Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux busca espaço no computador de mesa: o adversário é o amigo que pensa que entende de PC

“Matéria publicada no Estadão sobre os Desktops com Linux: O Linux é considerado o principal concorrente do Windows, da Microsoft. Mas sua participação no mercado de computadores de mesa e portáteis é muito pequena. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, que ouviu empresas médias e grandes no Brasil, o Linux tem menos de 2% de participação nos computadores de mesa, mesmo com 18% dos servidores.

“O Linux cresceu, mas não o suficiente para mudar sua participação na base instalada”, disse Fernando Meirelles, professor da FGV e responsável pela pesquisa. “Não é a salvação da pátria.” O sistema operacional é um software livre, que pode ser modificado, copiado e usado sem o pagamento de licenças. As empresas de Linux sobrevivem com a venda de serviços agregados ao software.

Para João Pereira da Silva Jr, presidente da Insigne, empresa brasileira que fornece Linux para fabricantes de PCs, o principal obstáculo não é a Microsoft. “Nós temos três inimigos: o vendedor mal-informado, o técnico mal-intencionado e o amigo que pensa que entende de computador”, disse.”

Enviado por Mateus Barsotti (mateusbarsottiΘbol·com·br) – referência (estadao.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito boa essa história dos 3 inimigos.

    Alexandre (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:10 pm

    O 4 inimigo são as empresas, como a Insigne, que fornece Linux para fabricantes de PCs. Nos já sabemos como,( dando um novo nome e mudando o papel de parede de uma distribuição qualquer).

    MaxRaven (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:13 pm

    Faltou um quarto, no meu caso a própria Insigne, a maquina vendida com a distribuição deles, só funcionou direito, depois que instalei outras distribuições, nem atualizações de segurança, em softwares essenciais como firefox, era possível, agora imagine quem nunca pegou um linux pela frente.

    Agora a dos vendedores, essa é fenomenal, na loja mesmo já te indicam um “pacote completo”, te dão um cartão do técnico para instalar Win+office+AV td pirata, tudo por apenas 50,00, só não sei qual é a comissão deles, nem adianta as lojas dizerem que não sabem de nada, o gerente estava do lado do vendedor que me ofereceu este “serviço”.

    Rhob (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 7:51 pm

    Vendedor mal-informado e técnico mal-intencionado o escambau.

    PC com Windows é mais caro. FATO.
    Vender licensa de Windows DÁ lucro. FATO.

    Vender PC *com* licensa de Windows é melhor para os vendedores e técnicos? SIM.

    Só não entendi a do amigo… õ_O
    Sempre que me perguntam e falam que é pra jogo, nem tem oq discutir, é Windows na veia… :P

    erasmo (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:41 pm

    É isto e mais um pouco. Aqui Max, eu chamo de a “quadrilha dos trinta contos”. Já fiz um teste em várias lojas, a maioria dos venderores não sabe nada.
    As DISTROS modificadas pelas montadoras são horriveis, Max e os nomes que eles dão, são medonhos.

    Não use Droga!
    use Linux.

    erasmo (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 8:47 pm

    Rhob,

    droga na veia… drogado não consegue escrever LICENÇA.

    Revoltado (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:33 pm

    Rhob,

    droga na veia… drogado não consegue escrever LICENÇA.

    Boa cara, eu ia escrever algo parecido mas você já disse tudo :-D

    Helio (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:43 pm

    Não sei, mas não concordo com esse tipo de argumento. Esse pensamento de que a culpa sempre é dos outros ajuda é a atravancar ainda mais o crescimento do software livre em geral. As questões são bem mais profundas do que isso, e acho que são principalmente comerciais. Muitos não acham isso muito legal, mas o que o Linux precisa é de grana mesmo, pra decolar. Pra oferecer acordos vantajosos aos fabricantes, pra bancar publicidade, etc. Qualidade, facilidade de uso e afins, já tem.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:52 pm

    “droga na veia… drogado não consegue escrever LICENÇA.”

    Eu ia moderar o comentário, depois vi que era o próprio autor. heheh
    Técnico mal informado atrapalha sim. Por aqui fiz um teste e o cara desconhecia tando a plataforma que mesmo se alguém quisesse usar Linux ia ficar com medo. “Se o técnico não conhece, eu vou arriscar?”

    “Vender licensa de Windows DÁ lucro. FATO.
    Vender PC *com* licensa de Windows é melhor para os vendedores e técnicos? SIM.”
    Cara, mas a maioria das vezes ele vendem mesmo é com pirata. O cara pensa “Vendo com Linux que é mais barato e vende mais e o tecnico ainda ganha um extra daí não preciso dar aumento.”

    Rhob (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 9:55 pm

    Damnit!

    Dá um desconto, não durmo direito a duas semanas, e hoje o trabalho foi puxado… (Windows e vírus, uma paixão tão grande que nem 4 antivírus + 2 antispy conseguiram por um fim… Ainad tive que formatar e reinstalar tudo do jeito q era antes de acabar a tarde… ¬¬)

    BTW, av pirata? Quem usa isso? Tem tantos free: ClamWin (opensource), Antivir, Avast! (é uma m**, mas é free), AVG…

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:02 pm

    concordo com o maxraven. acho ótimo empresas estarem entrando nesse negócio no brasil, mas qualidade é essencial.

    seria muito melhor se a insigne simplesmente pegasse o ubuntu, botasse nas maquinas e desse suporte a ele. (ou, tá, não reclamem: ubuntu, fedora, mandriva…)

    Além do que já foi dito aqui, eu acho que o Linux não vai dar certo em desktops enquanto, entre outros motivos:

    1 – Houver necessidade de artigos do tipo: “como instalar o programa X no Linux”;
    2 – As empresas fabricantes de jogos não lançarem versões para Linux junto com as versões para Rwindows;
    3 – A comunidade Linux perder um tempo enorme brigando entre si;
    4 – Os desenvolvedores (não, eu não sei programar) não pararem de imitar os programas do Rwindows e partirem para soluções inéditas e diferenciadas;
    5 – Houver dezenas de milhares de distros.

    Erick (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:24 pm

    Muito fácil culpar os fatores externos, difícil é assumir que criam uma distribuição totalmente despreparada para enfrentar os desafios do usuário final.

    Marcio (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 10:43 pm

    Desculpem a palavra, mas é f*#!@ essa questão do amigo que “entende” de informática instalar o Windows. Não concordo com a afirmação do cara da Insigne neste ponto.

    O meu cunhado comprou recentemente um notebook da Positivo que veio com o Windows Vista Home Basic. Detalhe, com 512MB de RAM e placa de video com memória compartilhada.
    Ele trouxe o notebook aqui em casa para eu dar uma olhada e o bichinho parecia uma carroça de tão lento e perguntou se não tinha como tirar o Vista.
    O que eu fiz primeiramente? Instalei uma distro das mais “amigáveis”, o Ubuntu e não é que o desempenho ficou muito bom? Detectou todo o hardware, incluindo o wireless e a webcam integrada. Após a instalação e configuração, meu cunhado começou a usar e disse que havia gostado muito.
    Depois de algumas semanas, quando fui à casa dele, o notebook estava com……. Windows XP, que um vizinho dele instalou.
    Perguntei ao meu cunhado o que houve e veio a resposta na lata. “Ah! eu tô acostumado com Windows, Linux é muito esquisito, é fácil, mas esquisito!”

    Esquisito???? Essa nomenclatura é nova pra mim!
    E como vou reclamar do vizinho dele que instalou o XP, se meu cunhado não quer nem saber de Linux?

    tadeu (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 11:05 pm

    Isso de Linux ser esquisito pro usuário, é verdade pura. Com meu irmão aconteceu o mesmo: instalei o Linux Mint, ele usou uns dias, disse que achou legal e depois falou prá um amigo instalar o XP “porque já estava acostumado com Windows e Linux era muito diferente e fora do padrão”. Fora do padrão? Pois é, padrão Windows.

    tuxor (usuário não registrado) em 4/06/2008 às 11:47 pm

    Ceti, gostei de seu comentário, acrescento mais um ponto, a falta de tolerância com os usuários iniciantes que são tratados como lixo. Muitos que hoje são tidos como bons, já foram iniciantes e se esquecem que o aprendizado pode e deve ser colaborativo. Quanto às distros pré-instaladas nessas máquinas, realmente deixam a desejar no quesito usabilidade e praticidade. Muitos querem fazer algo usável, porém acabam é piorando a situação. O dia que uma empresa dessas homologar seu hardware para uma distribuição como SuSe, Ubuntu, Fedora e outras que já estejam maduras o suficiente, creio que a coisa pode melhorar bastante, no entanto, ainda será lento o crescimento do Linux no desktop, simplesmente porque a comunidade ainda é digamos “rachada”, ou seja, não existe consenso que Linux é só um, ou seja, o kernel e que independente de distro, todos nós nos beneficiamos com desenvolvimento e aprimoramento desse kernel.

    João Marcus (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 12:05 am

    Bem-vindos ao mercado. O usuário tem o direito de escolher o que ele quer usar. A maioria não quer Linux mesmo. Isso é um fato, e não vai mudar. O ser humano não gosta de mudanças. Muda quando não tem outra escolha. Certamente as pessoas se acostumariam com Linux em pouco tempo se, o Windows simplesmente deixasse de existir (sim, é uma idéia absurda, mas é só uma hipótese, nada mais) e o Linux fosse a única alternativa.

    O fato é que essas empresas utilizam distribuições ruins porque sabem que 99% das pessoas vão pedir para um “técnico” instalar o Windows piratão por 50 reais.

    felipe (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:39 am

    Bom minha experiencia com linux embarcado não foi satisfatória dado que o suporte técnico era tão fraco quanto a distro em si( uma versão modificada do kubuntu, no meu caso é com um notebook cuja webcam não funcionava, após esperar o suporte por uma solução troquei a distro pelo kubuntu 8.04 e estou muito feliz agora e a webcam funcionou na hora sem problema nenhum.

    Para conquistar o user comum temos que desenvolver mais esse tipo de distro que carece de desenvolvimento e nós que usamos temos que incentivar mais esse uso. Eu instalo linux para varios amigos em vm’s e incentivo o uso de várias distros dando vantagens e desvantagens.

    Acredito que quanto mais informação mais usuários teremos.

    Dragon (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:48 am

    Como sempre dizem, e eu também:

    “Muda a cor da grama, o boi morre de fome…”

    Acho que não adianta empurrar linux na força, se a pessoa ainda está pscicológicamente pronta, pois ainda precisa melhorar algumas coisas, precisa de mais dos “empurrões”, do tipo que já foi citado a cima, como jogos multiplataforma, outros já foram dados como as provas dos concursos públicos onde cai perguntas sobre broffice por exemplo.
    Mas é tudo com tempo, agora que começou bombar o linux pra desktop de uma vez (digo desde que começou bombar os notebooks)…
    Ainda tem muita coisa, mas daria pra fazer uma monografia falando sobre isso…
    Ahn, e outra coisa que eu to indignado é com essas empresas aí que fazem qualquer linux de qualquer forma, cheio de gambiarras, achando que ficou 100% e distribuem, e no final é a pior m*** só queima o linux…
    bye

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:49 am

    O problema dessas personalizações das distros Linux pré-instaladas é que não chegam nem perto das personalizações de um windows starter da vida. Que logo que liga já sai instalando anti-virus, leitor de pdf, etc.. etc.. etc.. Já nas instalações Linux nem um “botão magico” na area de trabalho tem!

    Dragon (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 1:54 am

    Corrigindo:
    se a pessoa NÃO está pronta psicologicamente…

    yasu (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 3:42 am

    Olha eu gosto do Linux, mas tem coisas nele que são problemáticas ainda hoje… o fato de ter várias distribuições eu acho que confunde bastante as pessoas, principalmente porque se for pegar um binário você tem que pegar um binário compatível com sua distribuição.

    E no caso do meu notebook, a placa de som não funciona direito com o Ubuntu que é um dos mais fáceis do mercado. O que acontece é que quando eu coloco o fone de ouvido ele não desliga os speakers onboard da máquina.

    As soluções que eu arranjei não funcionaram… uma delas até parou de funcionar de vez o som.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 5:08 am

    Tem uma série de problemas que eu demorei, mas finalmente diagnostiquei:

    *Mentalidade revolucionária: Vamos mudar o mundo por fim da força porque Bill Gates é um capitalista desalmado e O software livre vai criar inclusão, e blá-blá-blá…Nem o Linus Torvalds pensa assim!
    *Sistema de empacotamento bom para mim, péssimo para o usuário.
    *Inconsistência no desktop (milhares de opções)
    *O velho problema é:”mais uma distro…”
    *O desktop vive de copiar o Mac e o Windows, o KDE 4 é uma cópia descarada do estilo Windows Vista.
    *Distros como um insigne, parecem um armário cheio de morfo que transformam o usuário num alienígena dono de um troço inútil.
    *Sempre tem que ajeitar um plugin do flash, instalar manualmente um w32codecs etc…Usuário simples não vai abrir um terminal para digitar mkdir, dá um ping etc. Lamento muito.
    *O usuário não liga pra segurança, desse modo, o argumento segurança, vale 5% pro linux,ou menos…
    *MS Office: Díficil dizer que o OpenOffice é melhor que o Office 2007.
    *Suíte Adobe: Não temos.
    *Jogos em abundância, como no Windows: Não temos.
    *Um grande nome por detrás: Ninguém vai trocar Microsoft por Insigne, por mais que a Microsoft viva de criar tranqueiras bugadas, a marca é forte.
    *Coitadismo: Todo mundo nesse país padece de coitadismo, bota ONG pra isso, pra aquilo, somos oprimidos e essas coisas de pequeno burguês. Com Linux, temos poucas ONGs, mas insistimos em ser marginalizados, inteligentes demais, imcompreendidos, gênios etc
    *Imposição de valores: Antigamente eu era a favor de leis pró software Livre, hoje não mais, são rídiculas e quebram a cultura social vigente.

    Olha, isso é o que acho. Tô usando Linux no meu note, que bom que temos diversidade, mas o grande problema de quem defende diversidade, é que geralmente querem um mundo tão diverso quanto a limitação de seu ponto de vista: Use Linux e seja livre…Se não usar…Diversidade inclui o respeito a diferença, e, lamento muito, isso é bilateral, até para quem nos odeia.

    Pod (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 7:35 am

    Falou tudo, bebeto-maya.

    Embora concorde com alguns problemas atuais que foram citados nos comentários, o engraçado é que as pessoas que falam isso não citam também os inúmeros problemas com o windows e que os tais “técnicos” que instalam o windows por 30 reais existem porque a maioria das pessoas não sabem instalar ou consertar o próprio windows, citado como tão amigável e fácil.

    O nosso povo brasileiro infelizmente tem os políticos ruins que tem porque eles de fato representam o povo, que não tem muito conhecimento nem um senso de moral lá muito alto. O brasileiro usa, instala e vende software pirata na cara de pau e, o pior, alguns ainda se gabam disso, numa moral completamente inversa.

    De fato o windows é um monopólio de fato e é difícil mesmo, não só para o linux, quebrar esse círculo vicioso. Outros sistemas, como o MacOS X tem uma participação de mercado ridícula no Brasil justamente por esse círculo vicioso e pela pirataria fácil e impune do windows, que só realimenta esse monopólio. É difícil no Brasil até convencer alguém a tentar usar o OpenOffice/BrOffice no windows ! Já tentaram ? Por mais que o MS Office tenha alguns recursos a mais, o OpenOffice serve à maioria das pessoas e também roda no windows, é de graça e já é um produto estável.

    Eu particularmente não vejo problema técnico NENHUM que impeça o linux de ter uma maior participação no mercado. O linux não tem jogos não por não ter o DirectX nativo. Ele tem o OpenGL que é até melhor e usado já em alguns jogos multiplataforma. O que não existe muito é falta de oferta de jogos e programas proprietários porque não existe mercado. E não existe mercado pelo monopólio do windows.

    Eu acho que o principal motivo não está no Linux em si, e sim nos aplicativos fornecidos por terceiros para o windows. As pessoas não ligam para computador, não se preocupam com usar algo diferente, querem o que conhecem, isso é o que leva uns 90% a continuar onde estão.

    Meu irmão usa Windows porque gosta de jogar Ragnarok, outro dia ele veio me pedir o cd do Photoshop e respondi: QUE CD DO PHOTOSHOP? hehehe… então ele acabou instalando o Gimp para usar.. Ele já usou Firefox e agora usa Ópera, e outros programas freeware ou open source.

    Foi assim que eu comecei… comecei trocando os aplicativos por outros gratuitos até que um dia me perguntei se não existia um sistema também gratuito.

    O Linux evoluiu muito, hoje tem poder equivalente ao Windows na parte de desktop, sendo um sistema muito melhor, o que falta é apenas interesse em trocar Photoshop por Gimp, etc.

    Tenho vários amigos iguais ao meu irmão, que só usam Linux quando tem problemas, depois voltam a usar Windows. Outro dia um amigo me perguntou se eu não o ajudaria a instalar o Windows, eu disse que NÃO.. ehehe.. quando te pediram algo assim, responda não também, pare de tirar dúvidas de windows, de ajudar quem usa windows…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Scoob (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 7:55 am

    “O Linux é considerado o principal concorrente do Windows, da Microsoft…”

    Quem falou que o objetivo do “Linux” é concorrer com alguém?….Isso pode ser objetivo de empresas como a Red Hat ou a Canonical, mas não do “Linux” em si. Bom, pelo menos não em Debian…

    É como as universidades…você vê alguma propaganda de vestibular de federais/estaduais? Não, por que? Porque não precisam fazer propaganda, estão lá, pra quem quiser tentar. Em compensação, as particulares enchem os horários de televisão e poluem o ambiente com tantos cartazes…

    Acho que é mais ou menos isso…as distribuições de Linux sem fins comerciais estão aí, livres, gratuitas e com suas vantagens e desvantagens…usa quem quer…

    As empresas que briguem à vontade, mas por favor, não usem o nome de “Linux”, como se derrubar outros sistemas operacionais fosse o objetivo do sistema…

    Em suma:
    - Empresas, se derrubar outros sistemas e lucrar com os seus é o *seu* objetivo, não façam de forma que todos pensem que isso é objetivo do “Linux”…porque acho que nem o próprio Torvalds concorda com isso…
    - Usuários: Linux é melhor? Pra mim sim, se pra você não é, fique com seu time, não me importa, eu testei, gostei, me adaptei, uso e sou muito feliz.

    Minha opinião não é a verdade universal incontestável e nem me importo com isso…é só..minha opinião…

    ;>))

    Um abraço!!!!

    Caras, vvcs estão sendo preconceituosos e ignorando o lado do usuário.

    Fato: se o usuário gosta de jogar, o linux não é adequado para ele. Um windows (pelo menos em dual boot) ele vai ter que ter

    Fato: se o usuário tem um smartfone com pocketPC ou symbian e quer sincronizar com o computador, o linux não tem uma forma prática de fazer isso.

    Fato: se o usuário tem um monte de hardware plugado na máquina (multifuncionais, or exemplo) este hardware pode não funcionar no linux. A multifuncional da lexmark que eu tenho só funcionou como impressora, nenhum tutorial para fazer o scanner funcionar teve efeito.

    Se o usuário não está em nenhum dos 3 casos acima, o linux irá lhe atender muito melhor que o windows. Caso contrário é melhor recomendar o windows a ter um usuário falando mal do linux 1 semana depois.

    Temos que ter consciência que o linux tem seus pontos fracos sim ao invés de só apontar dedos, delegando a culpa.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:23 am

    Um dos problemas citados anteriormente, a falta de jogos e aplicativos conhecidos no mundo Windows, deve-se à falta de uma boa API multi-plataforma. Para jogos por exemplo, o Windows tem o Direct X, que provê acesso direto ao Hardware sem passar pelo sistema operacional.
    O Linux ainda não tem isso. Drivers pra Linux ainda são difíceis e as implementações de OpenGL, SDL, etc ainda passam tanto pelo SO quanto pelo X11. Alguma melhora houve, mas ainda não resolveram essa questão. As APIs gráficas, como qt4 e gtk além de não ter uma grande performance no Windows, ainda não possuem o toolkit completo para desenvolver uma grande aplicação, enquanto a MFC e a WPF são bem mais amplas.

    Felizmente, os desenvolvedores de Linux sabem disso e vem melhorando aos poucos.

    Paulo Pontes,

    Eu tenho um monte de computadores e gadgets tudo funcionando em linux. Logicamente eu fiz o inverso do que a maioria das pessoas faz, que é comprar o hardware antes e depois ver se ele é suportado no linux só depois, quando não tem mais jeito. Eu boicoto os fabricantes e modelos que não são suportados no linux (diretamente pelo fabricante ou pelo menos por desenvolvedores independentes). Sim, isso já me limitou a compra de algumas poucas coisas mas não morri por isso.

    Os seus argumentos de que quase tudo é feito e projetado para windows são verdadeiros e por isso que digo que há um monopólio e um círculo vicioso nisso. Mas resolver pelo lado mais cômodo, instalando um windows pirata não resolverá nada e só reforçará o monopólio. Mas como o ser humano em geral é egoísta mesmo e só quer resolver os seus problemas, quando ele não sabe fazer pessoalmente chega ao absurdo de pagar alguém para cometer o crime de instalar o windows pirata no seu computador.

    E digamos que seja compreensível que o usuário instale o windows para ter o seu hardware suportado. E o que me dizem do MS Office, Corel Daraw, Photoshop e mais um monte de softwares profissionais, complicados, enormes e caríssimos que o povo julga como “essencial” ? Eu nunca vi um computador “meio pirata”, isto é, somente com o windows não licenciado. Quando o cara faz isso TUDO é 100% pirata e quase sempre desnecessariamente.

    Eu fico triste com o comodismo das pessoas mas essa estória do linux começando a aparecer cada vez mais como sistema operacional OEM é que a MS está sendo forçada a diminuir o preço dos seus produtos e a fazer cada vez mais concessões. Com isso, a longo prazo eu acho que a MS vai continuar na liderança mas com uma participação menor e menos dinheiro em caixa para concorrer no mercado.

    O fiasco do windows vista e o fortíssimo lobby no caso do OOXML mostram que o linux e os demais SL está incomodando muito mais do que a mera participação pequena no mercado.

    A solução é simples: basta as fabricantes destes computadores darem 2 anos de garantia e deixar claro (em letras garrafais) que se o usuário trocar o sistema operacional perderá a garantia.

    As pessoas têm um respeito sagrado pela garantia. Tem gente que deixa de instalar o som no carro por medo de perder a garantia (e sim, pode realmente perder).

    edempoa (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:38 am

    Outro dia um amigo me perguntou se eu não o ajudaria a instalar o Windows, eu disse que NÃO.. ehehe.. quando te pediram algo assim, responda não também, pare de tirar dúvidas de windows, de ajudar quem usa windows…

    Aposto que ele foi correndo usar Linux por conta disso e agora adora Linux e usuários Linux :-D

    edempoa (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:42 am

    [flame]As pessoas tem receio em experimentar Linux por medo de ficarem parecidas com algumas pessoas que costumam comentar no BR-Linux.[/flame]

    Fernando (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:48 am

    Seguinte

    Sobre o caso da reportagem, concordo plenamente com o cidadão da reportagem.
    Em relação a um 4º inimigo ser a propria empresa, discordo, pois ela tem sua distro, e com comunidade e tal, claro que nada é 100% e melhorias sempre terão que serem feitas (sobre HW não reconhecido..manda um email pra eles que tal..).
    A Iniciativa de ter Linux em ambientes Desktops e notebook é notavel, mas valermos de algumas questões.

    1 – A Insigne é uma empresa que paga funcionarios, conta de luz e tem seu “produto” que no caso é o insigne linux, como é a base de software livre ele não é vendido, o Lucro da empresa vem de suporte e manutenção, como muitos daqui trabalham não é verdade ?
    Assim ela contribui ampliando o uso do linux (ampliando o HW reconhecido pelo Linux)

    2 – O Povo brasileiro adora prograsm piratas, não tem o costume de procurar alternativas livre.

    3 – Nós como evangelistas do uso do SL , temos que reverter essa questão, não uma revolução mas casos como nosso amigo ai de cima fez (Grobsch) já são grandes avanços.

    4 – O SL não é perfeito, como tambem qq coisa da M$ e afins.

    5 – E Ultimo (aff qda coisa)mesmo sendo ruim ou boa apoem iniciativas com o SL, pois como diz o velho ditado
    “Errando que se aprende” ” “Se não tentarmos, não saberemos se realmente funciona” “Faça você mesmo, não espere pelos outros”.

    FIM!

    Jonathas (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 8:58 am

    Paulo Pontes,

    os pontos fracos do Linux, na verdade não são culpa do sistema… existem pq a M$ faz acordos com fabricantes para que os produtos sejam compatíveis com o sistema dela, e várias fabricantes de hardware não disponibilizam as especificações para que possa funcionar no Linux. Aí complica. Tudo por causa desse monopólio. tio Bill, como sempre, desde o início, muito esperto/safado

Este post é antigo (2008-06-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.