Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mais estatísticas sobre o desenvolvimento do Linux

“O relatório da Linux Foundation sobre as contribuições ao Linux exibe também um número elevado de contribuições de desenvolvedores individuais ao sistema. Porém, a quantidade de pessoas que realmente faz o trabalho “braçal” é bem pequena. Nos últimos três anos, os dez desenvolvedores que mais contribuíram para o kernel somam 15% de todo esse trabalho. Se aumentada a margem, levando em conta os 30 maiores desenvolvedores, esse número sobe para 30%.

Assim, foi estabelecido um ranking das empresas mais atuantes no kernel. Um dos destaques é a Novell, que aumentou em 250% sua participação nos últimos três anos. A empresa passou de 3,6% para 14,4% do total de contribuições realizadas. Isso a coloca em segundo lugar, logo atrás de ninguém menos que a Red Hat.

As companhias que estão construindo o Linux, considerando sua contribuição para o kernel, são Red Hat (11,2%), Novell (8,9%), IBM (8,3%), Intel (4,1%), Linux Foundation (3,5%), SGI (2,0%), MIPS Technology (1,6%), Oracle (1,3%), MontaVista (1,2%) e Linutronix (1,0%). A participação dessas empresas no desenvolvimento do Linux tem seus motivos. Red Hat, Novell e MontaVista possuem motivos claros: as três desenvolvem e comercializam sistemas Linux. As demais companhias estão trabalhando no kernel para garantir que o Linux rode bem em seus hardwares, na intenção de tornar seus produtos mais atraentes para os usuários Linux e, com isso, aumentar suas vendas.”

Enviado por Rodrigo Amorim (ramorimΘlinuxnewmedia·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kern (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 8:01 pm

    “(…) As companhias que estão construindo o Linux…”

    Concerteza, estão construindo o SEU linux. Tomara que continuem partilhando conosco suas tecnologias.

    Tomara mesmo!

    kern (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 8:12 pm

    Ok. Não vamos começar outra extensa discussão, afinal esta notícia complementa outra já bastante debatida.

    kern (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 8:17 pm

    Augusto, uma questão off-topic: é possível trocar de nick no br-linux? Eu utilizada o 7933-0, mas quero trocar pro kern, em definitivo.

    Mais do que garantir a compatibilidade do seu hardware com o kernel do linux, as empresas reforçam que linux é um mercado que gera lucros, mesmo sendo gpl.
    Espero que empresas como Canonical e Mandriva cooperem mais.

    Acredito que a Canonical tem balha na agulha pra contribuir com kernel e cia., ja a Mandriva eu não sei não… é muito mirradinha… se eles continuarem fazendo uma ótima (a melhor) distro Linux ja ta bom pra min! :D

    Basta registrar o novo nick em uma nova conta!

    Eu vejo como positiva a participação cada vez maior de empresas no desenvolvimento do kernel e do linux em geral. As empresas antes deixavam cegamente a Microsoft definir o desenvolvimento do sistema operacional e elas faziam todos os seus aplicativos e produtos em geral em cima do que a Microsoft definisse e fizesse. Só que há muitos anos a Microsoft tem usado o seu monopólio no desktop e nas suites Office para entrar com produtos concorrentes aos seus outrora “parceiros”. Além da concorrncia desleal, a Microsoft é especialista em comprar o concorrente número 2 de algum produto líder numa determinada área e, usando seu monopólio, acaba incorporando nos seus produtos ou vendendo a um preço artificial para quebrar a concorrência.

    Hoje ninguém mais confia na Microsoft e preferem então investir no desenvolvimento do linux, formando uma espécie de consórcio de desenvolvimento. A GPL é perfeita para isso porque impede que uma empresa se aproveite indevidamente dos benefícios criados pelo investimento de todas.

    O que estamos vendo é uma grande rebelião das empresas contra o domínio da Microsoft. Ao mesmo tempo que algumas mantém acordos e contratos com a MS (para sobrevivência a curto e médio prazos), investem pesadamente no linux e outros softwares livres para o futuro. Veremos em alguns anos o linux ganhar mercado rapidamente, mesmo no desktop, apesar da Microsoft manter-se numa lidarança (já não tão folgada).

    “Linux? nem com um 38 na cabeça!” Essa frase antológica foi disparada por um gerente de Ti do Pão de Açucar, o Silvio Laban. Gostaria de saber, depois dessa lista acima, o que ele teria a dizer sobre o uso do Linux na sua empresa agora.

    ubuntu e Mandriva só fazem empacotar. Tem gente que ainda não descobriu isso.

    Novell e Red Hat são as empresas que realmente contribuem no avanço do Linux, investindo tanto no kernel como em outros projetos(GNOME, Kde, etc).

    Marcos (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 12:28 pm

    Mandriva aparece na lista também, só que mais adiante. Só não é tanto quanto a RH mas deve ser proporcional ao faturamento. Lembre também que isso é só o Kernel. Mandriva contribuí muito para o KDE, Xorg e outras.

    Não que a RH não esteja contribuindo também :).

    “ubuntu e Mandriva só fazem empacotar. Tem gente que ainda não descobriu isso.”

    Não concordo com isso. A Mandriva pelo menos eu sei que contribui para o desenvolvimento do KDE (o Hélio trabalha lá), k3b e vários outros programas conhecidos.

    Mas também reconheço que a Red Hat e, talvez, a Novell contribuam mais, até pelo tamanho bem maior das empresas. A Red Hat em particular é com toda certeza quem mais fez pelo linux nestes anos todos. Tiro o meu chapéu (que não é vermelho) para a empresa.

    O kernel serve de alicerce para os demais programas, mas somente o kernel nao servira para nada. Empresas podem contribuir com outros projetos que, somados ao kernel, tornam o sistema produtivo.

    Tiago Veloso (usuário não registrado) em 8/04/2008 às 9:39 am

    Vejam a tradução completa do relatório em VelosoTEC.net.

    Manoel Pinho sempre muito lúcido.

Este post é antigo (2008-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.