inspiração em alguns pontos específicos da aparência de outros SOs, mas acho que copiar totalmente é um erro, até porque se você der uma olha no kde-look.org, gnome-look.org, xfce-look.org e compiz-themes.org você vai encontrar uma infinidade de temas pros mais variados gostos. Além disso, é muita inocência achar que deixar a aparência igual ao SO “padrão” deixará a distro amigável. É muito mais fácil conquistar o usuário iniciante (foco do kurumin) com características únicas e superiores do que com imitações inferiores. Repito, acho isso válido desde de que seja em pontos específicos e não por completo. Foi esse o caso do Kurumin NG. Ele copiou alguns pontos somente.

    Me lembro que, quando baixei minha primeira distro, o Kurumin 5.1, a aparência foi um dos pontos que mais me atraíram (Plastik + Ícones Crystal). Hoje, quase dois anos depois, os ícones Crystal evoluíram para o Crystal Project, o Kurumin morreu na versão 7, eu uso somente Linux, e acho meu desktop personalizado, tanto com KDE quanto com Gnome, mais bonito, e personalizável, do que aquele oferecido por qualquer outro SO.

    wally (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 9:05 pm

    é bom retomar o nome kurumin.

    qdo sair a nova versão, tb desejo testar.

    att.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 21/03/2008 às 11:38 pm

    Não gosto de julgar uma distro pelo screenshot porque isso é só casca. Quero ver se ele vai ser tão amigável quanto o kurumin e tão leve quanto.
    Pelo menos uma coisa ele tem de bom: não vai ser uma distro de um homem só, como era o kurumin, por isso vai ter mais chance de ir pra frente.

    E o Kurumin era distro de um homem só?

Este post é antigo (2008-03-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.